Plano de Aula: Corpo e Movimento na Educação Infantil (BNCC)
Descubra como o plano de aula sobre Corpo e Movimento pode ser usado para ensinar crianças da educação infantil. Saiba como tornar suas aulas mais divertidas e instigantes!
A Educação Infantil é uma etapa fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois além de servir de base para o aprendizado de conteúdos, ela fornece elementos para a formação social, cognitiva, motora e afetiva. Nesse contexto, a teoria do Corpo e do Movimento é fundamental para que a criança possa desenvolver as suas capacidades e habilidades. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo apresentar um Plano de Aula que aborde a Teoria do Corpo e do Movimento na Educação Infantil.
O Plano de Aula descrito aqui se baseia na Teoria do Corpo e do Movimento de Fisioterapia Desenvolvimentista de Encarna Amado, que propõe o desenvolvimento motor organizado e hierarquizado em função de habilidades primárias e secundárias. A Teoria da Integração Sensorial também é usada como base para determinar as habilidades que as crianças devem desenvolver.
Para construir o Plano de Aula, serão levadas em consideração as competências desenvolvidas, assim como a aquisição de conhecimento e habilidades motoras, a execução de tarefas desafiadoras, a aquisição da autonomia e a coordenação motora. Serão consideradas também as contribuições dos recursos lúdicos para o desenvolvimento das habilidades motoras da criança.
O Plano de Aula será desenvolvido em três fases, cada uma delas com atividades específicas para cada faixa etária. A primeira fase aborda atividades que visam às habilidades primárias, como a aquisição e o desenvolvimento do tônus muscular, a determinação do equilíbrio e a execução correta dos movimentos básicos. A segunda fase envolve atividades centrada na aquisição e desenvolvimento das habilidades secundárias, como a lateralidade e a direção. Por fim, a terceira fase abordará atividades que visam à aquisição e desenvolvimento das habilidades globais, ou seja, que envolvam o uso de diversas habilidades primárias e secundárias.
A partir dessas informações, esse artigo descreverá o Plano de Aula para o desenvolvimento da Teoria do Corpo e do Movimento na Educação Infantil e destacará o papel dos recursos lúdicos para o desenvolvimento motor da criança.
Sumário
Duração
A duração do plano de aula será de aproximadamente duas horas. O objetivo é que os alunos consigam aproveitar o máximo da aula, aproveitando o tempo para explorar e se divertir com os conteúdos abordados.
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os conceitos e processos relacionados ao corpo e movimento, bem como desenvolver habilidades importantes para sua formação integral.
O tempo será dividido entre a exposição do conteúdo, a realização de atividades práticas e a reflexão sobre o que foi aprendido.
Área do conhecimento
O plano de aula abordará o tema Corpo e Movimento na Educação Infantil, que faz parte da área de conhecimento da Educação Física.
O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades motoras e cognitivas, além de conhecimentos relacionados ao corpo e movimento, como postura, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, entre outros.
Também será possível explorar a interação entre o corpo e o meio ambiente, através de jogos, dança e outras atividades.
Unidade temática
A unidade temática abordada neste plano de aula será a exploração do corpo e do movimento através de jogos e dança.
Serão abordados conceitos relacionados ao corpo e movimento, como postura, força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, entre outros.
Será possível explorar a interação entre o corpo e o meio ambiente, através de jogos, dança e outras atividades.
Objeto de conhecimento
Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os conceitos e processos relacionados ao corpo e movimento, bem como desenvolver habilidades importantes para sua formação integral.
A intenção é que os alunos desenvolvam noções sobre postura, equilíbrio, força, resistência, flexibilidade, coordenação motora, entre outros.
Também será possível explorar a interação entre o corpo e o meio ambiente, através de jogos, dança e outras atividades.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades importantes para sua formação integral, como: consciência corporal, desenvolvimento de habilidades motoras, consciência espacial, desenvolvimento de habilidades cognitivas, entre outras.
Também será possível explorar a interação entre o corpo e o meio ambiente, através de jogos, dança e outras atividades.
Além disso, a aula também proporcionará o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito ao próximo, responsabilidade e colaboração.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos variados para a abordagem do tema, como: jogos, vídeos, músicas, desenhos, entre outros.
Também serão propostas atividades práticas que proporcionarão aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos e processos aprendidos.
Serão utilizados recursos audiovisuais para propiciar a visualização do conteúdo e a compreensão dos conceitos abordados.
Método de Avaliação
A avaliação dos alunos será realizada através de observação contínua e de atividades práticas.
Serão avaliadas as habilidades desenvolvidas pelos alunos durante a aula, como consciência corporal, desenvolvimento de habilidades motoras, consciência espacial, desenvolvimento de habilidades cognitivas, entre outras.
Também será possível avaliar o desenvolvimento de habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito ao próximo, responsabilidade e colaboração.