Plano de Aula: Arte para o Ensino Médio (BNCC)

Aprenda como preparar um plano de aula de Arte para o Ensino Médio. Obtenha dicas e materiais para ensinar Arte no Ensino Médio.

Arte tem desempenhado um papel importante na educação desde os primórdios, despertando a criatividade e favorecendo o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico nos alunos. Uma boa aula de arte deve ser construída de maneira a complementar, em vez de competir, com outras disciplinas. Neste artigo, exploramos o uso da arte no ensino médio e abordamos os elementos essenciais de um plano de aula bem-sucedido.

Antes de desenvolver o plano de aula, é importante considerar o estilo de ensino do professor, o nível de conhecimento dos alunos e a forma como a arte se relaciona com outras disciplinas. O conteúdo de um plano de aula de arte deve envolver habilidades práticas, bem como permitir que os alunos explorem suas próprias interpretações de obras de arte. É importante que os alunos aprendam sobre vários estilos e gêneros de arte, tais como pintura, escultura, desenho e gravura.

Uma aula de arte bem-sucedida deve abranger tanto uma abordagem baseada em projeto quanto a produção de trabalhos de arte únicos. Por exemplo, um projeto de pintura a óleo numa tela deve abranger tanto os elementos práticos, como os materiais, técnicas e habilidades necessárias para concluí-lo, como a abertura para a interpretação dos alunos. Uma variada gama de projetos, como escultura em papelão, desenho de paisagem e gravura líquida, pode ser explorada de maneira a promover a criatividade dos alunos.

Além de discutir os elementos essenciais de um plano de aula bem-sucedido, este artigo discutirá também a importância de conectar a arte a outras disciplinas, bem como as vantagens de usar diferentes ferramentas para incentivar os alunos a aprender. Por fim, discutiremos como desenvolver um plano de aula de arte para o ensino médio, com um foco especial na criatividade dos alunos.

O objetivo deste artigo é proporcionar aos leitores uma compreensão aprofundada das nuances de planejar uma aula de arte para o ensino médio, ajudando-os a elaborar planos de aula de maneira eficaz e inspirar uma verdadeira paixão pela arte nos alunos.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula de Arte para o Ensino Médio terá a duração de duas horas, onde serão abordados todos os conteúdos necessários para o aprendizado.

Durante este período, serão destinadas quinze minutos para a atividade prática, que consistirá na execução de uma peça artística, para que os alunos possam colocar em prática os conceitos abordados.

O tempo restante será dedicado à discussão dos conceitos e ao auxílio dos alunos na execução de suas peças.

Área do conhecimento

A área do conhecimento abordada nesta aula é a Arte para o Ensino Médio, que trata da história, da teoria e da prática artísticas.

Nesta disciplina, os alunos aprenderão sobre as principais obras de arte, suas características e os artistas que as produziram, além de conhecer os principais movimentos artísticos e suas influências na cultura contemporânea.

Será abordado também o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras, além de outros elementos relacionados à prática artística, como a escolha de materiais e técnicas.

Unidade temática

A unidade temática abordada nesta aula será "Introdução à Arte Contemporânea", que abrangerá os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.

Serão abordados os principais artistas e obras deste período, assim como os movimentos artísticos que influenciaram o pensamento e a prática artística da atualidade.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer os principais artistas e obras deste período, além de discutir sobre os movimentos artísticos e suas influências na cultura atual.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento desta aula será a compreensão dos principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.

Os alunos deverão entender os principais aspectos desses movimentos, como as influências na cultura atual, bem como as obras e artistas mais importantes deste período.

Além disso, os alunos deverão compreender o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras, assim como a escolha de materiais e técnicas.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades para compreender os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais, bem como as influências destes movimentos na cultura atual.

Será necessário que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar e interpretar obras de arte, bem como compreender o processo de criação artística, desde o planejamento até a execução das obras.

Além disso, os alunos deverão desenvolver a habilidade de selecionar materiais e técnicas para a execução de suas próprias obras.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos para ajudar os alunos a compreender os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais, assim como as influências destes movimentos na cultura atual.

Serão utilizados slides, vídeos e imagens para auxiliar na compreensão dos conceitos abordados, além de discussões em grupo para estimular a análise e a interpretação das obras de arte.

Durante a aula prática, serão utilizados materiais diversos para a execução das obras, como tinta, lápis, papel, etc. Além disso, serão fornecidos modelos de obras para que os alunos possam praticar suas habilidades artísticas.

Método de Avaliação

O método de avaliação adotado será a avaliação escrita, que consistirá em uma prova contendo questões sobre os principais movimentos artísticos desde a década de 1950 até os dias atuais.

Além disso, será realizada uma avaliação prática, onde os alunos deverão apresentar suas obras de arte, para que seja avaliada não só a qualidade da execução, mas também a compreensão dos conceitos abordados.

Serão ainda avaliadas as participações dos alunos durante as discussões em grupo, para que seja verificado o nível de compreensão dos conceitos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Ciências da Natureza para o Ensino Médio

Aprenda como criar um plano de aula eficiente e motivador para a disciplina de Ciências da Natureza no ensino médio.

Plano de Aula: Ensine ciências com o 2º ano do ensino fundamental!

O plano de aula para o 2º ano do ensino fundamental abrange diversos assuntos de ciências, que vão desde física até química. Aprenda como ensinar ciências de maneira prática e divertida.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.

Plano de Aula: Matemática para o ensino médio

Aprenda a criar um plano de aula eficaz para Ensino Médio de Matemática, com dicas e exemplos práticos.

Plano de Aula: Ensino religioso para o 1 ao 5 ano

Confira aqui o plano de aula de Ensino Religioso para crianças do 1 ao 5 ano. Aprenda de forma dinâmica e divertida!