Plano de Aula: Desenvolvimento infantil de 2 a 3 anos (BNCC)
Aprenda como desenvolver o aprendizado infantil dos seus alunos de 2 a 3 anos com um plano de aula maternal.
O desenvolvimento infantil é um momento único e especial na vida de uma criança. A criança passa por mudanças físicas, cognitivas e emocionais significativas nas primeiras três anos de vida, e é importante que os professores e responsáveis entendam essas etapas e ajudem a criança a desenvolver-se de acordo com o seu próprio ritmo. O presente artigo oferece um plano de aula que foi criado para ajudar os educadores a trabalhar com as crianças de 2 a 3 anos de idade e ensiná-las com uma abordagem interativa e divertida.
Neste plano de aula, abordaremos os principais aspectos do desenvolvimento desta faixa etária. Faremos menção às habilidades motoras, intelectuais, sociais e linguísticas que as crianças adquirem nesta etapa. Além disso, apontaremos as principais características desse grupo etário e como os professores e responsáveis podem se apropriar dessas informações para oferecer oportunidades de aprendizagem significativas e divertidas para cada criança. Por fim, ofereceremos dicas de como os educadores podem aplicar estas informações para criar um ambiente de aprendizado bem-sucedido.
Este plano de aula também mostrará a importância de se criar oportunidades para práticas de jogo, atividades fora de sala de aula e aproveitamento do espaço natural. Os jogos irão ajudar a desenvolver as habilidades motoras, intelectuais, sociais e de linguagem das crianças, bem como seu pensamento crítico e senso de configuração, enquanto as atividades fora de sala de aula permitirão que as crianças explorem as suas curiosidades de maneira segura, guiada e educativa.
Finalmente, faremos menção às maneiras que os educadores podem usar o espaço natural para criar oportunidades educacionais para crianças de 2 a 3 anos. Ofereceremos dicas sobre como aproveitar o espaço natural para ensinar às crianças sobre a natureza, estimular o seu senso de descoberta e exploração e ajudá-las a desenvolver as suas habilidades motoras.
Vamos agora discutir tudo isso com mais detalhes. O plano de aula procura fornecer informações práticas sobre o desenvolvimento infantil e ensinar às crianças através de atividades e jogos lúdicos. É importante que os professores e responsáveis entendam que cada criança é diferente e que as atividades desenvolvidas devem ser ajustadas de acordo com as necessidades de cada criança.
Sumário
Duração
O plano de aula terá duração de 2 aulas, cada aula com duração de 45 minutos. O primeiro encontro será para definir os objetivos do curso e estabelecer as bases para o desenvolvimento dos conteúdos, e o segundo encontro será para aplicar o que foi trabalhado inicialmente e avaliar o desenvolvimento dos alunos.
Área do conhecimento
O plano de aula abordará o desenvolvimento infantil de 2 a 3 anos, que é um período em que ocorre o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais. O objetivo é desenvolver as habilidades necessárias para a socialização e autonomia dos alunos.
Unidade temática
A unidade temática será dividida em três partes: desenvolvimento motor, desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento social. Cada parte será trabalhada de maneira lúdica e com habilidades práticas, para que os alunos consigam desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento infantil.
Objeto de conhecimento
Serão abordados conceitos como autonomia, socialização, respeito, responsabilidade, aceitação, cooperação e outros, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Além disso, serão trabalhados processos como a capacidade de expressar sentimentos, resolver problemas, tomar decisões e lidar com situações de conflito.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como a capacidade de expressar sentimentos, resolver problemas, tomar decisões, lidar com situações de conflito, desenvolver a autonomia, além de aprender a se relacionar com outras pessoas e a se adaptar às regras estabelecidas.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados são jogos, brincadeiras, desenhos, músicas, histórias, vídeos, entre outros, que serão utilizados para estimular o desenvolvimento dos alunos. Além disso, serão utilizados materiais lúdicos como bonecas, blocos de construção, entre outros, que ajudarão os alunos a desenvolver as habilidades necessárias.
Método de Avaliação
A avaliação será feita através da observação do desempenho dos alunos durante as aulas, bem como da avaliação de tarefas práticas. Serão utilizados questionários para verificar o desenvolvimento dos alunos, assim como testes para verificar se os alunos estão assimilando os conteúdos. Além disso, serão realizadas avaliações orais para verificar o desenvolvimento das habilidades dos alunos.