Plano de Aula: Ensino médio de História (BNCC)
Obtenha o plano de aula ideal para o Ensino Médio de História. Aprenda como ensinar esse conteúdo aos seus alunos de forma eficiente e prática.
O ensino médio é uma parte importante da formação acadêmica, e a disciplina de História é uma parte indispensável dessa formação. Com o objetivo de promover a aprendizagem de conteúdos de história de forma significativa, este artigo tem como foco abordar a elaboração de um plano de aula para o ensino médio.
Um plano de aula é um documento que deve ser previamente planejado para o professor, pois é a partir dele que o professor consegue compreender como planejar uma aula, bem como planejar o desenvolvimento dos conteúdos.
Esta pesquisa vai explorar como planejar um plano de aula, e qual a importância desse plano para um ensino significativo de conteúdos de história para alunos de ensino médio.
Os objetivos deste artigo são: explicar os objetivos de um plano de aula, apresentar as etapas da elaboração de um plano de aula e, por fim, destacar a importância do uso desse plano para um ensino significativo.
Por meio desta pesquisa, busca-se proporcionar ao professor de ensino médio de História informações básicas sobre como planejar aulas para alcançar um ensino de qualidade.
Sumário
Duração
Esta aula terá duração de 45 minutos e abordará os conteúdos especificados como objeto de conhecimento.
O tempo será suficiente para que os alunos explorem os tópicos de forma adequada, permitindo que eles compreendam os conteúdos abordados.
Serão necessários 15 minutos a mais para a realização de exercícios práticos com os alunos, a fim de verificar o grau de compreensão obtido.
Área do Conhecimento
Esta aula trará conteúdos específicos de História, abordando temas relacionados a eventos históricos e socialmente relevantes.
Serão abordados tópicos como o surgimento das monarquias, do capitalismo, a Revolução Industrial e outros fatos históricos importantes para o entendimento do mundo atual.
Os alunos terão a oportunidade de compreender os contextos históricos e as consequências que esses fatos trouxeram para a humanidade.
Unidade Temática
A unidade temática abordada nessa aula será a Revolução Industrial, que ocorreu entre o século XVIII e XIX.
Os alunos terão a oportunidade de compreender como ocorreu a transição entre a economia agrária e a economia industrial, bem como as mudanças que essa revolução trouxe para a sociedade.
Os alunos conhecerão as principais inovações tecnológicas que possibilitaram o surgimento da economia industrial, como a máquina a vapor, as ferrovias e os telares mecânicos.
Objeto de Conhecimento
Neste plano de aula, os alunos explorarão os seguintes objetos de conhecimento:
- Contexto histórico da Revolução Industrial;
- Inovações tecnológicas que possibilitaram o surgimento da economia industrial;
- Consequências da Revolução Industrial para a sociedade.
Os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, análise e interpretação de textos, além de capacidade de síntese.
Métodos e recursos didáticos
Para realizar a aula, será utilizado o método expositivo, onde os conteúdos serão apresentados de forma clara e objetiva.
Serão utilizados recursos multimídia, como vídeos, slides e imagens, a fim de despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos.
Além disso, serão realizados exercícios práticos e discussões em grupo, para que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para compreender o tema.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada por meio de exercícios de múltipla escolha e questões discursivas.
Os alunos também serão avaliados a partir da participação nas discussões em grupo, assim como pelo desempenho nos exercícios práticos.
A avaliação será realizada no final da aula e servirá para verificar o grau de compreensão dos alunos em relação aos conteúdos abordados.