Plano de Aula: Educação infantil na nova escola (BNCC)
Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.
Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital. A tecnologia está se tornando cada vez mais importante, tanto para pais e professores, quanto para alunos. A educação infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades e comportamentos importantes, tais como: habilidades sociais, cognitivas, artísticas e linguísticas que os alunos necessitam para se tornarem adultos bem-sucedidos e saudáveis.
A nova Escola tem desenvolvido um plano de aula específico para a Educação Infantil, que abrange um ensino interativo e envolvente, permitindo aos alunos explorar, descobrir e experimentar o mundo ao redor. O plano de aula da New School é projetado para ajudar os alunos a desenvolver habilidades fundamentais como leitura, escrita, ciências, matemática, artes, música e tecnologia, bem como fornecer orientação e suporte social.
Neste artigo, discutiremos como a Educação Infantil na Nova Escola pode ser usada para desenvolver as habilidades necessárias para os alunos. Também discutiremos como o plano de aula da Nova Escola fomenta um ensino interativo e envolvente. Também forneceremos exemplos de como a Nova Escola implementa suas estratégias de ensino em seus planos de aula.
Por último, daremos um olhar geral sobre como o plano de aula da Nova Escola pode ser usado como modelo para as escolas em torno do mundo, para que os alunos possam desenvolver e adquirir habilidades fundamentais para se tornarem adultos saudáveis e bem-sucedidos.
Portanto, esse artigo abordará as seguintes questões sobre a Educação Infantil na Nova Escola: 1) como as estratégias de ensino da Nova Escola podem ser usadas para desenvolver habilidades fundamentais, 2) quais são os benefícios de usar o plano de aula da Nova Escola e 3) como este plano de aula pode ser usado como modelo para as escolas em torno do mundo.
Sumário
Duração
O plano de aula terá a duração de 4 semanas. Durante esse período, os alunos terão a oportunidade de explorar e desenvolver habilidades ligadas à educação infantil, a fim de se preparar para a nova escola.
Durante as aulas, os alunos terão a oportunidade de explorar e desenvolver habilidades relacionadas ao ambiente escolar, às regras e às responsabilidades ligadas à educação infantil.
As aulas terão a duração de 50 minutos, com um intervalo de 10 minutos entre elas para que os alunos possam descansar e interagir com os professores.
Área do conhecimento
O plano de aula abrangerá os conteúdos da área de conhecimento da educação infantil, que incluem, mas não se limitam a, o desenvolvimento da autonomia, a socialização, o autocuidado, o desenvolvimento das habilidades motoras, a alfabetização e a alimentação saudável.
Os alunos terão a oportunidade de explorar e discutir esses temas, desenvolvendo habilidades de pesquisa, leitura, escrita e interpretação de textos.
Os alunos também terão a oportunidade de se engajar em atividades práticas, como o jogo, o desenho, a pintura, a cozinha, o trabalho em grupo, a discussão de temas e a realização de projetos.
Unidade temática
A unidade temática abordada no plano de aula será “Desenvolvimento da autonomia e responsabilidade”. Durante essa unidade, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade e autocuidado.
Os alunos também terão a oportunidade de explorar temas relacionados à socialização, alfabetização, habilidades motoras, alimentação saudável e outros temas relacionados à educação infantil.
Durante essa unidade, os alunos terão a oportunidade de se engajar em atividades práticas, como o jogo, o desenho, a pintura, a cozinha, o trabalho em grupo, a discussão de temas e a realização de projetos.
Objeto de conhecimento
Durante o plano de aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de autonomia, responsabilidade e autocuidado, além de aprender sobre as regras e responsabilidades ligadas à educação infantil.
Os alunos também terão a oportunidade de explorar temas relacionados à socialização, alfabetização, habilidades motoras, alimentação saudável e outros temas relacionados à educação infantil.
Durante o plano de aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos durante as aulas através de atividades práticas, como o jogo, o desenho, a pintura, a cozinha, o trabalho em grupo, a discussão de temas e a realização de projetos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante o plano de aula, os alunos deverão desenvolver habilidades de autonomia, responsabilidade, autocuidado, socialização, alfabetização, habilidades motoras e alimentação saudável.
Os alunos também deverão desenvolver habilidades de leitura, escrita, pesquisa, interpretação de textos e trabalho em grupo.
Durante o plano de aula, os alunos deverão desenvolver habilidades de criatividade, iniciativa, problem-solving e trabalho em equipe.
Métodos e recursos didáticos
O plano de aula será aplicado através de métodos e recursos didáticos, tais como palestras, discussões, atividades práticas, jogos, trabalhos em grupo, leitura de textos, vídeos e apresentações.
Durante o plano de aula, os alunos terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos durante as aulas através de atividades práticas, como o jogo, o desenho, a pintura, a cozinha, o trabalho em grupo, a discussão de temas e a realização de projetos.
Os alunos também terão a oportunidade de trabalhar com materiais didáticos, tais como livros, revistas, jornais, vídeos, jogos eletrônicos, computadores e outros recursos tecnológicos.
Método de Avaliação
O método de avaliação adotado no plano de aula será o de avaliação contínua. Durante o plano de aula, os alunos serão avaliados através de atividades práticas, discussões, trabalhos em grupo, leitura de textos, vídeos e apresentações.
A avaliação contínua permitirá aos professores acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo do plano de aula e avaliar seus conhecimentos adquiridos.
Os alunos também serão avaliados através de testes, avaliações escritas e trabalhos de casa, de acordo com a necessidade do curso.