Loading...

Plano de Aula: Educação Física 6 ao 9 ano BNCC

Obtenha o melhor plano de aula para Educação Física nas classes do 6º ao 9º ano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Explore diversas atividades e explanações sobre como desenvolver aulas práticas.

Educação Física é um componente curricular essencial para o desenvolvimento integral do aluno. Seu conteúdo está diretamente relacionado às habilidades e competências necessárias para a prática de atividades físicas adequadas. Esta matéria também desempenha um papel fundamental na promoção de hábitos saudáveis, saúde e bem-estar.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para a Educação Física no Ensino Fundamental, com o intuito de proporcionar experiências significativas que possam contribuir para o desenvolvimento social, emocional e motor dos alunos.

O presente artigo apresenta um plano de aula para crianças de 6 a 9 anos de idade que estejam alinhados com as diretrizes da BNCC para a Educação Física. O plano de aula inclui objetivos, desafios e atividades lúdicas que podem ser aplicados com os alunos, tornando a aula mais divertida e enriquecedora.

O plano de aula aborda diversos tópicos específicos, como os princípios fundamentais da educação física, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e social, bem como a importância de hábitos saudáveis.

Ao final deste artigo, o leitor encontrará um plano de aula prático para realizar com alunos de 6 a 9 anos.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula de Educação Física tem uma duração de 50 minutos e deve abordar alguns conteúdos como: técnicas de corrida, saltos, arremessos, natação e jogos. Além disso, temos que considerar um tempo para aquecimento, preparação e aquisição de conhecimento.

Durante a aula, os alunos devem ter a oportunidade de praticar os conteúdos abordados, para assim garantir a aquisição dos conhecimentos e habilidades esperadas.

Para que os conteúdos sejam abordados de forma adequada, é necessário que os alunos tenham o tempo necessário para realizarem os exercícios propostos e assim, aproveitar ao máximo o tempo de aula.

Área do Conhecimento

Esta aula de Educação Física aborda conteúdos relacionados a técnicas básicas de corrida, saltos, arremessos, natação e jogos.

Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, tais como: coordenação motora, força, flexibilidade, resistência e equilíbrio.

Todos esses conteúdos estão relacionados ao desenvolvimento da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos alunos.

Unidade Temática

A unidade temática desta aula será focada na prática de exercícios de corrida, saltos, arremessos e natação.

Os alunos deverão praticar exercícios que estimulem o aumento da resistência e coordenação motora, além de conhecer as técnicas básicas destas atividades físicas.

Esta unidade temática também trará jogos que promovam a cooperação entre os alunos, além de estimular o trabalho em equipe.

Objeto de Conhecimento

As principais habilidades que os alunos devem desenvolver durante esta aula são: coordenação motora, resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.

Os alunos também devem adquirir conhecimento sobre técnicas básicas de corrida, saltos, arremessos e natação.

Além disso, os alunos devem desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, tais como: coordenação motora, força, flexibilidade, resistência e equilíbrio.

Além disso, os alunos devem desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação.

Todas essas habilidades são importantes para o desenvolvimento da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos alunos.

Métodos e Recursos Didáticos

Durante a aula, os alunos devem ter acesso aos materiais necessários para a realização dos exercícios.

Além disso, é importante que os alunos tenham a oportunidade de praticar os conteúdos abordados, para assim garantir a aquisição dos conhecimentos e habilidades esperadas.

Os alunos também devem ter acesso aos conteúdos teóricos, para que possam compreender melhor as atividades práticas.

Método de Avaliação

Para avaliar os alunos, é importante que sejam realizadas avaliações práticas e teóricas.

Durante as avaliações práticas, os alunos devem demonstrar as habilidades motoras e sociais que foram desenvolvidas durante a aula.

Já nas avaliações teóricas, os alunos devem demonstrar que compreenderam os conteúdos abordados durante a aula.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.