Plano de Aula: Ensino Religioso para 1º ano do Fundamental de acordo com a BNCC
Aprenda como criar um plano de aula de Ensino Religioso para o 1º ano do Fundamental, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A educação religiosa oferece ao aluno as bases e princípios das principais religiões, bem como a possibilidade de compreender a diversidade de crenças por meio de diálogos interculturais e interreligiosos. Isso contribui para o desenvolvimento da consciência crítica, a procura da sabedoria, o exercício da solidariedade e o respeito à diversidade religiosa.
Levando em consideração o que diz a BNCC – Base Nacional Comum Curricular –, os docentes devem compreender que, a partir dos primeiros anos do ensino fundamental, é essencial ensinar os alunos a conhecer e reconhecer as diferentes religiões existentes no mundo e desenvolver a consciência crítica.
Com base nessas informações, este artigo tem como objetivo mostrar como desenvolver um plano de aula para o ensino de religião para o 1º ano do ensino fundamental, de acordo com o que determina a BNCC. O conteúdo abordado será voltado para o conhecimento das religiões e os princípios que as regem, de forma a desenvolver o diálogo interculturais e interreligiosos.
A seguir, serão apresentadas as estratégias a serem utilizadas para alcançar esse objetivo, bem como formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, será abordada a importância de se ensinar sobre religião na escola e como ela contribui para o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos.
Assim, este artigo busca contribuir para a compreensão da importância do ensino religioso e apresentar estratégias que possam ser utilizadas pelos docentes para desenvolver planos de aula de acordo com o que determina a BNCC.
Sumário
Duração
A aula terá a duração de 50 minutos, com uma divisão de 30 minutos para exposição dos conteúdos e 20 minutos para aplicação de atividades que estimulem a reflexão e o entendimento dos conceitos abordados.
O tempo destinado para a exposição permitirá que o professor aborde o conteúdo de forma clara e objetiva, orientando a compreensão e aplicação dos conceitos de forma lúdica.
Os 20 minutos destinados às atividades permitirão ao professor acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e verificar se os conteúdos foram assimilados.
Área do Conhecimento
A aula abordará conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com a BNCC, e será ministrada para alunos do 1º ano do ensino Fundamental.
Serão abordados conteúdos relacionados às manifestações religiosas, culturais e filosóficas, que visam o entendimento da história e da cultura humana, bem como o respeito às diversidades religiosas e culturais.
O conteúdo será tratado de forma a incentivar o diálogo e o entendimento entre diferentes crenças, estimulando o respeito e a compreensão entre os alunos.
Unidade Temática
A unidade temática da aula tratará sobre as manifestações religiosas, culturais e filosóficas da região onde a escola está localizada.
Serão abordados os valores e princípios presentes no contexto local, bem como suas particularidades, de forma a estimular a reflexão e o entendimento das diferentes crenças.
A unidade temática também abordará os direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, bem como o respeito às diversidades culturais e religiosas.
Objeto de Conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados na aula terão como foco os valores e princípios presentes no contexto local, bem como suas manifestações religiosas, culturais e filosóficas.
Serão desenvolvidos conceitos relacionados às diversas crenças e formas de pensar presentes na região, bem como a importância do respeito às diferenças e o diálogo entre as culturas.
Serão desenvolvidos também os direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, estimulando a compreensão de suas obrigações e responsabilidades.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deverá desenvolver habilidades como o raciocínio lógico, para compreender os conceitos abordados ao longo da aula, e a capacidade de diálogo, para discutir questões relacionadas às diversas crenças e formas de pensar.
Serão desenvolvidas também habilidades relacionadas à compreensão e aplicação dos direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, bem como o respeito às diferenças culturais e religiosas.
O aluno também deverá desenvolver a capacidade de se expressar, para que possa manifestar suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos com os demais colegas.
Métodos e Recursos Didáticos
Serão utilizados métodos como exposição dialogada, para que o professor possa explicar os conceitos de forma clara e objetiva, bem como dinâmicas de grupo, para estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.
Serão utilizados também recursos como vídeos, documentários, textos, filmes, entre outros, para que o professor possa abordar os conteúdos de forma lúdica e estimular a compreensão dos alunos.
Os recursos didáticos também servirão para que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de diálogo, bem como a capacidade de se expressar.
Método de Avaliação
O método de avaliação adotado será o de avaliação contínua, que consiste na avaliação das atividades desenvolvidas ao longo da aula, bem como das participações dos alunos durante as discussões.
Para que seja possível avaliar a compreensão dos alunos, serão desenvolvidas atividades como trabalhos em equipe, produção de textos, entre outras, para que o professor possa verificar o entendimento dos conteúdos.
Serão também realizadas avaliações orais, para que o professor possa verificar o desenvolvimento das habilidades desenvolvidas ao longo da aula.