Planos de Aula BNCC

Plano de Aula: Ensinar o nome para a educação infantil (BNCC)

Encontre aqui um plano de aula completo e atualizado para ensinar os alunos da educação infantil sobre como trabalhar o nome.

A educação infantil é primordial para o desenvolvimento saudável das crianças. Aprender o nome é uma habilidade básica para o desenvolvimento da criança. É importante para o processo de ensino-aprendizagem que a criança consiga identificar o próprio nome para poder se relacionar adequadamente com outras pessoas.

Aprender o nome é uma habilidade fundamental para que as crianças possam criar relacionamentos com as outras pessoas, entre outras formas de interação. Além disso, é um passo importante para que elas desenvolvam habilidades cognitivas, como memória e atenção.

Neste artigo, mostraremos um plano de aula para ensinar o nome às crianças em idade pré-escolar. O plano de aula é um importante recurso para que os educadores consigam guiar o processo de ensino-aprendizagem de forma sistemática. Nós abordaremos as etapas e os materiais necessários para que o ensino seja efetivo.

O plano de aula também incluirá uma seção sobre a avaliação e a revisão do ensino, para que os educadores possam saber se as crianças estão entendendo os conceitos e sendo bem sucedidas na aprendizagem. Por último, também vamos falar sobre estratégias e dicas para ajudar as crianças a aprender o nome de forma divertida.

Este plano de aula oferece aos educadores um conjunto de estratégias para ensinar o nome às crianças. Seguir estas estratégias é uma forma de garantir que as crianças desenvolvam a habilidade de se identificar e se relacionar com os outros de forma saudável e segura.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Esta aula tem a duração prevista de 30 minutos, para que os alunos possam compreender e praticar ao máximo os conteúdos abordados.

Serão trabalhados momentos de aprendizagem lúdica, para que os alunos possam fixar ainda mais os conceitos ensinados.

O professor deverá seguir um ritmo de ensino que se adeque à necessidade dos alunos, para que todos possam acompanhar os conteúdos propostos.

Área do conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, especificamente o nome.

Serão trabalhados conceitos básicos de nome, como o nome próprio, a maneira correta de se referir a alguém, etc.

O professor deverá trabalhar com exemplos práticos, para que os alunos possam entender melhor os conceitos abordados.

Unidade temática

O tema desta aula será o nome e sua importância para a vida social.

Serão abordados assuntos como o nome próprio, o nome familiar, o nome social, o nome formal, o nome informal, etc.

O professor deverá trabalhar com atividades práticas, para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos trabalhados.

Objeto de conhecimento

O objeto de conhecimento desta aula é o nome, seu significado e sua importância para a vida social.

Serão abordados conceitos básicos sobre o nome, como o nome próprio, o nome familiar, o nome social, o nome formal, o nome informal, etc.

O professor deverá trabalhar com exemplos práticos, para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos trabalhados.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Os alunos deverão desenvolver habilidades como a compreensão e a utilização do nome próprio, familiar, social, formal e informal.

Serão abordados também conceitos básicos de protocolo social, como a maneira correta de se referir a alguém.

O professor deverá trabalhar com atividades lúdicas, para que os alunos possam fixar ainda mais os conteúdos abordados.

Métodos e recursos didáticos

Os métodos e recursos didáticos a serem empregados nesta aula são: discussão em grupo, apresentação de vídeos, atividades lúdicas e trabalho em equipe.

Serão utilizados também recursos audiovisuais, para que os alunos possam compreender melhor os conteúdos trabalhados.

O professor deverá seguir um ritmo de ensino que se adeque à necessidade dos alunos, para que todos possam acompanhar os conteúdos propostos.

Método de Avaliação

O método de avaliação a ser empregado nesta aula será o questionamento, para que os alunos possam aplicar os conteúdos trabalhados.

Serão realizadas também atividades práticas, para que os alunos possam comprovar seus conhecimentos.

O professor deverá acompanhar de perto o andamento da aula, para que todos os alunos possam aproveitar ao máximo o conteúdo trabalhado.

Salvar Plano de Aula em PDF
Planos de Aula BNCC

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: As Grandes Navegações para o 4º Ano

Aprenda mais sobre a história das grandes navegações com nosso plano de aula para o 4º ano. Descubra os principais fatos e lugares visitados por estes grandes marinheiros!