Plano de Aula: Como criar uma experiência interdisciplinar (BNCC)
Descubra como criar um plano de aula interdisciplinar que ofereça aos alunos uma experiência enriquecedora. Aprenda as melhores práticas para ensinar de forma interdisciplinar.
Aprender pode ser divertido. É por isso que os professores trabalham arduamente para criar um currículo interdisciplinar para seus alunos. Um plano de aula interdisciplinar fornece ao aluno experiências de aprendizado que vão além do que pode ser ensinado por meio de uma disciplina específica. O plano de aula interdisciplinar abre a porta para uma variedade de experiências que ajudam os alunos a se conectar com o conteúdo ao mesmo tempo em que pensam criticamente sobre o tópico. Neste artigo, vamos discutir o que é um plano de aula interdisciplinar e como os professores podem criar uma experiência de aprendizado interdisciplinar.
Uma experiência interdisciplinar é uma abordagem de ensino que combina conteúdos de disciplinas diferentes. Por exemplo, um professor pode ensinar história por meio de um experimento de química. Isso mostra aos alunos como realizar uma experiência científica, bem como a importância histórica da descoberta. A abordagem interdisciplinar também permite aos alunos conectar o conhecimento adquirido em disciplinas específicas com seu contexto geral.
Criar uma experiência de aprendizado interdisciplinar exige que os professores considerem como as disciplinas se relacionam entre si e como podem ajudar os alunos a entender melhor o mundo ao seu redor. Os professores devem pensar em como os alunos podem usar seu conhecimento para resolver problemas e desenvolver habilidades significativas. O plano de aula deve ser criado de modo que os alunos possam conectar aspectos diferentes de uma disciplina, interpretar dados de forma crítica e colocar isso tudo em prática.
Além disso, os professores devem pensar em como fornecer aos alunos um caminho significativo para o aprendizado. Isso pode incluir a exploração de tópicos em profundidade, bem como a discussão de ideias emergentes. Os professores devem levar em consideração o que seus alunos já sabem e o que eles podem estar interessados em aprender. Esta abordagem permitirá que os alunos se relacionem com o conteúdo em uma forma significativa e desenvolvam habilidades valiosas.
Diante disso, neste artigo, vamos discutir como criar um plano de aula interdisciplinar para ajudar os alunos a desenvolver habilidades significativas e criar associações significativas entre os conteúdos das disciplinas. Será discutida a importância de criar experiências de aprendizado interdisciplinares e como os professores podem usar essa abordagem para ensinar aos alunos de forma eficaz e envolvente.
Sumário
Duração
O tempo necessário para abordar os conteúdos desta aula é de 3 horas, sendo que 2 horas são reservadas para a apresentação e discussão de conceitos e 1 hora para a aplicação de habilidades.
Durante a aula serão apresentados materiais de apoio para auxiliar a compreensão do conteúdo, como vídeos, artigos, livros, documentários, entre outros.
Além disso, ao final da aula, haverá uma avaliação para verificar o entendimento dos conteúdos abordados.
Área do conhecimento
Esta aula abrangerá o estudo de várias áreas do conhecimento, tais como História, Geografia, Ciências Sociais, Ciências Naturais, Línguas e Educação Física.
O objetivo desta abordagem interdisciplinar é promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a compreensão dos conteúdos abordados.
Além disso, a abordagem interdisciplinar também permite que os alunos trabalhem em grupos para discutir e compartilhar seus conhecimentos.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será “Como criar uma experiência interdisciplinar”.
Nesta unidade, os alunos serão desafiados a desenvolver habilidades e competências para trabalhar de forma interdisciplinar, o que inclui o desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Além disso, os alunos também terão a oportunidade de aprender como criar experiências interdisciplinares, como a criação de vídeos, documentários, jogos, aplicativos, entre outros.
Objetos de conhecimento
Nesta aula, os alunos terão oportunidade de trabalhar com diversos conceitos, tais como: interdisciplinaridade, diversidade cultural, trabalho em equipe, habilidades de comunicação, criatividade, entre outros.
Além disso, também serão abordados processos como a criação de projetos interdisciplinares, a análise de materiais de apoio, a elaboração de argumentos e a apresentação de trabalhos.
Por fim, os alunos também terão a oportunidade de aprender como avaliar um projeto interdisciplinar, de acordo com os critérios estabelecidos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como: trabalho em equipe, comunicação, criatividade, pensamento crítico, pesquisa, análise de dados, entre outras.
Além disso, os alunos também deverão desenvolver habilidades de resolução de problemas, bem como habilidades para trabalhar com diversas áreas do conhecimento.
Por fim, os alunos também deverão desenvolver habilidades para analisar e avaliar projetos interdisciplinares de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados nesta aula incluem: exposição, discussão, debates, trabalhos em grupo, apresentações, vídeos, documentários, artigos, livros, entre outros.
Além disso, também serão utilizados recursos tecnológicos, como computadores, tablets, projetores, entre outros.
Estes recursos serão utilizados para apoiar a apresentação e discussão dos conteúdos e também para a criação de projetos interdisciplinares.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada por meio de uma prova escrita, na qual os alunos serão avaliados de acordo com os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Além disso, também serão avaliados os projetos interdisciplinares criados pelos alunos, de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Por fim, também serão avaliadas outras habilidades desenvolvidas pelos alunos, como trabalho em equipe, comunicação, criatividade, entre outras.