Plano de Aula: Princípios básicos de educação física para educação infantil (BNCC)
O plano de aula mostra como os princípios básicos de educação física podem ser ensinados às crianças na educação infantil. Dicas práticas e sugestões passo a passo para ajudar os professores a criar um plano de aula de educação física.
A educação física é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. O objetivo deste artigo é fornecer um plano de aula de introdução aos princípios básicos de educação física para educação infantil. Aprender a importância de uma atividade física balanceada, o que é necessário para se tornar fisicamente ativo e como os professores podem usar jogos e exercícios para desenvolver seus alunos serão abordados.
Os benefícios da educação física para crianças são amplos e abrangentes. De habilidades motoras básicas, como correr e pular, a habilidades sociais, como trabalhar em grupo e trabalhar em equipe, a educação física tem papel fundamental no desenvolvimento saudável das crianças.
Neste artigo, discutiremos os princípios básicos de educação física para educação infantil, incluindo a importância de uma atividade física balanceada, como os professores podem usar jogos e exercícios para desenvolver seus alunos e o que é necessário para se tornar fisicamente ativo. O objetivo deste artigo é fornecer um plano de aula de introdução aos princípios básicos de educação física para educação infantil.
Primeiramente, discutiremos a importância de uma atividade física balanceada para crianças. Em seguida, os professores aprenderão como usar jogos e exercícios para desenvolver seus alunos. Por fim, discutiremos o que é necessário para se tornar fisicamente ativo. Cada seção fornecerá informações detalhadas sobre os princípios básicos de educação física para crianças.
Este artigo é destinado a professores que ensinam educação física para crianças. Aprenderão sobre os princípios básicos de educação física para crianças, como fornecer uma atividade física balanceada e usar jogos e exercícios para desenvolver seus alunos. Ao final deste artigo, os leitores terão um plano de aula de introdução aos princípios básicos de educação física para crianças.
Sumário
Duração
O plano de aula tem como objetivo desenvolver os princípios básicos de educação física para educação infantil, com duração de 1h30min. Durante esse tempo, serão abordados os principais conceitos, habilidades e processos que devem ser desenvolvidos pelos alunos.
Área do conhecimento
O plano de aula aborda os princípios básicos de educação física para educação infantil, que faz parte da área de conhecimento da Educação Física.
Unidade temática
A unidade temática abordada será o desenvolvimento dos princípios básicos de educação física para educação infantil, que incluem os conceitos de força, resistência, equilíbrio, coordenação, agilidade e flexibilidade.
Objeto de conhecimento
Os conceitos e processos abordados serão os princípios básicos de educação física para educação infantil, como força, resistência, equilíbrio, coordenação, agilidade e flexibilidade. Além disso, serão abordadas também as habilidades motoras e as habilidades de execução de movimentos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Durante a aula, os alunos deverão desenvolver as habilidades motoras, como força, resistência, equilíbrio, coordenação, agilidade e flexibilidade. Além disso, também deverão desenvolver habilidades de execução de movimentos, como correr, saltar, lançar e receber, entre outras.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados durante a aula serão os jogos recreativos, que são uma forma divertida e eficaz de ensinar os princípios básicos de educação física para educação infantil. Também serão utilizados jogos de tabuleiro, vídeos e músicas para estimular a participação e o interesse dos alunos.
Método de Avaliação
O método de avaliação será a avaliação formativa, que é uma avaliação contínua durante o processo de aprendizagem. Serão utilizadas atividades e jogos para avaliar o desempenho dos alunos, assim como a participação e o interesse dos alunos durante as aulas.