Plano de Aula: Educação Física para 7º Ano (BNCC)
Planeje suas aulas de Educação Física para o 7º ano com nosso plano de aula. Ele é gratuito e contém todas as informações necessárias para que você crie seus próprios planos de aula.
A Educação Física é um importante componente curricular que tem como objetivo promover o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. No entanto, é preciso planejamento e atenção redobrada quando se trata de ensinar o sétimo ano.
Como os alunos já atingiram uma certa maturidade, é necessário montar uma programação adequada, que considere a faixa etária e que possibilite a participação ativa dos estudantes.
Por isso, preparamos um plano de aula para Educação Física para 7º ano, que segue os objetivos pedagógicos do currículo para essa faixa etária e oferece estratégias interessantes para a execução das aulas. Pretende-se que esse material seja utilizado como referência para os professores que desejam desenvolver a Educação Física desses alunos.
Na sequência, explicaremos sobre os conceitos que estão por trás da Educação Física para 7º ano e como os professores devem lidar com esse tema. Além disso, mostraremos como preparar e executar um plano de aula para esse segmento.
Vamos começar? Então vamos lá!
Sumário
Duração
Esta aula terá a duração de 1 hora, para que os alunos desenvolvam as habilidades e conhecimentos relacionados às unidades temáticas.
Durante o tempo de aula, serão realizadas atividades diversificadas, como jogos, atividades físicas e outras atividades que possam ser adaptadas aos conteúdos abordados.
Ao final de cada aula, será feita uma avaliação dos conhecimentos adquiridos para que se possa acompanhar o progresso dos alunos.
Área do conhecimento
Esta aula está inserida na área de conhecimento de Educação Física, que visa à aquisição e aprimoramento de habilidades motrizes, à melhoria da saúde e do condicionamento físico, bem como à compreensão de princípios e técnicas específicas.
Durante a aula, serão abordados conteúdos relacionados à Educação Física, como esportes, jogos, ginástica, dança, atividades aeróbicas e jogos cooperativos.
Além disso, serão abordados assuntos relacionados à saúde, como nutrição, hábitos saudáveis e cuidados com o corpo.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será “Atividades Físicas e Saúde”, que abordará os seguintes conteúdos:
- Atividades físicas: aeróbicas, resistência, força, flexibilidade e equilíbrio.
- Hábitos saudáveis: alimentação balanceada, descanso, higiene e prática de atividades físicas.
- Cuidados com o corpo: prevenção de lesões, segurança e prevenção de doenças.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento desta aula será o desenvolvimento de habilidades corporais, como força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora, além de conhecimentos sobre saúde, como hábitos saudáveis, alimentação balanceada e cuidados com o corpo.
Os alunos também devem desenvolver conhecimentos sobre as principais atividades físicas, como os esportes, jogos e atividades aeróbicas.
Serão abordados também conteúdos relacionados às regras e às técnicas específicas de cada atividade.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades corporais, como força, resistência, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.
Além disso, devem desenvolver habilidades cognitivas, como compreensão de regras, de técnicas e de princípios específicos de cada atividade, bem como relacionar as atividades físicas com hábitos saudáveis e cuidados com o corpo.
Serão também desenvolvidas habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito às regras e espírito esportivo.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como exposição verbal, demonstração, jogos, atividades físicas e outras atividades que possam ser adaptadas aos conteúdos abordados.
Serão também utilizados recursos como vídeos, slides, material impresso e jogos de tabuleiro.
Será estimulada a participação dos alunos, com perguntas e discussões sobre os assuntos abordados.
Método de Avaliação
A avaliação dos alunos será feita ao final de cada aula, mediante a aplicação de questionários, testes e outros instrumentos que possam ser utilizados para avaliar os conhecimentos adquiridos.
Serão também avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos, como força, resistência, equilíbrio, flexibilidade, coordenação motora e trabalho em equipe.
Será utilizado também o método de autoavaliação, para que os alunos possam avaliar o seu desempenho e o seu progresso durante as aulas.