Loading...

Plano de Aula: Ensino Religioso para 1º ano do Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda como criar um plano de aula de Ensino Religioso para o 1º ano do Fundamental, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A educação religiosa oferece ao aluno as bases e princípios das principais religiões, bem como a possibilidade de compreender a diversidade de crenças por meio de diálogos interculturais e interreligiosos. Isso contribui para o desenvolvimento da consciência crítica, a procura da sabedoria, o exercício da solidariedade e o respeito à diversidade religiosa.

Levando em consideração o que diz a BNCC – Base Nacional Comum Curricular –, os docentes devem compreender que, a partir dos primeiros anos do ensino fundamental, é essencial ensinar os alunos a conhecer e reconhecer as diferentes religiões existentes no mundo e desenvolver a consciência crítica.

Com base nessas informações, este artigo tem como objetivo mostrar como desenvolver um plano de aula para o ensino de religião para o 1º ano do ensino fundamental, de acordo com o que determina a BNCC. O conteúdo abordado será voltado para o conhecimento das religiões e os princípios que as regem, de forma a desenvolver o diálogo interculturais e interreligiosos.

A seguir, serão apresentadas as estratégias a serem utilizadas para alcançar esse objetivo, bem como formas de avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Por fim, será abordada a importância de se ensinar sobre religião na escola e como ela contribui para o desenvolvimento da consciência crítica dos alunos.

Assim, este artigo busca contribuir para a compreensão da importância do ensino religioso e apresentar estratégias que possam ser utilizadas pelos docentes para desenvolver planos de aula de acordo com o que determina a BNCC.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá a duração de 50 minutos, com uma divisão de 30 minutos para exposição dos conteúdos e 20 minutos para aplicação de atividades que estimulem a reflexão e o entendimento dos conceitos abordados.

O tempo destinado para a exposição permitirá que o professor aborde o conteúdo de forma clara e objetiva, orientando a compreensão e aplicação dos conceitos de forma lúdica.

Os 20 minutos destinados às atividades permitirão ao professor acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos e verificar se os conteúdos foram assimilados.

Área do Conhecimento

A aula abordará conteúdos de Ensino Religioso, de acordo com a BNCC, e será ministrada para alunos do 1º ano do ensino Fundamental.

Serão abordados conteúdos relacionados às manifestações religiosas, culturais e filosóficas, que visam o entendimento da história e da cultura humana, bem como o respeito às diversidades religiosas e culturais.

O conteúdo será tratado de forma a incentivar o diálogo e o entendimento entre diferentes crenças, estimulando o respeito e a compreensão entre os alunos.

Unidade Temática

A unidade temática da aula tratará sobre as manifestações religiosas, culturais e filosóficas da região onde a escola está localizada.

Serão abordados os valores e princípios presentes no contexto local, bem como suas particularidades, de forma a estimular a reflexão e o entendimento das diferentes crenças.

A unidade temática também abordará os direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, bem como o respeito às diversidades culturais e religiosas.

Objeto de Conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados na aula terão como foco os valores e princípios presentes no contexto local, bem como suas manifestações religiosas, culturais e filosóficas.

Serão desenvolvidos conceitos relacionados às diversas crenças e formas de pensar presentes na região, bem como a importância do respeito às diferenças e o diálogo entre as culturas.

Serão desenvolvidos também os direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, estimulando a compreensão de suas obrigações e responsabilidades.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

O aluno deverá desenvolver habilidades como o raciocínio lógico, para compreender os conceitos abordados ao longo da aula, e a capacidade de diálogo, para discutir questões relacionadas às diversas crenças e formas de pensar.

Serão desenvolvidas também habilidades relacionadas à compreensão e aplicação dos direitos e deveres de cada cidadão na sociedade, bem como o respeito às diferenças culturais e religiosas.

O aluno também deverá desenvolver a capacidade de se expressar, para que possa manifestar suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos com os demais colegas.

Métodos e Recursos Didáticos

Serão utilizados métodos como exposição dialogada, para que o professor possa explicar os conceitos de forma clara e objetiva, bem como dinâmicas de grupo, para estimular a reflexão e o diálogo entre os alunos.

Serão utilizados também recursos como vídeos, documentários, textos, filmes, entre outros, para que o professor possa abordar os conteúdos de forma lúdica e estimular a compreensão dos alunos.

Os recursos didáticos também servirão para que os alunos possam desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de diálogo, bem como a capacidade de se expressar.

Método de Avaliação

O método de avaliação adotado será o de avaliação contínua, que consiste na avaliação das atividades desenvolvidas ao longo da aula, bem como das participações dos alunos durante as discussões.

Para que seja possível avaliar a compreensão dos alunos, serão desenvolvidas atividades como trabalhos em equipe, produção de textos, entre outras, para que o professor possa verificar o entendimento dos conteúdos.

Serão também realizadas avaliações orais, para que o professor possa verificar o desenvolvimento das habilidades desenvolvidas ao longo da aula.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.