Plano de Aula: Educação infantil 5 anos (BNCC)
Descubra quais são os melhores planos de aula para educação infantil de 5 anos. Aprenda o que é necessário para criar um plano de aula eficaz e divertido!
A Educação Infantil abrange a faixa etária entre 0 e 6 anos. Essa etapa da educação é muito importante, pois é durante ela que os alunos desenvolvem habilidades, conhecimentos e valores que os prepararão para o ensino fundamental.
Este plano de aula foi elaborado para crianças de 5 anos, é um projeto significativo, pois visa ao desenvolvimento global da criança e prepará-la para o futuro, desenvolvendo habilidades que lhe permitam ser crianças mais autoconfiantes, cidadãos mais conscientes e, acima de tudo, prepará-las para as exigências acadêmicas.
É imperativo que as crianças de 5 anos recebam um ensino que lhes dê oportunidades de desenvolverem seus habilidades e competências em diversas áreas. Estudar tem que ser divertido para eles. Por isso, este plano de aula fornece atividades que ajudam a desenvolver a curiosidade e a motivação dos alunos, de forma que eles possam se adaptar às demandas de aprendizagem de forma eficaz.
Este plano de aula é baseado na Teoria da Aprendizagem Construcionista, que é um modelo educacional centrado no aluno, onde o objetivo é o desenvolvimento do aluno como indivíduo e suas habilidades cognitivas, de forma a criar um ambiente rico em estímulos e desafios.
A seguir, descreveremos no detalhe os objetivos e as atividades deste plano de aula, que tem como foco maior a formação de crianças comprometidas com seu aprendizado e que sejam capazes de enfrentar os desafios que a escola apresenta de forma eficaz.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 1 hora, em que serão abordados os temas propostos. O objetivo é que o aluno consiga absorver os conteúdos com tranquilidade, e que haja tempo para desenvolver as habilidades propostas.
Serão utilizados métodos lúdicos para ajudar no aprendizado dos alunos, como brincadeiras, músicas e jogos. O tempo de cada atividade será determinado de acordo com o interesse dos alunos e a complexidade do conteúdo.
O professor deverá acompanhar o desenvolvimento da aula e manter o controle do tempo, para que os conteúdos sejam abordados de forma adequada.
Área do conhecimento
A área de conhecimento abordada nesta aula será a de Linguagem Oral e Escrita. Serão trabalhados conceitos básicos de fonética, alfabetização e oralidade.
Os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades de leitura e escrita, como reconhecimento e produção de palavras, leitura de frases simples, escrita de letras e números. Também serão incentivados a desenvolver o vocabulário e a expressão oral das palavras.
Serão abordados também conceitos de gramática, como a estrutura das frases e a conjugação dos verbos.
Unidade temática
A unidade temática da aula será “Vocabulário”. O objetivo é que os alunos desenvolvam o vocabulário de forma lúdica, através de brincadeiras, músicas e jogos.
Serão trabalhados conceitos básicos de fonética, como a leitura e a pronúncia das palavras. Os alunos também serão estimulados a desenvolver a expressão oral das palavras, e a reconhecer as palavras escritas.
Serão abordados também conceitos de gramática, como a estrutura das frases, a conjugação dos verbos e a utilização dos artigos.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento desta aula será o vocabulário. Serão abordados conceitos básicos de fonética, como a leitura e a pronúncia das palavras. Os alunos também serão estimulados a desenvolver a expressão oral das palavras, e a reconhecer as palavras escritas.
Serão abordados também conceitos de gramática, como a estrutura das frases, a conjugação dos verbos e a utilização dos artigos.
Além disso, serão trabalhados conceitos básicos de alfabetização, como a leitura e a escrita de palavras simples, letras e números.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão. Serão estimulados a desenvolver o vocabulário e a expressão oral das palavras.
Serão trabalhados também conceitos básicos de fonética, alfabetização, gramática e oralidade. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita, assim como o reconhecimento e a produção de palavras.
Além disso, os alunos também serão estimulados a desenvolver habilidades de expressão e compreensão, através da utilização de jogos e brincadeiras.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos lúdicos para ajudar no aprendizado dos alunos, como brincadeiras, músicas e jogos. O professor deverá acompanhar o desenvolvimento da aula e manter o controle do tempo, para que os conteúdos sejam abordados de forma adequada.
Serão utilizados recursos como quadro, giz, lousa eletrônica, livros, revistas, jornais, computadores, tablets, etc. O professor deverá variar os recursos para que os alunos fiquem motivados e interessados na aula.
O professor também deverá utilizar estratégias de ensino que possibilitem a interação entre os alunos, como a utilização de jogos e brincadeiras.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada de forma contínua, através da observação do desenvolvimento dos alunos. O professor deverá acompanhar o desenvolvimento da aula, e aplicar testes e exercícios para verificar se os alunos estão absorvendo os conteúdos.
Serão feitas avaliações individuais e em grupo, para avaliar o conhecimento dos alunos e o desenvolvimento das habilidades. O professor também deverá avaliar o comportamento dos alunos, para verificar se eles estão respeitando as regras da sala de aula.
Além disso, o professor deverá realizar avaliações escritas, a fim de verificar se os alunos estão desenvolvendo as habilidades necessárias.