Plano de Aula: Como usar filmes para ensinar (BNCC)
Aprenda a criar um plano de aula com filmes eficaz para transmitir conhecimento de maneira divertida. Descubra as melhores práticas para preparar e conduzir aulas com filme.
Ensinar é uma tarefa desafiadora que requer planejamento e técnicas criativas. Os professores precisam encontrar maneiras interessantes de captar e manter a atenção dos alunos. Uma das estratégias mais antigas e mais bem-sucedidas para ajudar os alunos a aprender é o uso de filmes. Filmes podem ser usados para incentivar discussões, ampliar o conhecimento nos assuntos de aula, e oferecer exemplos de comportamentos e pensamentos apropriados. Planejar o uso de filmes em sala de aula precisa ser feito com cuidado e cuidadosamente.
Este artigo descreverá os passos necessários para criar um plano de aula que use os filmes para ensinar. Serão abordados os tipos de filmes que podem ser usados, as vantagens de usar filmes em sala de aula, e as estratégias de ensino que podem ser usadas para maximizar o uso de filmes em aulas. Além disso, serão fornecidas recomendações de como escolher um filme adequado para a sala de aula e para o tópico de ensino. Finalmente, o artigo abordará a importância da preparação antes da exibição do filme.
Usar filmes em sala de aula é uma maneira eficaz e divertida de ensinar. É uma ótima maneira de motivar os alunos a aprender e também ajuda a melhorar tanto a projeção de imagens quanto a resolução de problemas e a habilidade de aprender de uma forma mais significativa. Os alunos ficam mais interessados e, portanto, entendem melhor a matéria. Por outro lado, usar filmes em sala de aula pode ser trabalhoso para o professor, porque ele deve escolher o filme certo, preparar um plano de aula eficaz e preparar os alunos para a discussão.
Vamos continuar esta discussão para descobrir como criar um plano de aula que use filmes para ensinar. Primeiro, vamos discutir vantagens e desafios de usar filmes para ensinar. Em seguida, discutiremos os tipos de filmes que podem ser usados em sala de aula. Finalmente, vamos olhar algumas estratégias de ensino para maximizar o uso de filmes em sala de aula.
Sumário
Duração
Esta aula deverá ter duração de 1 hora e meia, para que seja possível abordar os conteúdos de forma adequada.
O tempo necessário para cada seção será distribuído da seguinte forma: 15 minutos para a introdução e contextualização do tema, 45 minutos para a exibição e análise do filme e 30 minutos para a discussão dos conceitos abordados.
No início da aula, será feito um breve levantamento de expectativas, para que os alunos possam compreender melhor o tema tratado e discutir com mais propriedade.
Área do conhecimento
Esta aula será realizada na disciplina de Língua Portuguesa, com o objetivo de abordar conteúdos relacionados à literatura e às questões sociais.
O tema principal será o uso de filmes para o ensino de conteúdos acadêmicos e sociais, abordando questões como o impacto das mídias na sociedade e na formação de opinião.
Os alunos serão convidados a refletir sobre os temas abordados e a discutir suas opiniões, a fim de estimular o pensamento crítico e a discussão de ideias.
Unidade temática
A unidade temática abordada nesta aula será o uso de filmes para o ensino de conteúdos acadêmicos e sociais.
Os alunos serão convidados a refletir sobre as questões abordadas no filme e a discutir sobre elas, a fim de desenvolver sua capacidade de pensamento crítico e de análise de conteúdos.
O filme escolhido para esta aula será "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain", que aborda temas como o amor, a solidariedade e a importância da amizade.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão os temas abordados no filme, como o amor, a solidariedade e a importância da amizade, bem como as questões sociais levantadas pela mídia.
Durante a exibição do filme, os alunos serão convidados a refletir sobre os temas abordados e a discutir suas opiniões, a fim de estimular o pensamento crítico e o debate de ideias.
Ao final da aula, os alunos serão convidados a elaborar uma redação sobre o tema, para que possam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades de escrita.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como o pensamento crítico, a análise de conteúdos, a capacidade de expressar suas opiniões e o debate de ideias.
Também serão desenvolvidas habilidades de escrita, como a elaboração de redações e a análise de textos.
Além disso, será incentivado o trabalho em grupo, para que os alunos possam discutir e trocar ideias sobre os temas abordados.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados nesta aula serão os seguintes:
- Apresentação de slides;
- Exibição de filmes;
- Discussão em grupo;
- Elaboração de redações.
Serão utilizadas também técnicas de dinâmica de grupo, para estimular o debate de ideias e o trabalho em equipe.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada através da análise das redações produzidas pelos alunos e da discussão de ideias.
Serão avaliadas também as habilidades de escrita e de interpretação de textos, bem como a capacidade de expressar suas opiniões e a participação nas atividades em grupo.
Além disso, a avaliação será realizada através da análise do desempenho dos alunos durante a aula, para verificar se os conteúdos foram compreendidos e assimilados.