Loading...

Plano de Aula: Substantivo simples e composto para o 4º ano (BNCC)

Aprenda diferenças entre substantivo simples e composto com o nosso plano de aula pronto para o 4º ano! Venha conferir!

Os substantivos são as palavras mais importantes na língua portuguesa, pois representam pessoas, lugares, animais, objetos, sentimentos, ideias e qualidades. Esta aula tem como objetivo ensinar conceitos básicos sobre substantivos aos alunos do 4º ano.

Vamos explicar primeiro o que é um substantivo simples, seguido por um substantivo composto. Então, abordaremos as diferenças entre os dois tipos, assim como os principais usos de cada um.

Durante a aula, usaremos diversas atividades práticas para estimular o interesse dos alunos e reforçar o aprendizado. Essas atividades envolverão a leitura de exemplos, a classificação de substantivos e a elaboração de frases.

Além disso, destacaremos a importância de usar o substantivo correto em uma frase e os problemas que podem ocorrer quando esse cuidado é negligenciado. Ao final da aula, os alunos devem estar aptos a compreender e usar os substantivos corretamente.

Este plano de aula ensinará aos alunos do 4º ano os conceitos básicos de substantivo simples e composto, mostrando-lhes a importância de usar o substantivo correto em uma frase.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de uma hora. Serão abordados todos os tópicos de acordo com a BNCC, de forma que os alunos consigam compreender e aplicar os conteúdos da disciplina.

Será necessário dedicar alguns minutos para a explicação teórica dos conceitos, bem como de sua aplicação, para que os alunos possam entender e compreender o conteúdo.

Ao final da aula, será dedicado algum tempo para a realização de exercícios, para que os alunos possam aplicar o que foi ensinado na aula.

Área do conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da área de Língua Portuguesa, especificamente substantivos simples e compostos.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão incentivados a compreender e aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Unidade temática

A unidade temática abordada na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação de substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento abordado na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.

Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.

Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades como a compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula, bem como a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

Os alunos deverão também desenvolver a capacidade de argumentação e raciocínio lógico, a fim de compreender e aplicar os conceitos discutidos na aula.

Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de leitura e escrita, para que possam aplicar os conceitos ensinados na aula.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como a explicação teórica, a realização de exercícios e jogos, bem como a utilização de textos e imagens para a compreensão dos conteúdos.

Serão também utilizados recursos como quadro, giz e lousa para a explicação dos conceitos, bem como a utilização de livros didáticos e materiais audiovisuais.

Além disso, serão utilizados recursos tecnológicos, como computadores, tablets e smartphones, para a realização de atividades interativas.

Método de Avaliação

O método de avaliação utilizado na aula será o de provas escritas, com questões objetivas e discursivas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.

Serão também realizadas avaliações práticas, como a realização de exercícios e atividades interativas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.

Ao final da aula, será realizada uma avaliação oral, em que os alunos serão estimulados a responder perguntas e discutir os conteúdos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.