Plano de Aula: Aplicando a BNCC no ensino médio
Aprenda como aplicar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino médio, com um plano de aula simples e eficiente.
O ensino médio é um dos níveis educacionais mais importantes para a formação do cidadão e também para propiciar aos alunos habilidades que os habilitem para conquistar melhores oportunidades e desempenhar melhor no mundo acadêmico e profissional. Essa etapa deve ser pautada em planos de aula eficazes para sua melhor aplicação, bem como a aplicação dos conteúdos relevantes à faixa etária. Para isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se como uma excelente ferramenta para o desenvolvimento de planejamentos e aplicação dos conteúdos.
Esse artigo tem como objetivo apresentar algumas propostas para aplicação da BNCC no ensino médio, a fim de estabelecer melhor a visão do professor e desenvolver melhor o planejamento de aula. Assim, buscamos discutir as seguintes questões: como a BNCC pode ser aplicada no ensino médio? Quais os benefícios que ela pode trazer? Como ela pode ser usada para a produção de planos de aula?
Além disso, será importante discutir todos os componentes curriculares da BNCC e como eles podem ser implantados no ensino médio, de acordo com as exigências que ocorrem durante essa etapa escolar. Por fim, mostraremos algumas ações que os professores podem implementar para usar a BNCC como uma ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem.
Esta etapa escolar está diretamente ligada à construção de conhecimento dos alunos para que eles possam ser capazes de pensar criticamente de forma independente e desenvolver seu intelecto. Portanto, é importante que os professores busquem as melhores formas de ensinar e que eles tenham conhecimento profundo da BNCC para produzirem planos de aula bem específicos e produtivos.
Assim, esse artigo tem como objetivo mostrar a relevância da BNCC para o desenvolvimento do ensino médio e sua aplicabilidade para a produção de planos de aulas eficazes.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 1 hora e 30 minutos. Serão 30 minutos para explicar os conceitos básicos da disciplina, 30 minutos para aplicar os conceitos aprendidos em exercícios e 30 minutos para avaliação.
Área do conhecimento
A disciplina abordada será Matemática, com foco em Geometria Analítica.
Unidade temática
Serão abordados os seguintes tópicos: Funções, Equações e Desigualdades.
Objeto de conhecimento
Os conceitos abordados serão: representação gráfica de funções, equações e desigualdades, e suas aplicações.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deve desenvolver habilidades de interpretação e análise de gráficos, resolução de equações e desigualdades, e aplicação de conceitos em situações do cotidiano.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos serão: explicação verbal, exercícios, vídeos, discussões em grupo, trabalhos em sala de aula e materiais impressos.
Método de Avaliação
A avaliação será feita por meio de testes, trabalhos, discussões em grupo e atividades práticas. Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações reais e, assim, avaliar o seu desempenho.