Plano de Aula: Calendário para educação infantil (BNCC)
Utilize nosso plano de aula e calendário para a educação infantil. Aprenda mais sobre as melhores práticas para compreender os conceitos básicos da educação.
Educar as crianças é fundamental para o seu desenvolvimento saudável. Para isso, é essencial que os professores e educadores aproveitem ao máximo o tempo em sala de aula para ensinar conteúdos relevantes e dinâmicos. Por isso, o uso de estratégias lúdicas, que aproveitem a capacidade de aprendizagem das crianças, torna-se um dos métodos mais eficazes para ensinar.
Neste sentido, é importante pensar em atividades que possam ajudar a fixar melhor o conteúdo, como é o caso do uso de calendários para educação infantil. Um plano de aula sobre calendários pode trazer diversos benefícios para a sala de aula, como o aumento da compreensão dos conceitos de tempo e data, além de servir como ferramenta para que as crianças aprendam a organizar seu dia a dia.
Neste artigo, vamos mostrar como montar uma atividade no plano de aula usando calendários para educação infantil. Veremos a importância de tal prática para as crianças, como planejar a atividade de maneira adequada e interessante para elas, além de sugerir alguns materiais que podem ser usados para auxiliar a atividade.
Portanto, é necessário compreender como o uso de calendários para educação infantil pode ser uma ferramenta útil para os professores e educadores, pois as crianças podem ter acesso a noções básicas de tempo e data, além de organizar melhor sua rotina.
Por isso, ao longo deste artigo, mostraremos como planejar uma atividade no plano de aula usando calendários para educação infantil e os resultados positivos que tal prática pode trazer para os alunos.
Sumário
Duração
O plano de aula tem a duração de 45 minutos. Serão necessários 10 minutos para a preparação dos materiais e atividades e 35 minutos para a realização das mesmas.
Durante o plano de aula, os alunos terão oportunidade de interagir e aprender sobre os assuntos abordados. Serão incentivados a compartilhar suas opiniões e experiências.
Além disso, o professor deverá considerar o tempo necessário para a realização das atividades, permitindo que os alunos possam compreender o conteúdo.
Área do conhecimento
O plano de aula abordará os conteúdos da disciplina de Educação Infantil. O professor deverá selecionar os temas que serão discutidos com os alunos.
Serão abordados conteúdos relacionados às áreas de desenvolvimento infantil, como ludicidade, criatividade, socialização, cognição e desenvolvimento emocional.
Além disso, o professor deverá selecionar atividades e materiais adequados para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Unidade temática
A unidade temática abordada será o uso do calendário. Os alunos aprenderão sobre o uso do calendário, incluindo os dias da semana, os meses do ano e os feriados.
Serão incentivados a identificar e relacionar os dias da semana e os feriados com datas específicas. Além disso, eles aprenderão sobre a importância de manter um calendário.
Os alunos também terão a oportunidade de criar seu próprio calendário, com base nos temas abordados.
Objeto de conhecimento
Os alunos adquirirão conhecimentos sobre o uso do calendário, incluindo o nome dos dias da semana, os nomes dos meses do ano e os feriados.
Eles também aprenderão sobre a importância de manter um calendário e serão incentivados a criar seu próprio calendário com base nos temas abordados.
Além disso, os alunos serão incentivados a identificar e relacionar os dias da semana e os feriados com datas específicas.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à leitura, escrita e interpretação de textos. Eles deverão compreender as informações contidas no calendário e relacioná-las com datas específicas.
Também serão incentivados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, compreensão e resolução de problemas. Os alunos serão desafiados a criar seu próprio calendário com base nos temas abordados.
Além disso, os alunos deverão desenvolver habilidades de comunicação, socialização e trabalho em equipe.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos para o desenvolvimento das habilidades dos alunos. Serão utilizados materiais impressos, como calendários, livros, jogos e outros materiais para o ensino da disciplina.
Também serão utilizados métodos de ensino ativos, como discussões em grupo, trabalhos em equipe, jogos de simulação e outras atividades lúdicas para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Além disso, serão utilizados recursos tecnológicos, como computadores, tablets e outros dispositivos para o ensino dos conteúdos.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada durante o desenvolvimento das atividades, através da observação do professor. Os alunos serão avaliados com base nas habilidades desenvolvidas e no desempenho nas atividades.
Além disso, serão realizadas avaliações formais, como provas escritas e orais, para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos.
O professor também poderá incentivar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, para que os alunos possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos.