Plano de Aula: Meio Ambiente para educação infantil (BNCC)
Descubra como ensinar aos alunos de educação infantil sobre meio ambiente com este plano de aula! Aprenda as melhores práticas para seu ensino.
A educação para o meio ambiente é extremamente importante e deve começar desde cedo. É necessário que as crianças desde o ensino fundamental já sejam conscientizadas sobre os diferentes temas relacionados ao meio ambiente, para que elas cresçam cada vez mais conscientes de sua responsabilidade com o planeta que as cerca.
Este artigo tratará sobre o planejamento de aula para o ensino de meio ambiente para a educação infantil. O principal objetivo é fornecer aos professores orientações e dicas para que possam planejar atividades relevantes e que despertem o interesse das crianças.
Este planejamento também tem como intenção que as crianças desenvolvam habilidades para que possam compreender de forma adequada os temas relacionados ao meio ambiente e possam aplicar suas noções na prática. Além disso, elas também devem desenvolver o hábito de preservar o planeta.
Por meio desta abordagem, espera-se que as crianças sejam capazes de compreender o que é meio ambiente, seus componentes, os problemas existentes, assim como as soluções para resolvê-los.
Portanto, este artigo tem a intenção de auxiliar os professores a planejarem e desenvolverem atividades sobre meio ambiente para a educação infantil, para que possam garantir a aprendizagem das crianças sobre este tema.
Sumário
Duração
A aula terá duração de 50 minutos. Serão necessários 15 minutos para debate e reflexão sobre os conteúdos abordados.
Serão 25 minutos para a abordagem inicial dos conteúdos e 10 minutos para a realização de atividades práticas.
Será necessário que os alunos tenham acesso a materiais didáticos, como livros, vídeos e artigos, para aprofundamento nos assuntos abordados.
Área do conhecimento
A aula abordará a área de conhecimento de Meio Ambiente para educação infantil.
Serão abordados os conceitos fundamentais sobre Meio Ambiente, como a importância da preservação, os impactos ambientais, as formas de reciclagem e a importância da biodiversidade.
Serão também abordados os problemas ambientais mais frequentes, como o lixo, o desmatamento e o aquecimento global.
Unidade temática
A unidade temática abordada será a preservação do meio ambiente, com enfoque na educação infantil.
Será abordado o conceito de preservação, como é possível preservar o meio ambiente e quais são as principais ações que podem ser tomadas para isso.
Serão também abordados os temas relacionados à educação ambiental, como a importância de educar as crianças sobre os assuntos ambientais, e como aproximar os alunos da natureza.
Objeto de conhecimento
Serão abordados conceitos como preservação, impactos ambientais, reciclagem, biodiversidade, lixo, desmatamento, aquecimento global e educação ambiental.
Serão trabalhados também processos como a abordagem de temas ambientais em sala de aula, como ensinar as crianças sobre os problemas ambientais e como as crianças podem contribuir para a preservação do meio ambiente.
Serão ainda abordadas formas de aproximar as crianças da natureza, como a realização de passeios ao ar livre e a visita a parques e reservas naturais.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades como a compreensão de conceitos básicos sobre meio ambiente, a capacidade de analisar informações sobre os temas ambientais, bem como a capacidade de tomar decisões sobre questões ambientais.
Os alunos deverão também desenvolver a consciência da importância da preservação do meio ambiente, bem como a capacidade de se relacionar com a natureza.
Será importante também que os alunos desenvolvam a habilidade de se expressar de forma clara e objetiva sobre os temas abordados.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos didáticos a serem utilizados serão a exposição dialogada, a realização de debates, a apresentação de vídeos, a realização de atividades práticas e a utilização de materiais didáticos.
Serão utilizados também recursos didáticos como cartazes, livros, artigos e vídeos para aprofundamento nos conteúdos abordados.
Será importante também que os alunos tenham acesso a computadores e a internet para pesquisa e acesso a materiais didáticos.
Método de Avaliação
O método de avaliação será realizado por meio de questionários, trabalhos escritos e debates em sala de aula.
Serão utilizadas também atividades práticas para avaliar o desenvolvimento das habilidades dos alunos.
Será importante também que os alunos sejam avaliados de forma contínua e que sejam avaliadas as participações em sala de aula.