Loading...

Plano de Aula: Sistema Monetário para o 4º ano (BNCC)

Aprenda como ensinar aos alunos do 4º ano sobre o Sistema Monetário através desse plano de aula. Desenvolva habilidades e conhecimentos básicos sobre economia de forma divertida e interessante.

Este artigo abordará o planejamento de uma aula que tratará sobre o sistema monetário para alunos do 4º ano. O objetivo é desenvolver o conceito básico de moedas e notas, bem como abordar várias atividades relacionadas à compreensão e uso prático do sistema monetário.

O plano de aula abordará vários conceitos fundamentais relacionados ao sistema monetário. Os alunos adquirirão conhecimento sobre diferentes moedas, as principais unidades de medida de dinheiro, a história do sistema monetário, a criação de notas e moedas, como usar e compreender as notas e moedas, bem como aprender como usar seu conhecimento para economizar dinheiro.

Durante a aula, os alunos farão várias atividades para ajudar a assimilar o conteúdo. Eles terão a oportunidade de realizar experimentos, conversar sobre problemas da vida real e criar projetos interdisciplinares. Estas atividades serão usadas para desenvolver a compreensão do sistema monetário para que os alunos possam usar seu conhecimento para economizar dinheiro e compreender melhor a economia.

O plano de aula oferecerá aos alunos oportunidades de se envolver em discussões produtivas sobre o sistema monetário, bem como ter tempo para refletir sobre o que aprenderam. Ao final da aula, os alunos terão adquirido conhecimento prático sobre o sistema monetário, o que os ajudará a tomar decisões financeiras mais conscientes e mais informadas no futuro.

Este plano de aula proporcionará aos alunos uma experiência divertida e educativa sobre o sistema monetário. Ao final da aula, os alunos entenderão os aspectos básicos do sistema monetário, bem como as vantagens de usar seu conhecimento para economizar e administrar melhor o dinheiro.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de duas horas. Nesse período, os alunos serão expostos aos conceitos básicos de sistema monetário, como moedas, notas e cédulas, bem como seus valores e significado. Além disso, os alunos aprenderão sobre a história do sistema monetário brasileiro e suas variações ao longo dos anos.

Durante a aula, os alunos também terão a oportunidade de praticar as habilidades de matemática básica necessárias para o entendimento do sistema monetário, como somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essas habilidades serão desenvolvidas através de exercícios práticos.

Por fim, os alunos terão a oportunidade de participar de um jogo de tabuleiro que ajudará a consolidar os conhecimentos adquiridos na aula.

Área do conhecimento

Esta aula abordará o tema do sistema monetário, que é parte da área de conhecimento de Matemática. O objetivo desta aula é familiarizar os alunos com o sistema monetário brasileiro e seus princípios básicos.

Os alunos também serão estimulados a desenvolver habilidades matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas habilidades serão aplicadas ao contexto do sistema monetário, a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos básicos.

Por fim, o sistema monetário será visto como parte da história do Brasil, como as mudanças ao longo dos anos, bem como seu impacto na economia brasileira.

Unidade temática

Esta aula abordará a unidade temática de Sistema Monetário. Os alunos serão expostos ao sistema monetário brasileiro e seus princípios básicos. Os alunos também aprenderão sobre a história do sistema monetário brasileiro e suas variações ao longo dos anos.

Os alunos também desenvolverão habilidades matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas habilidades serão aplicadas ao contexto do sistema monetário, a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos básicos.

Por fim, o sistema monetário será visto como parte da história do Brasil, como as mudanças ao longo dos anos, bem como seu impacto na economia brasileira.

Objeto de conhecimento

Os alunos serão apresentados aos conceitos básicos de sistema monetário, como moedas, notas e cédulas, bem como seus valores e significado. Além disso, os alunos aprenderão sobre a história do sistema monetário brasileiro e suas variações ao longo dos anos.

Durante a aula, os alunos também desenvolverão habilidades matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas habilidades serão aplicadas ao contexto do sistema monetário, a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos básicos.

Por fim, o sistema monetário será visto como parte da história do Brasil, como as mudanças ao longo dos anos, bem como seu impacto na economia brasileira.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades de compreensão e interpretação do sistema monetário brasileiro. Isso inclui o entendimento dos conceitos básicos, como moedas, notas e cédulas, bem como seus valores e significado.

Os alunos também devem desenvolver habilidades matemáticas básicas, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Essas habilidades serão aplicadas ao contexto do sistema monetário, a fim de ajudar os alunos a compreender os conceitos básicos.

Por fim, os alunos devem desenvolver habilidades de interpretação histórica, ao estudar a história do sistema monetário brasileiro e seu impacto na economia brasileira.

Métodos e recursos didáticos

Esta aula usará uma variedade de métodos e recursos didáticos para ensinar os alunos sobre o sistema monetário brasileiro. Isso inclui o uso de slides e vídeos para explicar os conceitos básicos do sistema monetário.

Os alunos também terão acesso a livros didáticos, artigos e outros materiais de leitura para ajudar na compreensão dos conceitos. Além disso, os alunos terão a oportunidade de participar de exercícios práticos para desenvolver habilidades matemáticas básicas.

Por fim, os alunos terão a oportunidade de participar de um jogo de tabuleiro que ajudará a consolidar os conhecimentos adquiridos na aula.

Método de Avaliação

No final da aula, os alunos serão avaliados através de uma avaliação escrita. Esta avaliação cobrirá os principais conceitos abordados na aula, como moedas, notas e cédulas, bem como sua história e significado.

Além disso, os alunos serão avaliados em suas habilidades matemáticas básicas, como somar, subtrair, multiplicar e dividir. Estas habilidades serão avaliadas através de exercícios práticos.

Por fim, os alunos serão avaliados em seu conhecimento histórico do sistema monetário brasileiro, incluindo as mudanças ao longo dos anos e seu impacto na economia brasileira.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.