Loading...

Plano de Aula: Ensino de Filosofia no Fundamental 1 (BNCC)

Obtenha o melhor plano de aula para ensinar filosofia no fundamental 1, com ideias simples e práticas.

O ensino da filosofia no ensino fundamental tem o objetivo de despertar o espírito crítico e o senso de reflexão dos alunos. O ensinar filosofia no ensino fundamental é uma forma de trabalhar questões importantes da vida como o bem e o mal e o que é o certo ou o errado.

O ensino de filosofia no ensino fundamental também pode ser um meio de aprofundar o conhecimento dos alunos sobre diferentes culturas, lendas, mitos e outras diferentes formas de pensar.

É importante que os professores criem um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental, pois este planejamento permitirá que eles planejem com antecedência o que será abordado em cada aula e garantir que os alunos tenham tempo suficiente para aprender sobre os temas abordados.

Este artigo visa discutir as melhores práticas para o planejamento de aulas de filosofia no ensino fundamental. Serão abordados os objetivos pedagógicos, o uso de recursos didáticos e atividades para o ensino de filosofia para crianças de 8 a 10 anos de idade.

Ao longo deste artigo, os leitores serão capazes de compreender como criar e implementar um plano de aula para o ensino de filosofia no ensino fundamental com sucesso.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula de Filosofia terá uma duração de 1 hora, durante a qual serão abordados os conteúdos da unidade temática, bem como as habilidades necessárias para o desenvolvimento do aluno.

Os conteúdos serão abordados de forma lúdica, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, de forma a estimular o interesse dos alunos e o desenvolvimento de habilidades.

Também serão realizadas atividades individuais, como pesquisas, leituras, redações e debates, para estimular a reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.

Área do conhecimento

A aula de Filosofia abordará a Unidade Temática "O pensamento filosófico na Antiguidade".

Nesta unidade os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desde os primórdios da Grécia antiga até a modernidade, conhecendo as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores.

Também serão abordados os temas relacionados ao pensamento filosófico, como o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.

Objetos de conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão: o pensamento filosófico na Antiguidade; as principais correntes filosóficas e seus principais pensadores; o conhecimento, a ética, a estética, a política e a religião.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer a história da Filosofia, desenvolvendo habilidades de análise, reflexão e compreensão dos conteúdos abordados.

Também serão desenvolvidas habilidades de pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.

Habilidades desenvolvidas

As habilidades que os alunos deverão desenvolver nesta unidade temática são: análise, reflexão, compreensão, pesquisa, leitura, redação, debate e trabalho em grupo.

Estas habilidades serão desenvolvidas a partir do estudo dos conteúdos abordados, com o uso de jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, bem como atividades individuais.

Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados nesta aula serão: jogos, trabalhos em grupo, filmes e vídeos, além de atividades individuais como pesquisas, leituras, redações e debates.

Esses recursos permitirão que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para compreender os conteúdos e refletirem sobre os temas abordados.

Também serão incentivadas a criatividade e a inovação, estimulando a criação de novas ideias e soluções.

Método de Avaliação

Para avaliar o desenvolvimento dos alunos nesta unidade temática, serão realizadas avaliações escritas e orais, bem como atividades práticas, como jogos, debates e trabalhos em grupo.

Também será avaliada a capacidade dos alunos de refletir sobre os conteúdos abordados e aplicá-los à vida cotidiana.

Os resultados da avaliação serão utilizados para acompanhar o desenvolvimento dos alunos e avaliar a eficácia dos métodos e recursos didáticos utilizados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.

Plano de Aula: Ciências da Natureza para o Ensino Médio

Aprenda como criar um plano de aula eficiente e motivador para a disciplina de Ciências da Natureza no ensino médio.

Plano de Aula: Arte para o Ensino Médio

Aprenda como preparar um plano de aula de Arte para o Ensino Médio. Obtenha dicas e materiais para ensinar Arte no Ensino Médio.

Plano de Aula: Ensine ciências com o 2º ano do ensino fundamental!

O plano de aula para o 2º ano do ensino fundamental abrange diversos assuntos de ciências, que vão desde física até química. Aprenda como ensinar ciências de maneira prática e divertida.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.