Loading...

Plano de Aula: Educação Física para o 5º ano. (BNCC)

Encontre aqui um plano de aula de Educação Física para o 5º ano, com atividades lúdicas e divertidas para estimular o desenvolvimento dos alunos.

Educação Física é uma disciplina importante na grade escolar, pois contribui tanto para o desenvolvimento pessoal dos alunos quanto para o bem-estar deles. Ela ajuda a melhorar a saúde geral, o desempenho acadêmico, a autoestima e a consciência corporal de todos.

Neste artigo, nós apresentaremos um plano de aula para a disciplina de Educação Física para alunos do 5º ano. O plano de aula visa desenvolver habilidades motoras básicas, aprimorar conceitos de segurança e ensinar sobre o controle de movimentos corporais, além de outras disciplinas.

Ao longo deste plano de aula, os alunos aprenderão habilidades motoras básicas como correr, pular, arremessar e saltar. Eles também desenvolverão suas habilidades cognitivas, reforçando conceitos básicos sobre segurança, controle corporal e outras habilidades.

Os alunos também explorarão outras disciplinas relacionadas à Educação Física, como nutrição, anatomia humana, saúde e esportes. Além disso, eles obterão uma compreensão mais profunda sobre o corpo humano e suas funções.

Este plano de aula de Educação Física do 5º ano é uma ótima maneira de engajar os alunos e promover o aprendizado dentro e fora da sala de aula. Os alunos experimentarão muitos dos benefícios da Educação Física, enquanto terão a oportunidade de se divertir e conhecer melhor o seu próprio corpo.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

O tempo necessário para abordar os conteúdos planejados para esta aula será de 50 minutos. Serão 30 minutos para a explicação dos conceitos e 20 minutos para a prática dos mesmos.

Durante a aula, os alunos serão estimulados a participar de forma ativa, para que possam desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento da disciplina.

Ao final da aula, será feita uma avaliação para verificar se os alunos compreenderam os conteúdos.

Área do Conhecimento

Esta aula abordará conteúdos de Educação Física, com foco no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas dos alunos.

Os conteúdos abordados serão: ginástica, postura, equilíbrio, força e resistência, entre outros.

Serão trabalhadas também as habilidades de trabalho em equipe, comunicação, colaboração e respeito às regras.

Unidade Temática

Esta aula abordará a unidade temática “Ginástica”, que trabalhará a coordenação motora, o equilíbrio, a força e a resistência.

Os alunos aprenderão a realizar movimentos específicos e a aplicar as habilidades adquiridas em atividades práticas.

Serão abordadas também as habilidades de trabalho em equipe, comunicação, colaboração e respeito às regras.

Objeto de Conhecimento

Serão abordados os seguintes conceitos e processos: coordenação motora, equilíbrio, força e resistência, habilidades de trabalho em equipe, comunicação, colaboração e respeito às regras.

Os alunos serão estimulados a desenvolver as habilidades adquiridas através de atividades práticas, tais como: corridas, saltos, arremessos, entre outras.

Será trabalhado também o respeito às regras e às normas estabelecidas, para que os alunos possam desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, tais como: coordenação, equilíbrio, força e resistência, bem como habilidades de trabalho em equipe, comunicação, colaboração e respeito às regras.

Serão trabalhadas também habilidades cognitivas, como a capacidade de interpretar e aplicar os conceitos aprendidos em atividades práticas.

Os alunos também devem desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, comunicação, colaboração e respeito às regras.

Métodos e Recursos Didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como: explicações, apresentações, jogos e atividades práticas.

Serão utilizados também recursos como: quadro branco, vídeos, slides, livros, entre outros.

Os alunos serão estimulados a participar de forma ativa, para que possam desenvolver as habilidades necessárias para o desenvolvimento da disciplina.

Método de Avaliação

A avaliação será feita através de testes escritos, observação e discussão dos conteúdos trabalhados.

Serão também avaliadas as habilidades motoras e cognitivas desenvolvidas pelos alunos.

Ao final da aula, os alunos serão avaliados de acordo com a sua participação, bem como com a compreensão dos conteúdos trabalhados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: 1º ano do Ensino Fundamental de acordo com a BNCC

Aprenda a criar um plano de aula para o 1º ano do ensino fundamental, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Plano de Aula: 4º Bimestre, 3º Ano

Confira nosso plano de aula para o 4º bimestre do 3º ano da escola. Encontre tudo o que você precisa para seus estudos aqui!

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.