Plano de Aula: 3 ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Um plano de aula para o 3 ano do ensino fundamental, que segue todos os princípios estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular. Aprenda dicas e recursos para desenvolver as aulas.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de princípios, diretrizes, orientações e conteúdos básicos consolidados para a educação básica no Brasil. Esta base tem como objetivo definir o que os alunos deveriam saber e ser capazes de fazer no fim da educação básica, alcançando o máximo do potencial acadêmico de cada um.
Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo propor um plano de aula para o 3° ano do ensino fundamental de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Apresentaremos aqui diversas sugestões sobre a organização curricular, metodologias de ensino e ações pedagógicas para o 3° ano, a fim de proporcionar aos alunos um ensino eficaz e de qualidade.
Por meio deste plano de aula, buscamos auxiliar os professores no ensino dos conteúdos especificados pela BNCC, possibilitando aos alunos o domínio dos conhecimentos, habilidades e competências necessários para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e intelectuais.
Desta forma, o presente artigo abordará as principais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o 3° ano, apresentando sugestões de atividades e ações pedagógicas que podem ser aplicadas pelos professores. Ao final do artigo, é proposto um plano de aula para o 3° ano de acordo com a BNCC.
Portanto, com este material, esperamos auxiliar os professores na organização de seus planos de aula, bem como proporcionar aos alunos o compreendimento e o domínio dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular.
Sumário
Duração
O plano de aula terá uma duração de 30 aulas, sendo que cada aula tem a duração de 50 minutos. Os conteúdos serão abordados de forma gradual, com o objetivo de otimizar o aprendizado dos alunos.
As aulas serão distribuídas da seguinte forma: 10 aulas para a introdução aos conteúdos, 15 aulas para aprofundamento e 5 aulas para a avaliação dos conhecimentos adquiridos.
O aluno terá a oportunidade de praticar os conteúdos aprendidos durante as aulas e desenvolver habilidades significativas para a sua formação.
Área do conhecimento
O plano de aula abordará conteúdos da área de conhecimento de Língua Portuguesa, que faz parte do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental.
Os conteúdos abordados incluem a leitura e interpretação de textos, a produção de textos de diferentes gêneros, além de trabalhar a ortografia, a morfologia e a sintaxe.
O aluno também terá a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação oral, através de debates, discussões e apresentações.
Unidade temática
A unidade temática abordada no plano de aula será a produção de textos narrativos. Os alunos serão estimulados a criar narrativas de ficção, com personagens, trama e finalização.
O aluno também será incentivado a criar narrativas baseadas em fatos reais, trabalhando a escrita autobiográfica e a memória. O objetivo é desenvolver a capacidade de expressão e a criatividade.
Serão trabalhados também os elementos da narrativa, como personagens, enredo, tempo, espaço, pontos de vista, conflitos e desfechos.
Objeto de conhecimento
Os alunos terão a oportunidade de desenvolver os seguintes conhecimentos: a leitura e interpretação de textos narrativos, a produção de textos narrativos, a compreensão da estrutura narrativa, a utilização de elementos narrativos, a criação de personagens e tramas, a utilização de recursos linguísticos para a produção de textos.
Além disso, os alunos trabalharão a ortografia, a morfologia e a sintaxe, desenvolvendo habilidades de escrita e comunicação.
Serão também abordados temas relacionados ao uso da linguagem, como os valores culturais e sociais presentes nos textos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deverá desenvolver as seguintes habilidades: leitura e interpretação de textos; produção de textos; ortografia; morfologia; sintaxe; comunicação oral; criatividade; raciocínio lógico; análise crítica; solução de problemas; trabalho em grupo e respeito às diferenças.
Essas habilidades serão trabalhadas de forma contextualizada, de acordo com os conteúdos abordados, para que os alunos possam aplicá-las na vida real.
Os alunos também serão incentivados a desenvolver o hábito da leitura, buscando informações em diferentes fontes e desenvolvendo a capacidade de interpretação de textos.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos didáticos utilizados para o ensino dos conteúdos serão os seguintes: exposição dialogada, discussão de casos, trabalho em grupo, estudo de caso, questionários, jogos, leitura de textos, brainstorming, entre outros.
Os recursos didáticos utilizados serão: livros didáticos, materiais impressos, computadores, tablets, projetor multimídia, vídeos, áudios, entre outros.
Todos os recursos e métodos serão selecionados de forma a promover o aprendizado significativo e a construção de conhecimento.
Método de Avaliação
O método de avaliação utilizado será o processual, que levará em conta todo o processo de aprendizagem dos alunos, desde a aquisição dos conteúdos até a aplicação deles na vida real.
Os alunos serão avaliados através de provas escritas e orais, trabalhos, discussões em grupo, apresentações, entre outras atividades.
Serão avaliados também o desenvolvimento das habilidades trabalhadas e o cumprimento das atividades propostas. A nota final será calculada com base nas atividades realizadas ao longo do curso.