Loading...

Plano de Aula: Como trabalhar a afetividade na Educação Infantil (BNCC)

Entenda como explorar a afetividade na educação para crianças. Confira o nosso plano de aula e aprenda como abordar o tema de forma divertida e interativa!

A Educação Infantil é o início de um processo de desenvolvimento global da criança, que inclui aspectos físicos, intelectuais, psicológicos, sociais e afetivos. No desenvolvimento destes aspectos, um dos mais importantes é a afetividade, que se caracteriza pela capacidade de sentir alegria, saudade, tristeza, amor, entre outros. É importante que, já desde a Educação Infantil, a criança adquira consciência de si mesma, de outras pessoas, e das diversas manifestações emocionais.

No contexto das escolas, é fundamental que professores e educadores estejam preparados para trabalhar com o desenvolvimento dessa dimensão da criança. Assim, criar planos de aula que estimulam as mais diversas formas expressão, ampliam o repertório de emoções e potencializam a confiança na expressão do próprio eu, é um importante desafio a ser assumido pela equipe pedagógica.

O presente artigo tem como proposta discutir a importância de trabalhar a afetividade na Educação Infantil, e sugerir alguns planos de aula que incentivam a criança ao desenvolvimento desse aspecto. O artigo desenvolverá a temática a partir da abordagem da importância da afetividade e da identificação das necessidades da criança, retomando ainda conexões entre o afeto e o desenvolvimento social e emocional.

O artigo iniciará com uma breve contextualização acerca da afetividade na Educação Infantil, abordando a importância do desenvolvimento desta dimensão na formação da criança. Em seguida, serão identificados alguns planos de aula para o trabalho da afetividade, buscando sempre associar o conteúdo à prática pedagógica. Por fim, retomar-se-á também a relação entre o afeto e o desenvolvimento social e emocional da criança.

Esse artigo, assim, contribuirá para o desenvolvimento de planos de aula que estimulem a afetividade e contribuam para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil.

Planos de Aula BNCC
Sumário

Duração

Este plano de aula tem como objetivo abordar os conceitos e processos relacionados à afetividade na Educação Infantil. Por isso, a duração desta aula deve ser de aproximadamente 60 minutos, para que seja possível trabalhar os tópicos de forma devidamente esclarecida e com tempo para a realização de atividades.

Área do Conhecimento

Esta aula abordará conteúdos da área de Psicologia e Educação, mais especificamente relacionados à afetividade na Educação Infantil. Serão abordados conceitos relacionados ao desenvolvimento emocional e afetivo de crianças a partir de 3 anos de idade.

Unidade Temática

Esta unidade temática abordará os seguintes tópicos: importância da afetividade na Educação Infantil; desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula.

Objeto de Conhecimento

Os objetos de conhecimento abordados nesta aula serão os seguintes: importância da afetividade na Educação Infantil; desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula. O objetivo é que os alunos compreendam a importância da afetividade na Educação Infantil e saibam como trabalhar essa questão em sala de aula.

Habilidades que o aluno deve desenvolver

Ao longo desta aula, os alunos deverão desenvolver habilidades como: compreensão da importância da afetividade na Educação Infantil; conhecimento dos processos envolvidos no desenvolvimento emocional e afetivo das crianças; e aplicação de estratégias de trabalho com afetividade em sala de aula.

Métodos e recursos didáticos

Serão utilizados métodos e recursos didáticos como: discussões em grupo, vídeos, textos, dinâmicas e jogos para trabalhar os tópicos abordados. Esses recursos servirão para auxiliar na compreensão dos alunos e no desenvolvimento de habilidades.

Método de Avaliação

Para avaliar os alunos, serão realizadas avaliações escritas e orais. As avaliações escritas poderão consistir em questões objetivas e dissertativas. Já as avaliações orais serão realizadas através de discussões em grupo, perguntas e debates sobre os tópicos abordados.

Salvar Plano de Aula em PDF

Veja alguns planos de aula similares

Confira outros planos de aula que podem ser úteis para você.

Plano de Aula: Português para o 6º ano

Encontre aqui o plano de aula de Português para o 6º ano. Acesse e confira dicas e conteúdos essenciais para melhorar o ensino.

Plano de Aula: Alfabetização para o 1º ano da BNCC

Descubra como montar um plano de aula eficiente para alfabetização de crianças do 1º ano de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Plano de Aula: Alimentação saudável para o 2° ano de acordo com a BNCC

Confira nosso plano de aula sobre alimentação saudável para o 2° ano, criado de acordo com os parâmetros da BNCC. Aprenda a incentivar hábitos saudáveis e promover uma vida saudável.

Plano de Aula: Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Fundamental

Confira aqui o plano de aula de Antecessor e Sucessor para o 2º ano do Ensino Fundamental. Aprenda com dicas práticas e atividades divertidas.

Plano de Aula: Arco-íris, uma experiência divertida para a educação infantil

Aprenda como criar um plano de aula para a educação infantil baseado no Arco-íris. Esta oficina promete ser uma experiência divertida e educacional para os alunos.

Plano de Aula: As Grandes Navegações para o 4º Ano

Aprenda mais sobre a história das grandes navegações com nosso plano de aula para o 4º ano. Descubra os principais fatos e lugares visitados por estes grandes marinheiros!