Plano de Aula: Ensino de Filosofia no Fundamental 1 (BNCC)
Obtenha o melhor plano de aula para ensinar filosofia no fundamental 1, com ideias simples e práticas.
O ensino da filosofia no ensino fundamental tem o objetivo de despertar o espírito crítico e o senso de reflexão dos alunos. O ensinar filosofia no ensino fundamental é uma forma de trabalhar questões importantes da vida como o bem e o mal e o que é o certo ou o errado.
O ensino de filosofia no ensino fundamental também pode ser um meio de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre diferentes culturas, lendas, mitos e outras diferentes formas de pensar.
É importante que os professores criem um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental, pois este planejamento permitirá que eles planejem com antecedência o que será abordado em cada aula e garantir que os alunos tenham tempo suficiente para aprender sobre os temas abordados.
Este artigo visa discutir as melhores práticas para o planejamento de aulas de filosofia no ensino fundamental. Serão abordados os objetivos pedagógicos, o uso de recursos didáticos e atividades para o ensino de filosofia para crianças de 8 a 10 anos de idade.
Ao longo deste artigo, os leitores serão capazes de compreender como criar e implementar um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental com sucesso.
Sumário
Duração
A aula de Filosofia terá uma duração de 1 hora, durante a qual serão abordados os conteúdos da unidade temática, bem como as habilidades necessárias para o desenvolvimento do aluno.
Os conteúdos serão abordados de forma lúdica, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, de forma a estimular o interesse dos alunos e o desenvolvimento de habilidades.
Também serão realizadas atividades individuais, como pesquisas, leituras, redações e debates, para estimular a reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.
Área do conhecimento
A aula de Filosofia abordará a Unidade Temática "O pensamento filosófico na Antiguidade".
Nesta unidade os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desde os primórdios da Grécia antiga até a modernidade, conhecendo as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores.
Também serão abordados os temas relacionados ao pensamento filosófico, como o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.
Objetos de conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão: o pensamento filosófico na Antiguidade; as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores; o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desenvolvendo habilidades de análise, reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.
Também serão desenvolvidas habilidades de pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.
Habilidades desenvolvidas
As habilidades que os alunos deverão desenvolver nesta unidade temática são: análise, reflexão, compreensão, pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.
Estas habilidades serão desenvolvidas a partir do estudo dos conteúdos abordados, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, bem como atividades individuais.
Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados nesta aula serão: jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, além de atividades individuais como pesquisas, leituras, redações e debates.
Esses recursos permitirão que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para compreender os conteúdos e refletirem sobre os temas abordados.
Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.
Método de Avaliação
Para avaliar o desenvolvimento dos alunos nesta unidade temática, serão realizadas avaliações escritas e orais, bem como atividades práticas, como jogos, debates e trabalhos em grupo.
Também será avaliada a capacidade dos alunos de refletir sobre os conteúdos abordados e aplicá-los à vida cotidiana.
Os resultados da avaliação serão utilizados para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e avaliar a eficácia dos métodos e recursos didáticos utilizados.