Plano de Aula: Geografia para o 3° ano do Ensino Fundamental (BNCC)
Confira aqui uma sugestão de plano de aula de geografia para o 3° ano do ensino fundamental, com exercícios e atividades didáticas.
A geografia é um tema muito importante para se ensinar a crianças do ensino fundamental, pois é responsável por diversos conhecimentos que fazem parte do nosso cotidiano. Por esse motivo, os educadores precisam planejar as aulas com cuidado, para que a informação seja entendida e assimilada de forma adequada. O presente artigo tem como intuito auxiliar os professores a desenvolverem um plano de aula para geografia para o 3° ano do ensino fundamental.
Para se começar a ensinar geografia com qualidade, é necessário ter em mente o que o aluno vai aprender. A disciplina é responsável por diversas matérias, desde aspectos gerais do que é estudado na geografia, como estrutura física, ecologia, clima, até assuntos específicos, como a divisão do Brasil em regiões, as principais atividades econômicas e a evolução das cidades brasileiras.
Ainda que seja difícil abordar todos esses assuntos em uma única aula, é necessário oferecer aos alunos um conhecimento sólido e significativo sobre esses assuntos. Além disso, é essencial que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação de mapas, de leitura de legendas e de análise de gráficos. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento e entendimento dos conteúdos geográficos.
O presente artigo trará um plano de aulas para abordar a geografia no 3° ano do ensino fundamental. Nesse plano de aulas, serão apresentados conteúdos básicos sobre geografia, informações sobre a divisão do Brasil em regiões, sobre as principais atividades econômicas e sobre a evolução das cidades brasileiras. Além disso, o plano de aula apresentará também algumas atividades práticas para que os alunos desenvolvam habilidades de interpretação de mapas e de leitura de legendas.
Esse plano de aula tem como objetivo ajudar os professores a ensinar geografia para os alunos do 3° ano do ensino fundamental de maneira eficaz e de qualidade. Ao final do artigo, os professores terão aqui uma ótima referência para montarem suas aulas de geografia.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 1 hora e 30 minutos. Neste período, será possível abordar todos os tópicos propostos.
Será necessário ainda, considerar os momentos de interação entre professor e alunos, para esclarecimento de dúvidas e aplicação de exercícios.
O tempo estimado para conclusão da aula será de 1 hora e 30 minutos.
Área do Conhecimento
A disciplina de Geografia aborda a compreensão dos processos e dinâmicas territoriais, bem como o entendimento das relações entre o meio ambiente e as sociedades.
Neste plano de aula, serão abordados conteúdos relacionados ao estudo da geografia física, das características da superfície terrestre, das formas de relevo e das principais características dos climas.
Também serão abordados conteúdos relacionados à geografia humana, como a análise dos fatores que influenciam a distribuição da população, a organização dos espaços urbanos, a formação das fronteiras e a influência da globalização.
Unidade Temática
A unidade temática da aula abordará os principais elementos da geografia física e humana.
Serão abordados conteúdos relacionados às características da superfície terrestre, as formas de relevo, os climas, a distribuição da população, a organização dos espaços urbanos, a formação das fronteiras e a influência da globalização.
Ao final da aula, os alunos deverão ter adquirido o conhecimento básico sobre os principais elementos da geografia física e humana.
Objeto de Conhecimento
Nesta aula, os alunos deverão compreender os principais elementos da geografia física e humana, como as características da superfície terrestre, as formas de relevo, os climas, a distribuição da população, a organização dos espaços urbanos, a formação das fronteiras e a influência da globalização.
Serão abordados também conceitos relacionados às principais características e processos geográficos, a fim de desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos.
Serão ainda aplicados exercícios práticos para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos abordados.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas ao pensamento crítico e à capacidade de análise, bem como habilidades de compreensão dos principais conceitos e processos geográficos.
Serão ainda desenvolvidas habilidades relacionadas à aplicação prática dos conceitos e processos geográficos, como a capacidade de interpretar mapas.
Também serão desenvolvidas habilidades relacionadas às principais características da geografia humana, como a análise dos fatores que influenciam a distribuição da população, a organização dos espaços urbanos, a formação das fronteiras e a influência da globalização.
Métodos e Recursos Didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos para auxiliar no desenvolvimento da aula, como mapas, gráficos, vídeos e outras mídias.
Serão também aplicados exercícios práticos para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos abordados.
Serão ainda utilizados métodos de ensino ativos, como discussões em grupo e trabalhos em equipe, para estimular o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Método de Avaliação
A avaliação da aula será realizada por meio de provas escritas, com questões de múltipla escolha e questões discursivas, bem como por meio de trabalhos práticos e/ou apresentações.
Será ainda realizada avaliação contínua, com a aplicação de exercícios e discussões ao longo da aula para verificar o nível de compreensão dos alunos.
A avaliação será realizada ao final da aula, por meio de provas escritas e trabalhos práticos, com o objetivo de verificar o nível de compreensão dos alunos.