Plano de Aula: Ensinando conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (BNCC)
Aprenda a criar um plano de aula bem-sucedido com conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Descubra as melhores práticas para ensinar esses três componentes da educação eficazmente.
Ensinar conteúdos, conceitos, procedimentos e atitudes é uma tarefa não tão simples para um professor. Para isso, é necessário planejamento, conhecimento das habilidades dos alunos e técnicas de ensino para que os conteúdos sejam bem aprendidos e assimilados. Neste artigo, abordaremos o planejamento de aula, dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, para um ensino eficaz e que crie a motivação e interesse da turma.
O professor deve também levar em consideração as habilidades, dificuldades e necessidades dos alunos para que os conteúdos sejam bem assimilados. Para tal, é importante que o professor se utilize de técnicas de ensino para que os alunos aceitem e compreendam os conteúdos trabalhados na sala de aula.
O ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ambiente escolar, é cada vez mais relevante para o preparo dos alunos para o mercado de trabalho, para a vida em sociedade e para o desenvolvimento da cidadania. Assim, é importante que o professor conheça a fundo cada conteúdo para poder ensiná-lo de forma eficaz e segura.
Para que o professor consiga ensinar de forma eficaz os conteúdos, ele deve desenvolver um plano de aula que contemple todos os conteúdos trabalhados. Neste artigo, discutiremos como planejar aula para ensinar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, para que os alunos consigam aprender e desenvolver suas habilidades.
Veremos também as principais técnicas de ensino para aplicação em sala de aula, e como o professor deve preparar o plano de aula para que os conteúdos trabalhados sejam bem assimilados pelos alunos.
Sumário
Duração
A duração deste plano de aula é de três horas. Durante este período de tempo, serão abordados os conteúdos programáticos, assim como as habilidades que o aluno deve desenvolver e o método de avaliação.
O tempo será dividido em três partes: a primeira destinada à apresentação dos conteúdos, a segunda destinada à prática e discussão dos conteúdos e a terceira destinada à avaliação.
É importante que haja um tempo mínimo de 20 minutos para cada parte, para que o aluno tenha tempo suficiente para assimilarem os conteúdos.
Área do conhecimento
Esta aula abordará conteúdos da área de conhecimento de Ciências Naturais, com foco na compreensão das conexões entre os seres vivos e o meio ambiente.
Serão abordados conceitos relacionados às características dos seres vivos, assim como os processos de adaptação e de interação entre eles.
Serão também abordados os impactos causados pela ação humana sobre o meio ambiente, bem como as formas de prevenção de danos à natureza.
Unidade temática
A unidade temática desta aula se concentrará no tema “Adaptação e Interação dos Seres Vivos”.
Serão abordados conceitos relacionados aos processos de adaptação e interação dos seres vivos, assim como as consequências da ação humana sobre o meio ambiente.
Serão também abordadas formas de prevenção de danos à natureza.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula são: as características dos seres vivos, os processos de adaptação e de interação entre eles, os impactos da ação humana sobre o meio ambiente e as formas de prevenção de danos à natureza.
Serão abordados conceitos como diversidade biológica, relações ecológicas, impactos ambientais e conservação da natureza.
Serão também abordados conceitos relacionados às áreas de ciências naturais, como biologia, ecologia, geografia, química e física.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Como resultado desta aula, o aluno deve ter desenvolvido habilidades de compreensão de conceitos, de interpretação de dados, de análise de informações, de formação de argumentos, de aplicação de procedimentos e de desenvolvimento de atitudes.
O aluno deve ser capaz de compreender o funcionamento dos processos de adaptação e interação dos seres vivos, bem como as consequências da ação humana sobre o meio ambiente.
O aluno deve também ser capaz de formular hipóteses, de aplicar procedimentos para a prevenção de danos à natureza e de desenvolver atitudes de cuidado com o meio ambiente.
Métodos e recursos didáticos
Para a abordagem dos conteúdos desta aula, serão utilizados métodos e recursos didáticos como apresentação de slides, discussões em grupo, trabalhos em grupo, leitura de textos e vídeos.
Serão também utilizados materiais concretos como maquetes e experimentos práticos para exemplificar os processos de adaptação e interação dos seres vivos.
Outros recursos didáticos como jogos, vídeos, músicas e imagens serão utilizados para auxiliar na compreensão dos conteúdos.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada no final da aula, com base na compreensão dos conteúdos, na assimilação das habilidades desenvolvidas e na aplicação dos procedimentos aprendidos.
A avaliação será realizada por meio de questionários, discussões em grupo, trabalhos em grupo, apresentações orais e/ou escritas.
Será também avaliada a capacidade do aluno de desenvolver atitudes de cuidado com o meio ambiente.