Loading...

Plano de Aula: Texto jornalístico para o 6º ano (BNCC)

Descubra como criar um plano de aula eficaz para escrever textos jornalísticos do 6º ano. Utilize nossas dicas para ajudar seus alunos a se tornarem melhores escritores.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, onde estar bem informado é essencial para se manter atualizado e preparado para os desafios do futuro. Por isso, é importante ensinar os estudantes a ler e interpretar textos jornalísticos de forma critica, para que possam ter um melhor aproveitamento do conteúdo presente nos meios de comunicação.

Este artigo tem como objetivo apresentar um plano de aula para o 6º ano, com o propósito de ensinar aos alunos os conceitos básicos de jornalismo e os elementos que compõem um texto jornalístico. O plano de aula será dividido em três partes: uma explicação teórica sobre os conceitos básicos de jornalismo, uma análise de um texto jornalístico real e, por fim, uma atividade prática que envolve a produção de um texto jornalístico.

Durante a explicação teórica, serão abordados temas como princípios jornalísticos, ética e responsabilidade, fontes, formas de reportagem, lançamento de manchetes e redação. Além disso, serão explicados conceitos como argumentação, uso de dados e imagens para ilustrar o texto.

Durante a análise de um texto jornalístico, os alunos serão estimulados a identificar todos os elementos presentes no texto, bem como analisar sua estrutura, argumentação e fontes. Esta atividade tem como objetivo ajudar os estudantes a entenderem como funciona o processo de produção de um texto jornalístico.

Por fim, será desenvolvida uma atividade prática, onde os alunos terão que produzir um texto jornalístico com base em uma notícia. Esta atividade tem como objetivo incentivar os alunos a usarem os conceitos abordados durante a aula e aplicá-los na produção de um texto jornalístico.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

A aula terá duração de 2 aulas de 50 minutos cada. Serão abordados conteúdos teóricos e práticos relacionados ao texto jornalístico.

Durante a aula, os alunos serão estimulados a trabalhar em grupos para discutir as características do texto jornalístico, bem como analisar alguns exemplos.

Ao final da aula, será realizada uma avaliação para avaliar o desempenho dos alunos.

Área do conhecimento

A área de conhecimento para a aula de texto jornalístico é a Língua Portuguesa.

Nesta área, serão abordados conteúdos relacionados às características do texto jornalístico, bem como às técnicas de escrita e redação.

Além disso, o aluno também será estimulado a ler e analisar diversos exemplos de textos jornalísticos.

Unidade temática

A unidade temática da aula será Texto Jornalístico.

Durante a aula, o aluno aprenderá sobre as características do texto jornalístico, bem como sobre as técnicas utilizadas na escrita e na redação de notícias.

Serão abordados também os princípios de ética jornalística, bem como a importância da verificação de fontes ao escrever notícias.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento para a aula de texto jornalístico é o texto jornalístico, bem como as características e princípios que o definem.

Durante a aula, o aluno aprenderá sobre os elementos que compõem o texto jornalístico, tais como o título, a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

Além disso, o aluno será estimulado a investigar e verificar as fontes de informação, bem como a seguir os princípios de ética jornalística.

Habilidades a serem desenvolvidas

As habilidades que o aluno deverá desenvolver durante a aula são a leitura e a escrita de textos jornalísticos, bem como a análise de notícias.

O aluno também deverá desenvolver habilidades de pesquisa e verificação de fontes, bem como a capacidade de redigir notícias de forma clara e objetiva.

Será estimulado ainda o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo, para a discussão e análise de textos.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos utilizados na aula são os seguintes: discussões em grupo, apresentação de slides, vídeos e exercícios de leitura e escrita.

Os alunos também serão estimulados a pesquisar e analisar notícias veiculadas em diversos meios de comunicação.

Serão utilizados também jogos e dinâmicas para estimular a participação dos alunos durante a aula.

Método de Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada na participação durante a aula, bem como na análise de textos e na redação de notícias.

Além disso, serão realizados testes e exercícios para avaliar o conhecimento adquirido durante a aula.

Será realizada ainda uma avaliação final para avaliar o desempenho dos alunos ao longo da aula.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.