Plano de Aula: Releitura de obras para a Educação Infantil (BNCC)
O plano de aula propõe a releitura de obras literárias para a Educação Infantil, buscando o desenvolvimento da criança através da arte. Aprenda como elaborar um plano de aula eficaz!
A educação infantil é um dos pilares fundamentais para a formação de um indivíduo. Porém, é necessário que os professores busquem novas formas de ensinar e se mantenham atualizados. Por isso, a releitura de obras literárias é uma forma criativa de trabalhar o conteúdo com as crianças.
Através da releitura, é possível que a criança reflita sobre conteúdos que existem no seu cotidiano, como o racismo, o sexismo ou várias outras temáticas que podem ser abordadas. Além disso, a releitura permite que a criança explore a obra de forma criativa, indo além do texto original.
Neste artigo, apresentaremos um plano de aula para a Educação Infantil, envolvendo a releitura de obras literárias. Iniciará com uma breve explicação sobre a releitura de obras e seus benefícios para a Educação Infantil. Depois, os passos para a realização do plano de aula serão discutidos detalhadamente. Por fim, um exemplo concreto para a realização do plano será apresentado.
Dessa forma, o plano de aula aqui apresentado terá como objetivo ajudar os professores a criarem planos de aula criativos e inovadores para a Educação Infantil. Assim, será possível desenvolver as habilidades dos alunos de forma criativa e lúdica, preparando-os com conhecimentos para o futuro.
Então, vamos começar? Vamos aprender mais sobre a releitura de obras literárias para a Educação Infantil e sobre como montar um plano de aula dessa forma!
Sumário
Duração
O plano de aula terá a duração de 50 minutos, durante os quais serão abordados os conteúdos propostos.
O tempo será dividido em momentos de exposição, discussão e desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão e aplicação dos conteúdos.
Será considerado um tempo extra para a realização de atividades de avaliação.
Área do conhecimento
O plano de aula aborda a área de conhecimento da Educação Infantil.
Serão abordados conteúdos relacionados à leitura de obras literárias, como a interpretação de texto, o estudo do contexto histórico, o desenvolvimento de habilidades de oralidade e a releitura de obras.
Serão aplicados conhecimentos adquiridos em outras disciplinas, como Língua Portuguesa, História e Artes.
Unidade temática
A unidade temática abordada é a releitura de obras literárias para a Educação Infantil.
Serão abordados os conceitos e processos relacionados à leitura de obras, como a interpretação de texto, o estudo do contexto histórico, o desenvolvimento de habilidades de oralidade e a releitura de obras.
O tema será abordado por meio de discussões, atividades em grupo e desenvolvimento de habilidades.
Objeto de conhecimento
Os objetos de conhecimento a serem abordados são os conceitos e processos relacionados à leitura de obras literárias, como a interpretação de texto, o estudo do contexto histórico, o desenvolvimento de habilidades de oralidade e a releitura de obras.
Serão desenvolvidas habilidades de leitura, escrita, compreensão e interpretação de textos literários.
Também serão abordados conceitos relacionados ao contexto histórico e cultural das obras.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos deverão desenvolver habilidades relacionadas à leitura e à interpretação de obras literárias, como a leitura atenta, a compreensão e a interpretação de textos, a identificação de elementos literários, a análise de conteúdos e a releitura de obras.
Serão desenvolvidas também habilidades relacionadas ao desenvolvimento da oralidade, como a produção de textos, a leitura em voz alta, a escuta atenta e a discussão de ideias.
Também serão abordadas habilidades relacionadas ao trabalho em grupo, como o desenvolvimento de habilidades de comunicação, a colaboração entre os membros do grupo e a tolerância às diferenças.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como exposição, discussão, atividades em grupo e desenvolvimento de habilidades.
Serão utilizados materiais didáticos como livros, revistas, jornais, vídeos, filmes, CDs, DVDs, computadores, projetores, lousas e quadros.
Também serão utilizados recursos tecnológicos como sites, blogs, aplicativos, jogos eletrônicos e redes sociais.
Método de Avaliação
O método de avaliação será baseado em atividades práticas, discussões, trabalhos em grupo e desenvolvimento de habilidades.
Serão realizadas avaliações orais e escritas, assim como atividades de autoavaliação.
Serão considerados também o desempenho geral do aluno e o engajamento durante as aulas.