Loading...

Plano de Aula: História de acordo com a BNCC

Obtenha o melhor plano de aula para ensinar História de acordo com os parâmetros da BNCC. Descubra as necessidades e estratégias de ensino mais adequadas para seus alunos.

O ensino de história está sempre em constante evolução. Desde o início dos tempos, os educadores têm procurado novas maneiras de ajudar os alunos a aprender sobre os acontecimentos do passado e como eles influenciam o presente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma das mais recentes iniciativas que busca modernizar a abordagem de ensino de história. Esta abordagem visa oferecer um significado real para os alunos sobre o passado. Estas orientações geralmente são usadas para ajudar os professores a desenvolver planos de aula que têm um foco maior na compreensão. Neste artigo, examinaremos como os professores podem incorporar as orientações da BNCC em seus planos de aula para oferecer aos alunos uma educação de história significativa.

O ensino de história deve ir além de simplesmente quebrar os eventos e fatos do passado. É importante que os alunos também compreendam como esses eventos e fatos estão relacionados e por que são importantes para o presente. A BNCC oferece orientações para ajudar os professores a criar planos de aula que abordem essas questões. Estas orientações irão abordar a abordagem ideal para a educação de história, que deve ser baseada em torno de quatro conceitos centrais. Estes conceitos incluem o contexto, o pensamento crítico, a compreensão de fatos e o desenvolvimento de argumentos baseados em evidências.

Para entender como esses conceitos são aplicados nos planos de aula, é importante compreender como eles podem ser implementados. Embora cada escola tenha sua própria abordagem para ensino de história, muitas escolas seguem a BNCC. Essa abordagem se concentra na compreensão das ideias, dos fatos e dos argumentos relacionados ao assunto. Por exemplo, um plano de aula pode incluir discussões sobre como os diferentes governos e líderes históricos expressaram ou influenciaram as mudanças na sociedade. Esta abordagem incentiva os alunos a desenvolverem habilidades de pensamento crítico e a aprofundarem seu entendimento sobre o assunto.

Outra maneira pela qual os professores podem usar as orientações da BNCC em seus planos de aula é ao estabelecer um ambiente de aprendizagem baseado em evidências. Para ajudar os alunos a desenvolverem seus próprios argumentos e sínteses, os professores podem usar fontes primárias (documentos e outras fontes diretas) para aprofundar seu entendimento. Por meio da análise desses materiais, os alunos podem desenvolver seu próprio senso crítico e contexto para a história.

Ao usar as orientações da BNCC em seu plano de aula, os professores podem oferecer aos alunos uma educação significativa em história. Ao incentivar o pensamento crítico e o desenvolvimento de argumentos baseados em evidências, os alunos podem obter uma compreensão mais profunda sobre o passado. O resultado final é que os alunos

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula de História terá duração de uma hora e meia, onde serão abordados conteúdos sobre o período da Primeira República.

Esta aula será dividida em duas partes, sendo que a primeira parte será apresentação dos conteúdos teóricos e a segunda parte será dedicada a discussão e aplicação dos conteúdos.

Será dada uma pausa de dez minutos entre as duas partes para que os alunos possam descansar e se preparar para a segunda parte.

Área do conhecimento

Esta aula de História abordará conteúdos relacionados ao período da Primeira República.

No final desta aula, os alunos deverão ter conhecimento sobre a história do período, bem como sobre as principais figuras e acontecimentos mais relevantes deste período.

Também serão abordados os impactos desta época na atualidade, para que os alunos possam ter uma visão mais ampla sobre o assunto.

Unidade temática

O tema desta aula será a Primeira República.

Serão abordados conteúdos sobre os principais acontecimentos e figuras deste período, bem como a importância deste período na história do Brasil.

Também serão abordados os impactos deste período na atualidade, para que os alunos possam ter uma visão mais ampla sobre o assunto.

Objeto de conhecimento

Os conceitos abordados nesta aula serão os principais acontecimentos e figuras deste período, bem como a importância deste período na história do Brasil.

Os processos que serão abordados nesta aula são a análise crítica dos acontecimentos e figuras deste período, a discussão dos impactos deste período na atualidade e a compreensão da importância deste período na história do Brasil.

Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de explicar os principais acontecimentos e figuras deste período, bem como sua importância na história do Brasil.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades de interpretação, análise crítica e discussão de conteúdos relacionados ao período da Primeira República.

Os alunos também deverão desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de textos relacionados ao período da Primeira República, bem como habilidades de pesquisa para obter mais informações sobre o assunto.

Ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de explicar os principais acontecimentos e figuras deste período, bem como sua importância na história do Brasil.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos didáticos utilizados nesta aula serão a exposição, a discussão e a aplicação dos conteúdos.

Como recursos didáticos, serão utilizados textos, vídeos, fotos e gráficos relacionados ao período da Primeira República.

Também serão utilizados materiais de apoio, como livros, artigos, jornais e revistas, para aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre o assunto.

Método de Avaliação

A avaliação desta aula será realizada através de provas escritas e discussões em grupo.

Os alunos também serão avaliados através de trabalhos individuais e em grupo, onde deverão aplicar os conteúdos aprendidos na aula.

Ao final da aula, os alunos também serão avaliados através de uma apresentação oral, onde deverão expor os conteúdos aprendidos.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: História do 2º ano fundamental

Confira neste artigo o plano de aula de História para o 2º ano do ensino fundamental, com exercícios e atividades para aulas dinâmicas e divertidas.

Plano de Aula: História para o 6º ano

Encontre um plano de aula de História para o 6º ano, com conteúdos atualizados e totalmente adaptado à realidade escolar.

Plano de Aula: História e Geografia 1º Ano Fundamental

Desenvolva e amplie o conhecimento dos alunos com um plano de aula para História e Geografia do 1º ano fundamental. Obtenha aqui dicas, sugestões e conteúdos para ensinar com criatividade!