Plano de Aula: Como trabalhar a afetividade na Educação Infantil (BNCC)
Entenda como explorar a afetividade na educação para crianças. Confira o nosso plano de aula e aprenda como abordar o tema de forma divertida e interativa!
A Educação Infantil é o início de um processo de desenvolvimento global da criança, que inclui aspectos físicos, intelectuais, psicológicos, sociais e afetivos. No desenvolvimento destes aspectos, um dos mais importantes é a afetividade, que se caracteriza pela capacidade de sentir alegria, saudade, tristeza, amor, entre outros. É importante que, já desde a Educação Infantil, a criança adquira consciência de si mesma, de outras pessoas, e das diversas manifestações emocionais.
No contexto das escolas, é fundamental que professores e educadores estejam preparados para trabalhar com o desenvolvimento dessa dimensão da criança. Assim, criar planos de aula que estimulam as mais diversas formas expressão, ampliam o repertório de emoções e potencializam a confiança na expressão do próprio eu, é um importante desafio a ser assumido pela equipe pedagógica.
O presente artigo tem como proposta discutir a importância de trabalhar a afetividade na Educação Infantil, e sugerir alguns planos de aula que incentivam a criança ao desenvolvimento desse aspecto. O artigo desenvolverá a temática a partir da abordagem da importância da afetividade e da identificação das necessidades da criança, retomando ainda conexões entre o afeto e o desenvolvimento social e emocional.
O artigo iniciará com uma breve contextualização acerca da afetividade na Educação Infantil, abordando a importância do desenvolvimento desta dimensão na formação da criança. Em seguida, serão identificados alguns planos de aula para o trabalho da afetividade, buscando sempre associar o conteúdo à prática pedagógica. Por fim, retomar-se-á também a relação entre o afeto e o desenvolvimento social e emocional da criança.
Esse artigo, assim, contribuirá para o desenvolvimento de planos de aula que estimulem a afetividade e contribuam para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.
Sumário
Duração
Este plano de aula tem como objetivo abordar os conceitos e processos relacionados à afetividade na Educação Infantil. Por isso, a duração desta aula deve ser de aproximadamente 60 minutos, para que seja possível trabalhar os tópicos de forma devidamente esclarecida e com tempo para a realização de atividades.
Área do Conhecimento
Esta aula abordará conteúdos da área de Psicologia e Educação, mais especificamente relacionados à afetividade na Educação Infantil. Serão abordados conceitos relacionados ao desenvolvimento emocional e afetivo de crianças a partir de 3 anos de idade.
Unidade Temática
Esta unidade temática abordará os seguintes tópicos: importância da afetividade na Educação Infantil; desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula.
Objeto de Conhecimento
Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão os seguintes: importância da afetividade na Educação Infantil; desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da afetividade na Educação Infantil e saibam como trabalhar essa questão em sala de aula.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Ao longo desta aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como: compreensão da importância da afetividade na Educação Infantil; conhecimento dos processos envolvidos no desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e aplicação de estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula.
Métodos e recursos didáticos
Serão utilizados métodos e recursos didáticos como: discussões em grupo, vídeos, textos, dinâmicas e jogos para trabalhar os tópicos abordados. Esses recursos servirão para auxiliar na compreensão dos alunos e no desenvolvimento de habilidades.
Método de Avaliação
Para avaliar os alunos, serão realizadas avaliações escritas e orais. As avaliações escritas poderão consistir em questões objetivas e dissertativas. Já as avaliações orais serão realizadas através de discussões em grupo, perguntas e debates sobre os tópicos abordados.