Plano de Aula: Cantigas de Roda para o 1o Ano (BNCC)
Explore a diversidade das cantigas de roda e divirta-se com seus alunos do 1o ano usando o nosso Plano de Aula!
A cantiga de roda é uma forma de jogo recreativo, em que as crianças cantam enquanto realizam movimentos corporais. É uma forma lúdica, onde as crianças também desenvolvem a coordenação motora, desenvolvem o senso rítmico e cantam em grupo.
No 1o ano, as crianças já estão em um momento de desenvolvimento de linguagem e expressão, o que as torna aptas a interagir com outras crianças e aprender as habilidades essenciais para criarem um ambiente de aprendizagem para a realização dos jogos, bem como a criação de laços afetivos com outras crianças.
Além disso, as cantigas de roda também são uma forma de ensinar a criança a trabalhar em equipe, o que é fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais. Por isso, é importante desenvolver um plano de aula que envolva as cantigas de roda no 1o ano.
O presente artigo tem como objetivo detalhar um plano de aula que utilize as cantigas de roda para o 1o ano. Faremos uma análise dos benefícios das cantigas de roda para as crianças desta faixa etária, bem como apresentaremos uma lista de atividades que podem ser desenvolvidas com o objetivo de maximizar o potencial desta forma lúdica.
Então, se você estiver interessado em desenvolver uma aula que utilize as cantigas de roda para o 1o ano, é importante seguir este plano. Boa leitura!
Sumário
Duração
A aula terá a duração de 50 minutos e será dividida em três partes. Na primeira parte, serão apresentadas as cantigas de roda, sua origem e seu significado. Na segunda parte, os alunos terão a oportunidade de aprender as cantigas de roda e cantá-las entre si. Na terceira parte, os alunos terão a oportunidade de apresentar as cantigas de roda para os seus colegas.
Área de Conhecimento
O conteúdo abordado nesta aula pertence à área de conhecimento da Educação Musical, especificamente às Cantigas de Roda.
Unidade Temática
A unidade temática desta aula é a apresentação e a execução de cantigas de roda.
Objetos de Conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula incluem as origens e significados das cantigas de roda, seus elementos musicais e ritmos, além da execução e apresentação das cantigas.
Habilidades que o Aluno deve Desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades como a percepção auditiva, a escuta ativa, a memória musical, a expressão vocal, a expressão corporal, o ritmo e a melodia.
Métodos e Recursos Didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados nesta aula incluem a exposição, a explicação, a demonstração, a execução, a interação, a dramatização, a improvisação, a escuta ativa, a leitura e a escrita. Os recursos a serem utilizados são os seguintes: gravações de cantigas de roda, partituras de cantigas de roda, instrumentos musicais (como o pandeiro ou o ganzá), além de outros recursos audiovisuais.
Método de Avaliação
A avaliação desta aula será realizada por meio da observação da participação dos alunos durante a aula, da análise de trabalhos escritos e práticos, bem como da avaliação de desempenho e comportamento dos alunos. Esta avaliação será realizada de forma sistemática e contínua durante toda a aula.