Loading...

Plano de Aula: Jogos e brincadeiras na Educação Física (BNCC)

Descubra como planejar sua aula de educação física utilizando jogos e brincadeiras para conseguir um resultado satisfatório.

O ensino de Jogos e Brincadeiras na Educação Física possibilita o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora, das habilidades sociais e do espírito de equipe entre os alunos. Por meio de jogos e brincadeiras, os estudantes também reforçam as regras, as leis e a hierarquia entre os participantes. O professor de Educação Física deve estruturar um plano de aula adequado para o ensino destas atividades e proporcionar aos alunos momentos de diversão, lazer e descoberta.

Este artigo abordará as diretrizes que devem ser seguidas para a elaboração de um plano de aula voltado para o ensino de jogos e brincadeiras. Serão fornecidos também métodos e estratégias para que o professor possa adaptar jogos e brincadeiras para cada turma, permitindo assim que os alunos se sintam desafiados e motivados.

O plano de aula deverá ser desenvolvido de acordo com a faixa etária dos alunos, bem como o contexto e o ambiente desportivo em que o ensino-aprendizagem ocorre. O professor deverá selecionar jogos e brincadeiras que estejam de acordo com os interesses dos alunos, além de estipular regras e hierarquias para garantir que todos os envolvidos cumpram seus papéis.

Por fim, este artigo destacará as melhores práticas para a implementação de jogos e brincadeiras na Educação Física e abordará os benefícios desta forma de ensino para os alunos, destacando as habilidades psico-motoras e sociais que podem ser desenvolvidas neste tipo de aprendizagem.

Portanto, o presente artigo tem como objetivo orientar os professores de Educação Física na elaboração de planos de aula envolvendo jogos e brincadeiras, de modo que o ensino-aprendizagem seja prazeroso e desafiador para os alunos.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

O plano de aula terá duração de 2 horas/aula. O tempo será distribuído de forma a abordar todos os conteúdos previstos, com tempo hábil para as atividades e discussões.

As atividades propostas para a aula serão divididas em blocos de tempos, de forma que haja tempo suficiente para realização das brincadeiras e para a realização de discussões coletivas.

Ao término da aula, será realizada uma avaliação da aprendizagem, para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema.

Área do conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da disciplina de Educação Física, especificamente sobre jogos e brincadeiras.

Durante a aula serão abordados conteúdos relacionados aos elementos, regras, tipos e significados de jogos e brincadeiras, bem como sua importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, social, emocional e afetivo.

O planejamento da aula ainda levará em consideração a BNCC, especificamente para o Ensino Fundamental, que trata sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para desenvolver atividades relacionadas aos jogos e brincadeiras.

Unidade temática

A unidade temática abordada nessa aula será sobre jogos e brincadeiras.

Os alunos terão a oportunidade de conhecer os elementos e regras de jogos e brincadeiras, além de pôr em prática o conhecimento adquirido.

Serão propostas atividades lúdicas para que os alunos possam desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais, bem como trabalhar a interação e o trabalho em grupo.

Objeto de conhecimento

Nessa aula, os alunos terão oportunidade de conhecer os diversos tipos de jogos e brincadeiras, bem como suas regras e elementos.

Serão abordados conceitos e processos relacionados às jogos e brincadeiras, como as habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas, que podem ser desenvolvidas com o uso desses jogos.

Os alunos ainda terão a oportunidade de conhecer a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Física.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas.

Essas habilidades serão trabalhadas durante as atividades lúdicas propostas, onde o aluno deverá demonstrar conhecimento sobre os elementos e regras dos jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades de trabalho em grupo e interação social.

Será esperado que o aluno desenvolva habilidades de raciocínio lógico, intuição, criatividade, entre outras.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados recursos didáticos como jogos, brincadeiras, músicas, desenhos, vídeos e histórias.

Os métodos didáticos abordados serão a exposição dialogada, jogos e brincadeiras, discussão de grupo, pesquisa, entre outros.

Os recursos e métodos serão utilizados para ajudar os alunos na compreensão dos conteúdos e para a realização das atividades propostas.

Método de Avaliação

A avaliação será realizada no término da aula, de forma que seja possível verificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados.

Serão realizadas atividades individuais e em grupo, como jogos, discussões, desenhos e outras atividades lúdicas, que possibilitarão a avaliação das habilidades desenvolvidas pelos alunos.

A avaliação também levará em consideração a participação dos alunos durante a aula, bem como sua interação e colaboração com os demais.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: Física 1 ano Ensino Médio

Obtenha acesso ao nosso plano de aula de Física para o 1º ano do Ensino Médio. Estude com material atualizado e ferramentas de aprendizagem.

Plano de Aula: como celebrar o Dia dos Pais na Educação Infantil

Aprenda a comemorar o Dia dos Pais na Educação Infantil com atividades que farão a gente miúda se divertir!

Plano de Aula: Educação Especial AEE

Obtenha informações sobre o plano de aula para Educação Especial AEE, incluindo recursos e estratégias úteis para os profissionais da área.

Plano de Aula: Educação infantil na nova escola

Descubra como criar um plano de aula eficaz para educação infantil na nova escola, com dicas práticas sobre temas, objetivos e muito mais.

Plano de Aula: Educação infantil pronto para uso

O plano de aula para educação infantil daqui é pronto para uso e possui atividades lúdicas e divertidas para estimular o crescimento dos alunos.