Plano de Aula: Substantivo simples e composto para o 4º ano (BNCC)
Aprenda diferenças entre substantivo simples e composto com o nosso plano de aula pronto para o 4º ano! Venha conferir!
Os substantivos são as palavras mais importantes na língua portuguesa, pois representam pessoas, lugares, animais, objetos, sentimentos, ideias e qualidades. Esta aula tem como objetivo ensinar conceitos básicos sobre substantivos aos alunos do 4º ano.
Vamos explicar primeiro o que é um substantivo simples, seguido por um substantivo composto. Então, abordaremos as diferenças entre os dois tipos, assim como os principais usos de cada um.
Durante a aula, usaremos diversas atividades práticas para estimular o interesse dos alunos e reforçar o aprendizado. Essas atividades envolverão a leitura de exemplos, a classificação de substantivos e a elaboração de frases.
Além disso, destacaremos a importância de usar o substantivo correto em uma frase e os problemas que podem ocorrer quando esse cuidado é negligenciado. Ao final da aula, os alunos devem estar aptos a compreender e usar os substantivos corretamente.
Este plano de aula ensinará aos alunos do 4º ano os conceitos básicos de substantivo simples e composto, mostrando-lhes a importância de usar o substantivo correto em uma frase.
Sumário
Duração
A aula terá duração de uma hora. Serão abordados todos os tópicos de acordo com a BNCC, de forma que os alunos consigam compreender e aplicar os conteúdos da disciplina.
Será necessário dedicar alguns minutos para a explicação teórica dos conceitos, bem como de sua aplicação, para que os alunos possam entender e compreender o conteúdo.
Ao final da aula, será dedicado algum tempo para a realização de exercícios, para que os alunos possam aplicar o que foi ensinado na aula.
Área do conhecimento
Esta aula abordará conteúdos da área de Língua Portuguesa, especificamente substantivos simples e compostos.
Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.
Os alunos serão incentivados a compreender e aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Unidade temática
A unidade temática abordada na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.
Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação de substantivos e regras para a formação de substantivos.
Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento abordado na aula será a classificação dos substantivos em simples e composto.
Serão abordados conceitos como os de substantivo simples, substantivo composto, classificação dos substantivos e regras para a formação de substantivos.
Os alunos serão estimulados a aplicar estes conceitos para a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como a compreensão e aplicação dos conceitos abordados na aula, bem como a formação de substantivos de acordo com a norma culta da língua portuguesa.
Os alunos deverão também desenvolver a capacidade de argumentação e raciocínio lógico, a fim de compreender e aplicar os conceitos discutidos na aula.
Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de leitura e escrita, para que possam aplicar os conceitos ensinados na aula.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como a explicação teórica, a realização de exercícios e jogos, bem como a utilização de textos e imagens para a compreensão dos conteúdos.
Serão também utilizados recursos como quadro, giz e lousa para a explicação dos conceitos, bem como a utilização de livros didáticos e materiais audiovisuais.
Além disso, serão utilizados recursos tecnológicos, como computadores, tablets e smartphones, para a realização de atividades interativas.
Método de Avaliação
O método de avaliação utilizado na aula será o de provas escritas, com questões objetivas e discursivas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.
Serão também realizadas avaliações práticas, como a realização de exercícios e atividades interativas, para que os alunos possam demonstrar o que aprenderam.
Ao final da aula, será realizada uma avaliação oral, em que os alunos serão estimulados a responder perguntas e discutir os conteúdos abordados.