Loading...

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras para Educação Infantil segundo a BNCC

Saiba como montar um plano de aula usando brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil, segundo os princípios da BNCC.

A Educação Infantil está se tornando cada vez mais importante nos dias de hoje. Ela é a etapa de escolarização inicial e se enfoca na formação educacional básica das crianças. É nessa etapa que as crianças desenvolvem habilidades como autoconfiança, autonomia, independência e até mesmo capacidade de trabalhar em grupo. Por isso, é extremamente importante que os professores de educação infantil forneçam atividades e brincadeiras que incentivem o desenvolvimento dessas habilidades e também estimulem a criatividade das crianças.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma referência importante para o desenvolvimento de planos de aula bem elaborados e adequados às necessidades e desejos das crianças. Nesse artigo, discutiremos como os professores de educação infantil podem usar brinquedos e brincadeiras de forma a seguir os preceitos da BNCC ao elaborarem seus planos de aula.

Os brinquedos adicionam diversão e alegria às salas de aula. Além disso, eles também são ótimas ferramentas para ajudar as crianças na aquisição de novos conhecimentos e habilidades. Por exemplo, brincar com cubos de encaixe pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades matemáticas básicas, como reconhecer e contar números. Além disso, as brincadeiras também são fundamentais no desenvolvimento das crianças, pois elas estimulam a criatividade, a imaginação, a cooperação e o trabalho em equipe.

No entanto, é importante lembrar que os professores devem ter cuidado ao selecionar os brinquedos e as brincadeiras para seu plano de aula. É importante que elas sejam adequadas para as crianças e acompanhem os princípios educacionais estabelecidos pela BNCC. Nesse artigo, descreveremos como os professores podem usar brinquedos e brincadeiras para apoiar o desenvolvimento eficaz das crianças, enquadrado na BNCC.

Portanto, esse artigo discutirá como os professores devem selecionar os brinquedos e as brincadeiras ideais para seu plano de aula de acordo com os princípios da BNCC. Discutiremos também como os brinquedos podem ser usados para incentivar o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula terá a duração de uma aula de 50 minutos, contendo momentos de brincadeiras, explicação dos conceitos e discussão sobre os temas abordados.

O tempo será dividido da seguinte forma: 15 minutos para a explicação dos conceitos, 20 minutos para as brincadeiras e 15 minutos para a discussão sobre os temas.

Será necessário planejar bem o uso do tempo para que todos os conteúdos sejam abordados.

Área do conhecimento

Esta aula abordará os conteúdos de Educação Infantil, especificamente os conteúdos de brinquedos e brincadeiras.

A Educação Infantil é uma área do conhecimento que envolve o desenvolvimento integral do aluno, e que abrange múltiplas áreas do conhecimento.

A área de brinquedos e brincadeiras tem como objetivo desenvolver o imaginário, a criatividade, a autonomia e a coordenação motora das crianças.

Unidade temática

A unidade temática abordada será “Brinquedos e Brincadeiras”. Os conteúdos abordados serão: os tipos de brinquedos, os tipos de brincadeiras, os benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças e as formas de incentivar a prática de brincadeiras.

Os conteúdos abordados serão desenvolvidos através de momentos de brincadeiras, discussões e explicações dos conceitos.

Serão utilizados recursos didáticos como por exemplo, livros infantis, vídeos, jogos, brinquedos, entre outros.

Objetos de conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados serão: os tipos de brinquedos, os tipos de brincadeiras, os benefícios das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças e as formas de incentivar a prática de brincadeiras.

Além disso, o aluno também desenvolverá habilidades como a criatividade, a autonomia, a coordenação motora, a interação social e a capacidade de lidar com as frustrações.

O aluno também desenvolverá competências de trabalho em grupo, de liderança e de tomada de decisão.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Durante esta aula, o aluno desenvolverá habilidades como a criatividade, a autonomia, a coordenação motora, a interação social e a capacidade de lidar com as frustrações.

Também desenvolverá competências de trabalho em grupo, de liderança e de tomada de decisão.

Além disso, o aluno desenvolverá conhecimentos sobre os tipos de brinquedos e brincadeiras, os benefícios delas para o desenvolvimento das crianças e as formas de incentivar a prática de brincadeiras.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como por exemplo, livros infantis, vídeos, jogos, brinquedos, entre outros.

Também serão utilizados métodos ativos de ensino, como o trabalho em grupo, jogos e brincadeiras, para que o aluno possa desenvolver as habilidades abordadas durante a aula.

O professor também utilizará o método de explicação para abordar os conceitos e a discussão para debater os temas propostos.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada através de uma atividade escrita, onde o aluno deverá responder questões sobre os temas abordados durante a aula.

Também será realizada uma avaliação da participação do aluno durante a aula, considerando seu envolvimento nas brincadeiras e nas discussões.

Será também avaliada a capacidade do aluno de desenvolver as habilidades abordadas durante a aula, como a criatividade, a autonomia, a coordenação motora, a interação social e a capacidade de lidar com as frustrações.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.