Plano de Aula: O Folclore para o ensino fundamental 6o a 9o ano (BNCC)
Aprenda como desenvolver um plano de aula sobre folclore para o ensino fundamental 6o a 9o ano. Explore os materiais didáticos e encontre as melhores estratégias para ensinar!
O folclore é um assunto extremamente importante para o ensino fundamental, principalmente nas classes de 6o a 9o ano. Por meio dele, o professor pode incentivar o interesse dos alunos em diversos temas e assuntos que abordam a cultura e a história local, além de trabalhar outras áreas do conhecimento, tais como a literatura, a arte, a música e até mesmo os idiomas. O presente artigo tem como objetivo apresentar o Plano de Aula que tem como tema o Folclore para o ensino fundamental, possibilitando assim, uma abordagem de forma didática e contextualizada dos conteúdos.
O folclore é uma forma de expressão que é ricamente influenciada pelas tradições e cultura de cada lugar. É considerado um fenômeno de transmissão cultural, sendo responsável por preservar a memória e história de um povo. Por isso, é fundamental a sua inclusion no ensino fundamental, pois permite aos alunos conhecer e estudar a cultura local, incentivando a prática intelectual e social para a compreensão de outras culturas.
Para que o professor possa trabalhar os conteúdos de folclore de forma eficiente e atrativa para os alunos, é preciso desenvolver um plano de aula bem estruturado. Esse plano de aula deve conter atividades diversificadas como arte, música, literatura e até mesmo jogos lúdicos que permitam ao aluno aprender com mais entusiasmo sobre o tema.
Neste contexto, o presente artigo se propõe a apresentar um plano de aula sobre o tema do Folclore para o ensino fundamental, destinado às turmas de 6o a 9o ano. Abordaremos a importância de incluir o folclore no ensino, bem como sugerimos atividades que podem auxiliar o professor na construção do plano de aula.
O desenvolvimento deste plano de aula se baseia no que preconiza as diretrizes curriculares do ensino fundamental, que sugerem a inclusão de temas que permitam uma abordagem contextualizada, envolvendo os alunos de forma mais ativa e dinâmica.
Sumário
Duração
Esta aula terá uma duração de 50 minutos. Aproximadamente 10 minutos serão dedicados ao aquecimento, 10 minutos para a discussão do conteúdo, 20 minutos para a prática e 10 minutos para a avaliação.
Área do conhecimento
Este plano de aula se destina ao ensino da disciplina de Folclore para alunos do 6o ao 9o ano do ensino fundamental.
Unidade temática
Nesta aula abordaremos a temática de folclore, abordando as principais características, elementos e manifestações desta área do conhecimento.
Objeto de conhecimento
O objetivo desta aula é apresentar ao aluno os principais conceitos e processos relacionados ao folclore, abordando o que é folclore, suas características, elementos e manifestações.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: reconhecer e identificar os principais elementos e manifestações do folclore; compreender as características do folclore; e aplicar os conceitos e processos relacionados ao folclore.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados nesta aula serão: exposição oral, discussão de textos, vídeos, slides, atividades práticas e debates.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada através de uma avaliação escrita com questões de múltipla escolha e questões discursivas. A avaliação também incluirá a avaliação das atividades práticas desenvolvidas durante a aula.