Plano de Aula: História em Quadrinhos para ensino de História (BNCC)
Aprenda a criar um plano de aula envolvendo história em quadrinhos para o ensino de história. Descubra como essa técnica auxilia na compreensão dos alunos.
O ensino de história nas salas de aula pode ser desafiador para alguns alunos. Uma nova abordagem para ajudar a tornar as aulas memoráveis são os quadrinhos. O uso de quadrinhos para reforçar o ensino de História tem sido usado por professores há anos. O objetivo desse artigo é explorar a eficácia dessa abordagem de ensino e descrever como criar um plano de aula usando quadrinhos para ensinar História.
Os quadrinhos podem ser usados para ajudar os alunos a compreender e se relacionar com as histórias, pois eles usam imagens, texto e outros recursos para tornar a informação mais acessível. Os quadrinhos também podem ajudar os alunos a se conectar com a história, pois permitem que eles imaginem como era a vida na época do evento histórico.
Um plano de aula com base em quadrinhos deve envolver os alunos no processo de desenvolver e discutir a história. Isto envolve a escolha de um quadrinho para servir de base para a aula, e o uso de atividades para ajudar os alunos a entender melhor o evento ou o período histórico que estão estudando.
Com o uso dos quadrinhos, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em grupos para desenvolver a história, discutir a relevância do conteúdo, e aprender a relacionar a história com outras áreas do conhecimento. O plano de aula com quadrinhos fornecerá aos alunos a oportunidade de seguir seu próprio raciocínio e perceber como a História está interligada com outros fatores.
O uso de quadrinhos para ensino de História pode ser uma ótima maneira de ajudar os alunos a criar ligações com o passado. Por meio de um plano de aula bem estruturado e intencional, os alunos podem desenvolver uma compreensão profunda dos eventos e conhecimentos históricos.
Sumário
Duração
Esta aula terá a duração de duas horas e meia, sendo que a primeira hora e meia será dedicada à apresentação dos conteúdos e exercícios de fixação, e a segunda hora será dedicada à elaboração de quadrinhos.
Serão ainda realizados exercícios de avaliação para verificar a compreensão dos conteúdos apresentados e a capacidade de aplicá-los na produção dos quadrinhos.
Durante a aula, será dada ênfase à interação entre os alunos, estimulando o diálogo e a troca de opiniões.
Área do conhecimento
Esta aula abordará conteúdos de história, especificamente de História Geral e História do Brasil.
Serão abordados tópicos relacionados ao contexto histórico e às principais figuras e acontecimentos que marcaram a história do Brasil e do mundo.
Serão ainda abordados assuntos relacionados à produção de quadrinhos e às principais técnicas de produção de quadrinhos.
Unidade temática
A unidade temática desta aula será a produção de quadrinhos sobre acontecimentos históricos.
Os alunos serão orientados a usar os conhecimentos adquiridos sobre história para produzir quadrinhos que retratem acontecimentos históricos.
Serão abordadas técnicas de produção de quadrinhos e recursos para que os alunos possam desenvolver suas habilidades criativas.
Objeto de conhecimento
Os conteúdos abordados nesta aula abrangerão desde eventos históricos até técnicas de produção de quadrinhos.
Serão abordados conteúdos como a história do Brasil e do mundo, bem como técnicas de desenho, de escrita de roteiros, de construção de personagens e de diagramação de quadrinhos.
Serão ainda abordados aspectos como o uso de elementos narrativos e estéticos para criar quadrinhos mais interessantes e comunicativos.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação e análise de acontecimentos históricos.
Serão ainda desenvolvidas habilidades de produção de quadrinhos, como desenho, escrita de roteiros, criação de personagens, diagramação e uso de elementos narrativos e estéticos.
Serão ainda estimuladas as habilidades de trabalho em grupo e o diálogo entre os alunos.
Métodos e recursos didáticos
Serão usadas técnicas de ensino tradicionais, como exposição dos conteúdos e exercícios de fixação, bem como recursos audiovisuais como vídeos e imagens.
Serão também usados materiais de produção de quadrinhos, como lápis, papel, canetas e computadores, para que os alunos possam desenvolver seus quadrinhos.
Serão ainda usadas dinâmicas para estimular o diálogo entre os alunos.
Método de Avaliação
A avaliação será feita com base nos exercícios de fixação e na produção dos quadrinhos.
Os exercícios de fixação serão usados para verificar a compreensão dos conteúdos apresentados.
A produção dos quadrinhos será usada para avaliar a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de quadrinhos.