Plano de Aula: As Grandes Navegações para o 4º Ano (BNCC)
Aprenda mais sobre a história das grandes navegações com nosso plano de aula para o 4º ano. Descubra os principais fatos e lugares visitados por estes grandes marinheiros!
O ensino de história é de grande importância para a formação dos alunos e a compreensão de seu contexto ao longo da educação. Uma das grandes temáticas que existem e que é fundamental para compreender o desenvolvimento humano são as grandes navegações que ocorreram ao longo dos séculos.
A inclusão deste tema no programa de ensino de História para o 4º ano do ensino fundamental é de grande importância para estudar a evolução das culturas, da sociedade e dos processos históricos. É necessário que os alunos conheçam e entendam sobre a expansão europeia, as grandes descobertas, as novas tecnologias e as grandes navegações.
Neste plano de aula será abordada a temática das grandes navegações para o 4º ano do ensino fundamental, onde o grupo deverá compreender o contexto das viagens e sua importância para os descobrimentos, bem como seus efeitos na sociedade e nos contextos sociais, econômicos e culturais de onde saíram e de onde chegaram.
O plano de aula tem como objetivo proporcionar aos alunos uma viagem por meio do estudo da história que permita analisar a importância das grandes navegações para os processos históricos e para a formação da sociedade. Além disso, pretende oferecer a compreensão da contribuição portuguesa para a realização das grandes navegações.
Neste plano de aula serão abordadas questões sobre a importância das grandes navegações, seus principais resultados, as descobertas e os efeitos para a economia e a cultura dos locais históricos visitados. Por fim, o grupo deverá compreender a contribuição das grandes navegações para a formação e consolidação do império Português.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 1h30, sendo que 30 minutos serão dedicados ao momento de discussão, leitura e produção de textos a respeito dos temas tratados.
Também é previsto um momento de atividades que estimulem a participação dos alunos, como jogos, desenvolvimento de projetos, entre outros.
Além disso, serão destinados 15 minutos para a avaliação do conteúdo abordado durante a aula.
Área do conhecimento
A disciplina tratará de História, com ênfase na área de conhecimento das Grandes Navegações.
Serão abordados os principais fatos históricos que marcaram a descoberta das terras desconhecidas, a partir da exploração marítima, bem como seus principais personagens e o contexto histórico em que ela ocorreu.
Também serão abordadas as principais contribuições desse período para o desenvolvimento do mundo.
Unidade temática
A unidade temática da aula será as Grandes Navegações, abordando as principais descobertas e conquistas realizadas pelos navegadores portugueses, espanhóis, franceses e ingleses durante o século XVI e XVII.
Serão apresentadas também as principais características deste período e seu impacto no desenvolvimento das relações internacionais e da ciência.
Serão discutidos também os principais impactos gerados pela expansão europeia, bem como seus reflexos na cultura e na economia.
Objeto de conhecimento
Os principais objetos de conhecimento abordados durante a aula serão: a história das Grandes Navegações; os principais personagens; os principais descobrimentos; as principais contribuições; os principais impactos; as principais características; os principais fatos históricos; os principais contextos históricos; as principais relações internacionais; a ciência desenvolvida; a cultura; a economia; a expansão europeia.
Serão abordados também os principais objetos de conhecimento relacionados às Grandes Navegações, como os meios de transportes, os instrumentos de navegação, as técnicas de exploração e os métodos de produção.
Também serão discutidos os principais fatos históricos e seus impactos no desenvolvimento da humanidade.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como: análise crítica, leitura, interpretação e escrita de textos, pesquisa, organização de informações, compreensão de conceitos e processos, resolução de problemas, trabalho em equipe, entre outras.
Também serão estimuladas a criatividade, a expressão oral, o raciocínio lógico, a capacidade de síntese e a reflexão sobre os temas abordados.
Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de comunicação e trabalho em grupo.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados durante a aula serão: aplicação de atividades e jogos, leitura de textos, discussões em grupo, produção de textos, realização de projetos, exibição de vídeos, entre outros.
Também serão utilizados recursos em formato de áudio, vídeo, imagem, texto e multimídia, a fim de atender às necessidades dos alunos.
Serão usados também materiais impressos, como livros, jornais, revistas, artigos, entre outros, para ajudar na compreensão dos temas discutidos.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada através de atividades individuais e em grupo, como produção de textos, discussões, exposições, apresentação de projetos, entre outras.
Também serão realizadas avaliações escritas, com questões de múltipla escolha, de verdadeiro ou falso, de associação, entre outras.
Serão avaliadas também as habilidades desenvolvidas durante a aula, como leitura, interpretação, escrita, pesquisa, reflexão, entre outras.