Plano de Aula: Como ensinar Futebol de Salão? (BNCC)

Descubra como criar um plano de aula para o futebol de salão e comece hoje mesmo a ensinar seus alunos. Saiba os melhores métodos de ensino e as melhores práticas para o futebol de salão.

O futebol de salão, também conhecido como futsal, é um dos esportes mais divertidos e emocionantes que existem, proporcionando grandes momentos aos seus jogadores e aos espectadores. Por isso, ensinar futebol de salão, de maneira correta e eficaz, é fundamental para que seus alunos possam desenvolver suas habilidades de jogo e adquirirem conhecimento sobre as regras do esporte. Por esse motivo, este artigo discutirá como criar um bom plano de aula para ensinar futebol de salão.

O primeiro passo para criar um bom plano de aula para ensinar futebol de salão é entender o objetivo do plano de aula. É necessário entender o que o professor ou o treinador deseja alcançar com o ensino do futebol de salão. Isso pode variar desde o desenvolvimento de habilidades específicas dos jogadores, como a capacidade de passar ou chutar com precisão, até o desenvolvimento de estratégias táticas que os alunos poderão usar no jogo.

Depois de estabelecer o objetivo das aulas de futebol de salão, é preciso criar um plano de aula que possa ajudar os alunos a atingir essas metas. Isso significa criar um plano de treinamento que seja progressivo, para que os alunos possam construir gradualmente suas habilidades e conhecer as regras do futebol de salão. Além disso, o plano de aula deve ser focado nas necessidades específicas dos alunos, a fim de garantir que todos os alunos tenham as mesmas chances de aprender e desenvolver suas habilidades.

Outro aspecto importante do plano de aula de futebol de salão é o planejamento de atividades. Diferentes atividades devem ser planejadas para diferentes momentos da aula. Por exemplo, alguns jogos ou exercícios podem ser planejados para o início da aula, enquanto outros podem ser usados no meio ou no final da aula. Além disso, é importante fazer uso de atividades que sejam divertidas e ao mesmo tempo instrucionais, para que seus alunos possam ter momentos divertidos, mas ao mesmo tempo aprenderem as regras e habilidades necessárias para jogar futebol de salão.

O último passo para criar um plano de aula eficaz para ensinar futebol de salão é monitorar de perto o progresso dos alunos. O monitoramento é importante para garantir que os alunos estejam realmente se desenvolvendo e adquirindo habilidades e conhecimentos relevantes. Além disso, o monitoramento também é importante para ajustar o plano de aula, caso seja necessário, para garantir que os alunos tenham as melhores chances de aprender e desenvolver suas habilidades no futebol de salão.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula de futebol de salão terá duração de 1h30min, tempo suficiente para explicar os principais conceitos, demonstrar as técnicas e realizar o treinamento dos alunos. O tempo será dividido em três partes: 20 min de explicação dos conceitos, 40 min de treinamento e 30 min de jogo.

Área do conhecimento

A área do conhecimento abordada na aula de futebol de salão será a Educação Física, que abrange conteúdos relacionados ao esporte, saúde, movimento e lazer. É importante que os alunos entendam que a prática desse esporte pode ser realizada de forma consciente e segura, além de proporcionar diversão, desenvolvimento de habilidades e melhora da saúde.

Unidade temática

A unidade temática abordada na aula será o jogo de futebol de salão. Serão abordados conceitos de regras, técnicas, estratégias e habilidades necessárias para o jogo. O objetivo é que os alunos compreendam o jogo e saibam como aplicar os conhecimentos adquiridos na prática.

Objeto de conhecimento

Os principais objetos de conhecimento abordados na aula serão as regras, técnicas, estratégias e habilidades necessárias para jogar futebol de salão. Os alunos aprenderão sobre como se posicionar no campo, como driblar, passar, chutar e defender. Além disso, serão discutidas estratégias de jogo como marcação, posicionamento e formação de linhas.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Durante a aula, os alunos desenvolverão habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. As habilidades motoras incluem o domínio dos movimentos corporais, o controle do corpo e a coordenação de movimentos. As habilidades cognitivas incluem a compreensão das regras, a identificação de estratégias e a tomada de decisões. As habilidades sociais incluem o trabalho em equipe e o respeito ao adversário. Por fim, as habilidades emocionais incluem o autocontrole e o equilíbrio emocional.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos utilizados serão a explicação, a demonstração e a prática. Durante a explicação, o professor apresentará os conceitos e explicará as regras e as estratégias do jogo. Na demonstração, o professor mostrará aos alunos como se posicionar, como driblar, passar e chutar. Por fim, na prática, os alunos terão a oportunidade de praticar os conceitos aprendidos e aplicar as técnicas e estratégias nas partidas de jogo.

Método de Avaliação

O método de avaliação será baseado na observação dos alunos durante a aula. O professor avaliará o domínio das habilidades, a compreensão das regras e as estratégias empregadas durante o jogo. Além disso, o professor poderá aplicar questionários e atividades práticas para avaliar os conhecimentos adquiridos.

Salvar Plano de Aula em PDF