Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Substantivo simples e composto para o 4º ano (BNCC)

Aprenda diferenças entre substantivo simples e composto com o nosso plano de aula pronto para o 4º ano! Venha conferir!

Os substantivos são as palavras mais importantes na língua portuguesa, pois representam pessoas, lugares, animais, objetos, sentimentos, ideias e qualidades. Esta aula tem como objetivo ensinar conceitos básicos sobre substantivos aos alunos do 4º ano.

Vamos explicar primeiro o que é um substantivo simples, seguido por um substantivo composto. Então, abordaremos as diferenças entre os dois tipos, assim como os principais usos de cada um.

Durante a aula, usaremos diversas atividades práticas para estimular o interesse dos alunos e reforçar o aprendizado. Essas atividades envolverão a leitura de exemplos, a classificação de substantivos e a elaboração de frases.

Além disso, destacaremos a importância de usar o substantivo correto em uma frase e os problemas que podem ocorrer quando esse cuidado é negligenciado. Ao final da aula, os alunos devem estar aptos a compreender e usar os substantivos corretamente.

Este plano de aula ensinará aos alunos do 4º ano os conceitos básicos de substantivo simples e composto, mostrando-lhes a importância de usar o substantivo correto em uma frase.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de uma hora. Serão abordados todos os tópicos de acordo com a BNCC, de forma que os alunos consigam compreender e aplicar os conteúdos da disciplina.

Será necessário dedicar alguns minutos para a explicação teórica dos conceitos, bem como de sua aplicação, para que os alunos possam entender e compreender o conteúdo.

Ao final da aula, será dedicado algum tempo para a realização de exercícios, para que os alunos possam aplicar o que foi ensinado na aula.

Área do conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da área de Língua Portuguesa, especificamente substantivos simples e compostos.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão incentivados a compreender e aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Unidade temática

A unidade temática abordada na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação de substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento abordado na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades como a compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula, bem como a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Os alunos deverão também desenvolver a capacidade de argumentação e raciocínio lógico, a fim de compreender e aplicar os conceitos discutidos na aula.

Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de leitura e escrita, para que possam aplicar os conceitos ensinados na aula.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como a explicação teórica, a realização de exercícios e jogos, bem como a utilização de textos e imagens para a compreensão dos conteúdos.

Serão também utilizados recursos como quadro, giz e lousa para a explicação dos conceitos, bem como a utilização de livros didáticos e materiais audiovisuais.

Além disso, serão utilizados recursos tecnológicos, como computadores, tablets e smartphones, para a realização de atividades interativas.

Método de Avaliação

O método de avaliação utilizado na aula será o de provas escritas, com questões objetivas e discursivas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.

Serão também realizadas avaliações práticas, como a realização de exercícios e atividades interativas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.

Ao final da aula, será realizada uma avaliação oral, em que os alunos serão estimulados a responder perguntas e discutir os conteúdos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.