Plano de Aula: Língua Portuguesa para o 6º Ano (BNCC)

Aprenda a criar um plano de aula de Língua Portuguesa para o 6º ano com estas dicas práticas e exemplos.

A língua portuguesa é uma das principais matérias dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo assim, sua aplicação e compreensão tornam-se fundamentais para a formação dos alunos. Dessa forma, um plano de aula de Língua Portuguesa para o 6º ano deve abordar conteúdos pertinentes para promover o desenvolvimento intelectual desses estudantes.

Estabelecer as diretrizes para uma aula de Língua Portuguesa é essencial para o bom desenvolvimento dos alunos e para a obtenção de resultados satisfatórios. Por isso, o professor deve estar ciente dos conteúdos essenciais que devem ser abordados, assim como das estratégias e recursos que podem ser utilizados para que os estudantes assimilem os conhecimentos de forma rápida e eficaz.

Neste artigo, serão abordadas algumas questões importantes na criação de um plano de aula de Língua Portuguesa para o 6º ano, como a escolha dos conteúdos, a elaboração de estratégias de ensino, assim como a seleção de materiais e recursos para o desenvolvimento da aula.

É importante lembrar que o ensino de língua portuguesa, como qualquer outro conteúdo, deve ser ensinado de forma dinâmica e divertida para que os alunos consigam assimilar os conhecimentos com eficácia, e para que a aula não se torne cansativa para eles. Dessa forma, este artigo busca contribuir para que o professor tenha uma melhor direção na elaboração do plano de aula para Língua Portuguesa do 6º ano.

Então, vamos aprofundar no assunto para entender como a língua portuguesa pode ser ensinada de forma dinâmica e eficaz para o 6º ano.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá a duração de 1 hora e meia, sendo suficiente para abordar os conteúdos programáticos previstos.

Serão realizadas atividades práticas, como leituras, escritas e discussões, para melhor compreensão dos temas.

Ao longo da aula, serão feitas pequenas pausas para que os alunos possam descansar e assimilar melhor o conteúdo.

Área do Conhecimento

A disciplina de Língua Portuguesa aborda questões gramaticais e literárias, além de conteúdos de ortografia, leitura e interpretação de textos.

É uma disciplina essencial para o desenvolvimento das habilidades de escrita e leitura dos alunos, além de auxiliar na compreensão de outras áreas do conhecimento.

Os conteúdos serão trabalhados de forma lúdica e dinâmica, para que os alunos possam desenvolver habilidades de forma divertida.

Unidade Temática

A unidade temática abordará o uso da língua portuguesa, com ênfase nos conteúdos gramaticais, ortográficos e literários.

Serão trabalhados assuntos como verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios, conjunções, frases e orações.

Também serão abordados aspectos da literatura, como gêneros literários, análise de textos, figuras de linguagem e outros assuntos.

Objeto de Conhecimento

Os alunos deverão aprender sobre os elementos da língua portuguesa e as habilidades necessárias para a utilizá-la corretamente.

Serão abordados conteúdos sobre gramática, ortografia, literatura e outros assuntos relacionados à língua portuguesa.

Também serão trabalhadas habilidades de leitura, interpretação de textos, escrita e expressão oral.

Habilidades que o Aluno deve Desenvolver

O aluno deverá desenvolver habilidades de leitura, interpretação de textos, escrita e expressão oral.

Serão trabalhados conteúdos de língua portuguesa, como verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, advérbios, conjunções, frases, orações e outros.

Também serão desenvolvidas habilidades de análise de textos, compreensão e interpretação de gêneros literários, entre outras.

Métodos e Recursos Didáticos

Serão utilizados recursos como livros didáticos, vídeos, jogos, debates e outras atividades lúdicas para a melhor compreensão dos conteúdos.

Os alunos também poderão realizar trabalhos de pesquisa e produção de textos, a fim de desenvolver habilidades de escrita.

Serão realizadas também atividades em grupo, para que os alunos possam trabalhar em equipe e desenvolver habilidades de comunicação.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada através de provas escritas, trabalhos e atividades práticas, além de avaliações orais.

Serão considerados também os desempenhos individuais e em grupo, bem como a presença e a participação dos alunos nas aulas.

Os alunos também poderão ser avaliados por meio de questionários, debates e outras atividades que envolvam a participação do grupo.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.