Plano de Aula: Educação Física 6 ao 9 ano BNCC
Obtenha o melhor plano de aula para Educação Física nas classes do 6º ao 9º ano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Explore diversas atividades e explanações sobre como desenvolver aulas práticas.
Educação Física é um componente curricular essencial para o desenvolvimento integral do aluno. Seu conteúdo está diretamente relacionado às habilidades e competências necessárias para a prática de atividades físicas adequadas. Esta matéria também desempenha um papel fundamental na promoção de hábitos saudáveis, saúde e bem-estar.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece diretrizes para a Educação Física no Ensino Fundamental, com o intuito de proporcionar experiências significativas que possam contribuir para o desenvolvimento social, emocional e motor dos alunos.
O presente artigo apresenta um plano de aula para crianças de 6 a 9 anos de idade que estejam alinhados com as diretrizes da BNCC para a Educação Física. O plano de aula inclui objetivos, desafios e atividades lúdicas que podem ser aplicados com os alunos, tornando a aula mais divertida e enriquecedora.
O plano de aula aborda diversos tópicos específicos, como os princípios fundamentais da educação física, desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e social, bem como a importância de hábitos saudáveis.
Ao final deste artigo, o leitor encontrará um plano de aula prático para realizar com alunos de 6 a 9 anos.
Sumário
Duração
A aula de Educação Física tem uma duração de 50 minutos e deve abordar alguns conteúdos como: técnicas de corrida, saltos, arremessos, natação e jogos. Além disso, temos que considerar um tempo para aquecimento, preparação e aquisição de conhecimento.
Durante a aula, os alunos devem ter a oportunidade de praticar os conteúdos abordados, para assim garantir a aquisição dos conhecimentos e habilidades esperadas.
Para que os conteúdos sejam abordados de forma adequada, é necessário que os alunos tenham o tempo necessário para realizarem os exercícios propostos e assim, aproveitar ao máximo o tempo de aula.
Área do Conhecimento
Esta aula de Educação Física aborda conteúdos relacionados a técnicas básicas de corrida, saltos, arremessos, natação e jogos.
Os alunos também terão a oportunidade de desenvolver habilidades motoras, tais como: coordenação motora, força, flexibilidade, resistência e equilíbrio.
Todos esses conteúdos estão relacionados ao desenvolvimento da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos alunos.
Unidade Temática
A unidade temática desta aula será focada na prática de exercícios de corrida, saltos, arremessos e natação.
Os alunos deverão praticar exercícios que estimulem o aumento da resistência e coordenação motora, além de conhecer as técnicas básicas destas atividades físicas.
Esta unidade temática também trará jogos que promovam a cooperação entre os alunos, além de estimular o trabalho em equipe.
Objeto de Conhecimento
As principais habilidades que os alunos devem desenvolver durante esta aula são: coordenação motora, resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.
Os alunos também devem adquirir conhecimento sobre técnicas básicas de corrida, saltos, arremessos e natação.
Além disso, os alunos devem desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, tais como: coordenação motora, força, flexibilidade, resistência e equilíbrio.
Além disso, os alunos devem desenvolver habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a cooperação.
Todas essas habilidades são importantes para o desenvolvimento da saúde, bem-estar e qualidade de vida dos alunos.
Métodos e Recursos Didáticos
Durante a aula, os alunos devem ter acesso aos materiais necessários para a realização dos exercícios.
Além disso, é importante que os alunos tenham a oportunidade de praticar os conteúdos abordados, para assim garantir a aquisição dos conhecimentos e habilidades esperadas.
Os alunos também devem ter acesso aos conteúdos teóricos, para que possam compreender melhor as atividades práticas.
Método de Avaliação
Para avaliar os alunos, é importante que sejam realizadas avaliações práticas e teóricas.
Durante as avaliações práticas, os alunos devem demonstrar as habilidades motoras e sociais que foram desenvolvidas durante a aula.
Já nas avaliações teóricas, os alunos devem demonstrar que compreenderam os conteúdos abordados durante a aula.