Plano de Aula: Jogos e brincadeiras na Educação Física (BNCC)
Descubra como planejar sua aula de educação física utilizando jogos e brincadeiras para conseguir um resultado satisfatório.
O ensino de Jogos e Brincadeiras na Educação Física possibilita o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora, das habilidades sociais e do espírito de equipe entre os alunos. Por meio de jogos e brincadeiras, os estudantes também reforçam as regras, as leis e a hierarquia entre os participantes. O professor de Educação Física deve estruturar um plano de aula adequado para o ensino destas atividades e proporcionar aos alunos momentos de diversão, lazer e descoberta.
Este artigo abordará as diretrizes que devem ser seguidas para a elaboração de um plano de aula voltado para o ensino de jogos e brincadeiras. Serão fornecidos também métodos e estratégias para que o professor possa adaptar jogos e brincadeiras para cada turma, permitindo assim que os alunos se sintam desafiados e motivados.
O plano de aula deverá ser desenvolvido de acordo com a faixa etária dos alunos, bem como o contexto e o ambiente desportivo em que o ensino-aprendizagem ocorre. O professor deverá selecionar jogos e brincadeiras que estejam de acordo com os interesses dos alunos, além de estipular regras e hierarquias para garantir que todos os envolvidos cumpram seus papéis.
Por fim, este artigo destacará as melhores práticas para a implementação de jogos e brincadeiras na Educação Física e abordará os benefícios desta forma de ensino para os alunos, destacando as habilidades psico-motoras e sociais que podem ser desenvolvidas neste tipo de aprendizagem.
Portanto, o presente artigo tem como objetivo orientar os professores de Educação Física na elaboração de planos de aula envolvendo jogos e brincadeiras, de modo que o ensino-aprendizagem seja prazeroso e desafiador para os alunos.
Sumário
Duração
O plano de aula terá duração de 2 horas/aula. O tempo será distribuído de forma a abordar todos os conteúdos previstos, com tempo hábil para as atividades e discussões.
As atividades propostas para a aula serão divididas em blocos de tempos, de forma que haja tempo suficiente para realização das brincadeiras e para a realização de discussões coletivas.
Ao término da aula, será realizada uma avaliação da aprendizagem, para verificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema.
Área do conhecimento
Esta aula abordará conteúdos da disciplina de Educação Física, especificamente sobre jogos e brincadeiras.
Durante a aula serão abordados conteúdos relacionados aos elementos, regras, tipos e significados de jogos e brincadeiras, bem como sua importância para o desenvolvimento cognitivo, motor, social, emocional e afetivo.
O planejamento da aula ainda levará em consideração a BNCC, especificamente para o Ensino Fundamental, que trata sobre os conhecimentos e habilidades necessárias para desenvolver atividades relacionadas aos jogos e brincadeiras.
Unidade temática
A unidade temática abordada nessa aula será sobre jogos e brincadeiras.
Os alunos terão a oportunidade de conhecer os elementos e regras de jogos e brincadeiras, além de pôr em prática o conhecimento adquirido.
Serão propostas atividades lúdicas para que os alunos possam desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sociais, bem como trabalhar a interação e o trabalho em grupo.
Objeto de conhecimento
Nessa aula, os alunos terão oportunidade de conhecer os diversos tipos de jogos e brincadeiras, bem como suas regras e elementos.
Serão abordados conceitos e processos relacionados às jogos e brincadeiras, como as habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas, que podem ser desenvolvidas com o uso desses jogos.
Os alunos ainda terão a oportunidade de conhecer a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Física.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais, emocionais e afetivas.
Essas habilidades serão trabalhadas durante as atividades lúdicas propostas, onde o aluno deverá demonstrar conhecimento sobre os elementos e regras dos jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades de trabalho em grupo e interação social.
Será esperado que o aluno desenvolva habilidades de raciocínio lógico, intuição, criatividade, entre outras.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados recursos didáticos como jogos, brincadeiras, músicas, desenhos, vídeos e histórias.
Os métodos didáticos abordados serão a exposição dialogada, jogos e brincadeiras, discussão de grupo, pesquisa, entre outros.
Os recursos e métodos serão utilizados para ajudar os alunos na compreensão dos conteúdos e para a realização das atividades propostas.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada no término da aula, de forma que seja possível verificar o nível de compreensão dos alunos sobre os conteúdos abordados.
Serão realizadas atividades individuais e em grupo, como jogos, discussões, desenhos e outras atividades lúdicas, que possibilitarão a avaliação das habilidades desenvolvidas pelos alunos.
A avaliação também levará em consideração a participação dos alunos durante a aula, bem como sua interação e colaboração com os demais.