Loading...

Plano de Aula: Voleibol para 9º ano (BNCC)

Aprenda como criar um plano de aula para voleibol destinado a alunos do 9º ano, com passo a passo, objetivos e jogadas fundamentais.

Atividades desportivas são fundamentais para o desenvolvimento saudável de crianças e jovens. No plano de aula de Voleibol para o 9º ano, o professor tem a oportunidade de trabalhar não só a coordenação motora, mas também diversos valores fundamentais para a vida dos alunos, como trabalho em equipe, disciplina e responsabilidade. Além de desenvolver uma gama de habilidades importantes para a vida dos alunos, o Voleibol também pode ser uma forma divertida de exercício e de aprender algo novo.

Este plano de aula destina-se a alunos do 9º ano, que normalmente possuem entre 14 e 15 anos, e tem como objetivo ensiná-los os fundamentos do voleibol, desde as regras básicas, os movimentos, os diferentes tipos de jogadas até as táticas. O plano de aula é dividido em três partes: aulas teóricas, jogos e treinos práticos e jogos entre alunos. Os alunos terão a oportunidade de praticar as habilidades aprendidas e de desenvolver uma apreciação dos jogos de voleibol.

Ao longo deste plano de aula, os alunos adquirem noções básicas sobre o jogo e o seu funcionamento. Além disso, o professor também abordará outros tópicos importantes, como saúde e segurança, orientações sobre o equipamento desportivo e práticas de aquecimento e alongamento. Os alunos também terão a oportunidade de se envolver em jogos e treinos que os ajudarão a refinar as suas habilidades, tais como a execução de bloqueios e ataques, a leitura do jogo e a definição de táticas.

Espera-se que, ao fim deste plano de aula, os alunos tenham desenvolvido uma melhor compreensão do jogo de voleibol, assim como melhorado as suas habilidades ao nível da coordenação motora, do trabalho em equipa, da disciplina e da responsabilidade. Além disso, tenham adquirido uma maior consciência da importância da saúde desportiva e da prevenção de lesões.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá a duração de 60 minutos, tempo suficiente para abordar os conteúdos programáticos e desenvolver as habilidades desejadas.

Serão trabalhados os conteúdos de forma intercalada com atividades práticas, para que os alunos possam aplicar o conhecimento de forma lúdica.

O tempo será dividido em partes iguais para que todos os conteúdos programáticos sejam abordados da forma correta.

Área do Conhecimento

A área de conhecimento abordada na aula será Educação Física.

O objetivo é que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para praticar o voleibol de forma segura e divertida.

Serão abordados conceitos relacionados às regras do jogo, técnicas de saque, recepção, ataque e defesa.

Unidade Temática

A unidade temática será o voleibol, esporte coletivo em que os alunos terão a oportunidade de praticar habilidades motoras, técnicas, táticas, cognitivas e sociais.

O jogo de voleibol proporciona aos alunos a oportunidade de trabalhar em equipe, além de desenvolver habilidades motoras, sociais e cognitivas.

Ao longo da aula os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as regras do jogo, técnicas de saque, recepção, ataque e defesa, além de praticar jogos de voleibol.

Objeto de Conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados na aula serão os conceitos e processos relacionados ao voleibol.

Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre as regras do jogo, técnicas de saque, recepção, ataque e defesa, além de praticar jogos de voleibol.

Serão abordados ainda conceitos relacionados à postura, alongamento, aquecimento, entre outros.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades motoras, técnicas, táticas, cognitivas e sociais.

Serão trabalhadas habilidades como saque, recepção, ataque e defesa, além de trabalho em equipe.

Os alunos deverão desenvolver também habilidades cognitivas, como a tomada de decisões e a compreensão das regras do jogo.

Métodos e Recursos Didáticos

Os métodos e recursos didáticos utilizados na aula serão o vídeo, o quadro-negro e o jogo de voleibol.

Serão utilizados materiais didáticos, como livros, apostilas, vídeos e slides, para auxiliar o professor na explicação dos conteúdos.

O jogo de voleibol será utilizado para aplicar os conceitos abordados em sala de aula.

Método de Avaliação

Serão usados métodos de avaliação formativa e somativa. A avaliação formativa será realizada ao longo da aula, com atividades práticas e questões teóricas.

A avaliação somativa será realizada ao final da aula, com uma prova escrita e uma avaliação prática.

Os alunos serão avaliados de acordo com as habilidades desenvolvidas durante a aula, bem como a compreensão dos conteúdos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.