Plano de Aula: Como usar a massinha na educação infantil (BNCC)
Aprenda como desenvolver um plano de aula adequado para crianças da educação infantil, utilizando massinha como material didático.
O uso da massinha na educação infantil é uma atividade lúdica e importante para o desenvolvimento dos alunos. Ela estimula a criatividade, a capacidade de imaginação, a coordenação motora e a descoberta de novos materiais. Além disso, é necessário considerar a segurança na manipulação da massinha, para que não haja nenhum acidente ou incidente.
Neste artigo será abordado como montar um plano de aula para a utilização da massinha na educação infantil, incluindo as etapas que compõem o processo e as estratégias para que a atividade seja segura e benéfica para as crianças.
Discutir sobre a massinha na educação infantil é de suma importância para que os professores possam ensinar aos alunos, de forma divertida e segura, práticas que desenvolvam habilidades e competências.
Esse artigo tem como objetivo orientar os professores sobre como montar um plano de aula assertivo para utilização da massinha nos processos ensino-aprendizagem que acontecem nas salas de aula.
Deste modo, é necessário que os professores conheçam as etapas do processo e saibam quais propostas de atividades são mais adequadas para a faixa etária dos alunos.
Sumário
Duração
O conteúdo desta aula terá a duração de 45 minutos, sendo que 15 minutos serão destinados à preparação da atividade, 30 minutos para a execução e os últimos 15 minutos para a avaliação do resultado final.
Área do conhecimento
Esta aula abordará o tema "Como usar a massinha na educação infantil", pertencente à área de conhecimento "Educação infantil e Ensino Fundamental".
Unidade temática
Esta unidade temática trata sobre a utilização da massinha na educação infantil, desenvolvendo diversas habilidades importantes para a formação do aluno.
Objeto de conhecimento
Nesta aula, os alunos serão desafiados a desenvolver habilidades manuais e criativas, como a modelagem em massinha, desenvolvendo assim suas capacidades de expressão e trabalho em grupo.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Nesta atividade, os alunos desenvolverão habilidades como criatividade, expressão, trabalho em grupo, raciocínio lógico e resolução de problemas.
Métodos e recursos didáticos
Para a execução desta atividade, serão usados recursos como massinha, tesoura, cola, lápis, canetinha, papel e outros materiais que ajudem a desenvolver as habilidades dos alunos.
Método de Avaliação
A avaliação será feita a partir do resultado final da atividade, analisando o trabalho em grupo e o desenvolvimento das habilidades dos alunos durante a execução da atividade.