Plano de Aula: Filosofia 1 ano Ensino Médio (BNCC)
Aprenda a criar um Plano de aula para Filosofia do 1° ano do ensino médio. Receba dicas, exemplos e materiais de apoio para o seu planejamento.
A filosofia é essencial para o desenvolvimento intelectual dos alunos. É o estudo das questões fundamentais da existência humana e do pensamento, como a verdade, a beleza, o conhecimento, a moralidade, a crença e a liberdade. O ensino de filosofia ajuda os alunos a desenvolver habilidades críticas, bem como a compreender e aferir questões importantes na vida. Um plano de aula para o ensino de filosofia ao primeiro ano do ensino médio é essencial para o sucesso desta disciplina.
Este plano de aula para o ensino de filosofia ao primeiro ano do ensino médio abrangerá o material mais importante que deve ser ensinado nesta disciplina. O plano de aula abordará os seguintes tópicos: história da filosofia, as principais correntes filosóficas, os grandes filósofos e as principais obras. Também incluirá a discussão de tópicos atuais relacionados à filosofia, como ética, direitos humanos, religião e meio ambiente.
Além do conteúdo, este plano de aula abordará também os métodos de ensino mais eficazes para o ensino desta disciplina. Incluirá uma variedade de atividades, tais como discussões em grupo, estudos de caso, painéis de discussão, debates, jogos de simulação e tarefas escritas. Esta variedade de atividades permitirá que os alunos desenvolvam habilidades intelectuais, bem como habilidades sociais.
Este plano de aula não só ajudará os alunos a compreender melhor a disciplina, mas também permitirá que eles desenvolvam um senso de consciência crítica e um pensamento independente. Cada aluno terá a oportunidade de aplicar as habilidades aprendidas à prática da vida real. Ao longo do ano, os alunos desenvolverão uma compreensão profunda da filosofia, o que permitirá que eles sejam mais bem sucedidos em sua jornada educacional.
Este plano de aula fornecerá aos alunos uma base sólida para prosseguir com os estudos de filosofia e desenvolver habilidades críticas que servirão por toda a vida. Ao implementar os conhecimentos e habilidades adquiridas desta disciplina, os alunos estarão melhor preparados para lidar com questões fundamentais da vida.
Sumário
Duração
A aula tem duração de 45 minutos, tempo suficiente para a abordagem dos conteúdos. Os conteúdos deverão ser desenvolvidos de forma que seja possível o aluno compreender o assunto e ter oportunidade de questionar e discutir sobre o mesmo.
Serão necessárias outras aulas para o desenvolvimento dos conteúdos, como aulas expositivas, discussão em grupo, leitura de textos, entre outros.
Ao final da aula, será necessário que o aluno seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na prática, sendo necessário a realização de atividades para a verificação do entendimento.
Área do conhecimento
A disciplina de Filosofia aborda, no 1º ano do Ensino Médio, os principais conceitos da filosofia antiga, como a Teoria do Conhecimento, a Teoria do Ser, a Teoria do Mundo e a Teoria das Relações Humanas.
Serão abordados também os principais pensadores da filosofia antiga, como Sócrates, Platão e Aristóteles, e suas principais obras.
A disciplina também trata de temas como a ética, a moral, a educação, a sociedade e o papel do indivíduo na sociedade.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será a Teoria do Conhecimento, que aborda os principais conceitos da filosofia antiga sobre o conhecimento, como o conhecimento intuitivo, o conhecimento racional e o conhecimento empírico.
Serão abordados também os principais pensadores da filosofia antiga que contribuíram para o desenvolvimento desta teoria, como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Serão discutidos também os principais temas abordados pela teoria, como a verdade, a realidade, a razão e os limites do conhecimento humano.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento desta aula são os principais conceitos da Teoria do Conhecimento, como o conhecimento intuitivo, o conhecimento racional e o conhecimento empírico.
Serão abordados também os principais pensadores da filosofia antiga que contribuíram para o desenvolvimento desta teoria, como Sócrates, Platão e Aristóteles.
Serão discutidos também os principais temas abordados pela teoria, como a verdade, a realidade, a razão e os limites do conhecimento humano.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como o raciocínio lógico, a capacidade de argumentação, o pensamento crítico e a capacidade de compreender e aplicar os conceitos da Teoria do Conhecimento na prática.
Os alunos também deverão desenvolver a capacidade de questionar e discutir sobre os principais temas abordados pela Teoria do Conhecimento.
Os alunos deverão também desenvolver a sua capacidade de reflexão, para que possam compreender e aplicar os conceitos da Teoria do Conhecimento na prática.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como aulas expositivas, discussões em grupo, leitura de textos, filmes, pequenas apresentações, jogos didáticos e outros recursos lúdicos.
Serão também utilizados materiais didáticos como livros, artigos, vídeos, podcasts e outros materiais para ajudar os alunos a compreender melhor os conteúdos.
Serão também utilizados recursos tecnológicos como software educacional, aplicativos, jogos e outros recursos para ajudar os alunos a compreender melhor os conteúdos.
Método de Avaliação
O método de avaliação será baseado nas atividades desenvolvidas durante a aula, como discussões em grupo, leitura de textos, apresentações, jogos, etc.
Também serão utilizados questionários, provas escritas, trabalhos, seminários e outras atividades para avaliar o desempenho dos alunos.
Serão também avaliados os conhecimentos adquiridos pelos alunos, bem como sua capacidade de aplicar os conceitos da Teoria do Conhecimento na prática.