Tribulus terrestris: Conheça os benefícios, como tomar e contraindicações

Este texto é para você que adora descobrir as propriedades das ervas medicinais. Hoje falaremos sobre a Tribulus terrestris, uma erva que é usada para vários fins e que vem chamando atenção da ciência. Você vai descobrir o que é, os benefícios, como tomar, contraindicações e efeitos colaterais.

O que é

A Tribulus terrestris é uma erva extraída da planta originária de países de clima quente como a Índia, Austrália, África e alguns países da Europa chamada Videira de punctura. No Brasil é possível encontrá-la na Amazônia. Suas propriedades são velhas conhecidas da Medicina Chinesa que usava a Tribulus para tratamento da irritabilidade, dores de cabeça, problemas cardíacos e problemas no fígado.

Outro país que conhecia seus benefícios era a Grécia, onde na antiguidade o Tribulus era usado como laxante. Porém, somente nos anos 70 a erva foi descoberta pelo ocidente, mais precisamente pela Europa. Mesmo com esses benefícios, a Tribulus terrestris é considerada uma planta invasora nos Estados Unidos e por ser resistente, sua erradicação é difícil porque as sementes podem durar até 7 anos após as ações para extinguir a Tribulus.

Propriedades da Tribulus terrestris

A erva é usada na produção de cápsulas ou extrato em pó. Suas propriedades estão vinculadas ao princípio ativo chamado Saponina. Só que obter os resultados pretendidos é necessário que os produtos derivados da tribulus tenham no mínimo 40% da planta. Conheça agora os 11 benefícios da Tribulus terrestris:

Aumenta a libido

A Tribulus terrestris aumenta a libido de homens e mulheres. Nos homens, a planta eleva os níveis de LH (hormônio luteinizante) que por sua vez aumenta a produção de testosterona. Nas mulheres, a tribulus equilibra os níveis de progesterona, hormônio sexual que quando está em baixa deixa a mulher com pouco ou nenhum apetite sexual.

Ereções mais duradouras

Isso acontece porque a Tribulus terrestris tem uma protodioscina. Essa substância promove a vasodilatação, ou seja, aumenta o fluxo de sangue em todo o corpo, principalmente no pênis. É por este motivo que esta planta é considerada um Viagra natural.

Ameniza sintomas da TPM e da menopausa

Porque a Tribulus equilibra os níveis do hormônio progesterona. Na Tensão Pré Menstrual, o excesso de progesterona faz as glândulas supra renais trabalharem além da conta.

Essas glândulas são localizadas nos rins e uma das funções é a liberação de hormônios sexuais. E com níveis elevados de hormônios na TPM surgem irritabilidade excesso de oleosidade na pele, entre outros. Já na menopausa, a diminuição de progesterona e outros hormônios, a mulher fica irritadiça, sente muito calor e a pele ressecada.

Reduz a pressão arterial

A Saponina, princípio ativo da Tribulus terrestris impede a produção da angiotensina, enzima que aumenta a pressão arterial. A Saponina também eleva os níveis de óxido nítrico que promove relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, consequentemente, o sangue circula mais facilmente. Com a circulação sanguínea normalizada, o coração não precisa fazer tanto esforço e a pressão fica estabilizada.

Diminui diabetes

Porque a Tribulus é fonte de potássio. Esse mineral faz o organismo absorver carboidratos e gorduras mais lentamente, dessa forma, o açúcar é liberado bem devagar e em menor quantidade, evitando picos de diabetes.

Melhora performance esportiva

A Tribulus terrestris melhora desempenho esportivo porque aumenta a produção de testosterona e uma das funções desse hormônio é aumentar a força física.

Em uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com 180 homens de 18 a 65 anos comprova que a tribulus melhora o desempenho nas atividades físicas. Os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos e um deles usou suplemento de Tribulus. O grupo que fez a terapia com a planta se saiu melhor nos testes de força e potência.

Aumento de massa muscular

A planta é rica em potássio, mineral importante para a contração muscular durante os exercícios e também por promover a recuperação após a prática esportiva. Por isso, alguns atletas usam a tribulus terrestris antes do café da manhã de 30 a 60 minutos antes do treino.

Aumenta fertilidade

Nos homens por estimular a produção de espermatozoides mais saudáveis e nas mulheres por melhorar a ovulação.

Bom para artrite

A artrite é um problema ósseo que causa muitas dores. Como a Tribulus tem potássio e esse mineral facilita a absorção de cálcio, o uso da suplementação ameniza o sintoma não apenas da artrite, mas, também da osteoporose e artrose.

Aumenta a memória

Mais uma vez o potássio! O mineral melhora a oxigenação do cérebro e melhora a comunicação dos neurônios, por isso, a tribulus aumenta capacidade de aprendizado e memória.

Melhora o sono

A suplementação com Tribulus terrestris melhora o sono! Então, se você sofre com insônia, a planta pode ser uma aliada para você ter uma boa noite de sono. Mas, adotar o hábito de não usar celular, computador e assistir televisão na cama também ajuda.

Tribulus terrestris emagrece?

Ajuda a emagrecer devido seu efeito diurético. Só que nada na vida faz milagres e para você conseguir perder peso com Tribulus terrestris é preciso combiná-la com atividade física e dieta saudável.

Como tomar

O primeiro passo é consultar seu médico. Caso ele libere, a dose recomendada de Tribulus terrestris é de 240 mg a 1,6 gramas. Se você preferir cápsulas, tome 2 cápsulas com água, preferencialmente em uma das refeições.

Se você querer usar a tribulus terrestris em pó, tome duas porções de 500 a 800 mg com água, uma logo após acordar e outra de 30 a 60 minutos antes da atividade física. Outra opção para quem treina é tomar a Tribulus em pó e creatina com água antes da prática esportiva.

Contraindicações e efeitos colaterais

Adolescentes não podem usar Tribulus, sob o risco de alterações na produção dos hormônios sexuais. Gestantes e mulheres amamentando também estão na lista de pessoas que não podem fazer a suplementação. A contraindicação  estende-se para as mulheres com a chamada virilização, voz grave e muitos pelos; e também com pele oleosa, queda de cabelos e hipertrofia no clitóris.

Os efeitos colaterais da Tribulus terrestris vêm devido ao excesso e ao uso prolongado. Esses efeitos são: irritabilidade, insônia, gases, alargamento da próstata, aumento de pelos, espinhas, aumento no clitóris, modificação no ciclo menstrual e ginecomastia (aumento das mamas em homens).

Onde comprar e preço

Você encontra em lojas físicas e online de produtos naturais e também em algumas farmácias. O preço das cápsulas de Tribulus terrestris é a partir de R$40,00. Já o preço da suplementação em pó é a partir de R$14,00.

O que você achou dos 11 benefícios da Tribulus terrestris? Queremos saber sua opinião e convidar você a ler mais dicas sobre saúde!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *