Plano de Aula: construa seu plano de acordo com a BNCC
Aprenda a montar o plano de aula de acordo com a Base Nacional Comum Curricular da sua turma e garanta qualidade na aprendizagem dos alunos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de referência criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de nortear o trabalho dos professores em todo o Brasil. Esta referência garante que todos os estudantes tenham acesso a um ensino de qualidade, com a aprendizagem de conteúdos essenciais ao longo da trajetória escolar.
Desde 2016, a BNCC passou a vigorar em todas as escolas públicas e privadas do país, como forma de melhorar a qualidade do ensino. Seu objetivo é garantir que os conhecimentos adquiridos sejam aplicados na vida prática dos estudantes, e que eles possam crescer como cidadãos conscientes do seu papel na sociedade.
Para que isso seja possível, é preciso que professores e escolas criem um plano de aula com base na BNCC. Essa estratégia é destinada a planejar as aulas de forma a garantir que todos os conteúdos necessários para o sucesso dos estudantes sejam abordados.
Neste artigo, falaremos sobre como criar um plano de aula de acordo com a BNCC. Mostraremos os passos necessários para que os professores consigam criar planos de aula que sejam eficazes e que possam levar os estudantes à aprendizagem dos conteúdos previstos pela BNCC. Além disso, apresentaremos alguns exemplos de planos de aula que podem servir de inspiração para os professores.
A seguir, vamos detalhar como criar um plano de aula de acordo com a BNCC. Venha conhecer mais sobre este tópico e saiba como melhorar a qualidade do ensino em sua sala de aula.
Sumário
Duração
A duração desta aula será de aproximadamente 1 hora e meia. Será necessário tempo suficiente para que todos os conteúdos sejam abordados e compreendidos pelos alunos.
O tempo será aproveitado de forma eficiente e o professor tentará manter o interesse dos alunos, de modo a abordar todos os assuntos e permitir que haja tempo para a discussão e esclarecimento de dúvidas.
A duração prevista é suficiente para abordar todos os conteúdos, mas também levará em consideração a necessidade de pausas para que os alunos possam descansar e processar os conteúdos.
Área do conhecimento
Esta aula se concentrará na área de conhecimento da Matemática. O professor abordará tópicos relacionados ao cálculo e às equações, bem como ao uso de diversas ferramentas para a resolução de problemas matemáticos.
O professor também explicará como a matemática pode ser usada no dia a dia, mostrando aos alunos como essa disciplina pode ajudá-los a entender melhor o mundo ao seu redor.
A área de conhecimento será abordada de forma apropriada para o nível de ensino dos alunos, de modo a permitir que eles compreendam facilmente os conceitos e processos matemáticos.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será o cálculo. Os alunos aprenderão como usar as operações matemáticas básicas para realizar cálculos e resolver problemas.
O professor também ensinará aos alunos como usar ferramentas como calculadoras e planilhas para tornar os cálculos mais fáceis e rápidos. Além disso, o professor explicará como usar fórmulas e gráficos para ajudar a entender melhor os resultados.
A unidade temática será abordada de forma apropriada para o nível de ensino dos alunos, de modo a permitir que eles compreendam facilmente os conceitos e processos envolvidos no cálculo.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento desta aula é o cálculo. Os alunos aprenderão como usar operações matemáticas básicas para realizar cálculos e resolver problemas. Além disso, eles também aprenderão sobre fórmulas e gráficos, bem como sobre como usar ferramentas como calculadoras e planilhas para tornar os cálculos mais fáceis e rápidos.
O professor também explicará como a matemática pode ser usada para resolver problemas no dia a dia, de modo a ajudar os alunos a entender melhor o mundo ao seu redor.
O objeto de conhecimento será abordado de forma apropriada para o nível de ensino dos alunos, de modo a permitir que eles compreendam facilmente os conceitos e processos matemáticos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades de resolução de problemas matemáticos, bem como habilidades para usar ferramentas como calculadoras e planilhas. Eles também desenvolverão habilidades para interpretar gráficos e fórmulas de forma a entender melhor os resultados dos cálculos.
Além disso, os alunos desenvolverão habilidades para usar a matemática no dia a dia, permitindo-lhes tomar decisões mais informadas e melhores.
Estas habilidades serão desenvolvidas ao longo da aula, de modo a permitir que os alunos melhorem suas habilidades matemáticas e compreendam melhor o uso da matemática no dia a dia.
Métodos e recursos didáticos
O professor usará diversos métodos e recursos didáticos para ensinar aos alunos os conceitos e processos matemáticos. Estes incluem exercícios práticos, jogos de sala de aula, vídeos, apresentações de slides e discussões.
O professor também usará ferramentas como calculadoras e planilhas para ajudar os alunos a entender melhor os cálculos e a resolver problemas matemáticos. Além disso, o professor explicará como usar gráficos e fórmulas para ajudar a entender melhor os resultados.
Estes métodos e recursos didáticos serão usados de forma apropriada para o nível de ensino dos alunos, de modo a permitir que eles compreendam facilmente os conceitos e processos matemáticos.
Método de Avaliação
O método de avaliação desta aula será baseado em exercícios práticos. O professor usará exercícios para avaliar o desempenho dos alunos e verificar se eles compreendem os conceitos e processos matemáticos.
Além disso, o professor também usará perguntas e discussões para verificar se os alunos estão entendendo os assuntos e para ajudar a identificar possíveis problemas que eles possam ter.
O método de avaliação será usado de forma apropriada para o nível de ensino dos alunos,