Plano de Aula: Concordância verbal e nominal (BNCC)
Saiba tudo sobre como ensinar a concordância verbal e nominal com este plano de aula. Aprenda mais sobre os conceitos básicos, exemplos práticos e outros recursos para ajudar no ensino deste assunto.
A concordância verbal e nominal é um dos fundamentos básicos da gramática da língua portuguesa. É necessário que os alunos aprendam o que é concordância verbal e nominal, como é usada e em que contextos é aplicável. Para isso, é necessário um planejamento de aula que ensine e auxilie os alunos na compreensão e prática dessa regra da gramática portuguesa.
O plano de aula de concordância verbal e nominal deve conter métodos e técnicas de ensino para que os alunos apliquem e entendam melhor a regra. Através do plano de aula, os alunos terão acesso a atividades que irão lhes ajudar a compreender e usar corretamente a concordância verbal e nominal na língua portuguesa.
Este artigo trata sobre o planejamento de aulas para o ensino de concordância verbal e nominal. O objetivo é demonstrar os principais pontos que devem ser considerados para que o ensino seja mais prático e eficaz. Aqui serão discutidos os aspectos teóricos pertinentes às questões da concordância verbal e nominal e os meios mais eficazes de se ensinar tais regras.
O artigo apresentará também algumas sugestões de atividades de ensino para aplicar em sala de aula. Estas atividades foram projetadas para ajudar os alunos a entender melhor os conceitos e regras da concordância verbal e nominal, bem como a praticar essa regra na língua portuguesa.
Por fim, o artigo explicará o que o professor deve levar em consideração quando montar seu plano de aula para o ensino da concordância verbal e nominal. Incluindo o conteúdo, os objetivos, as atividades e as avaliações, o plano de aula definido aqui trará aos alunos a melhor forma possível de entender e usar corretamente a regra da concordância verbal e nominal na língua portuguesa.
Sumário
Duração
O plano de aula tem a duração de 1 hora. Nesse período, será abordado os conceitos básicos sobre concordância verbal e nominal, bem como as principais regras para a sua aplicação.
Será necessário ainda a realização de exercícios para a fixação do conteúdo. O tempo destinado para a realização destes exercícios será de 20 minutos.
Por fim, serão realizadas atividades de avaliação para medir o nível de compreensão do conteúdo. Esta última etapa terá a duração de 20 minutos.
Área do conhecimento
Esta aula é parte da disciplina de Língua Portuguesa. A área do conhecimento abordada é a concordância verbal e nominal.
Nesta aula, o aluno terá oportunidade de aprender sobre o emprego de verbos e substantivos, bem como as regras de concordância.
Serão abordados também os casos de concordância obrigatória e facultativa.
Unidade temática
A unidade temática abordada nesta aula é a concordância verbal e nominal.
Serão abordados os principais conceitos e processos relativos à concordância, tais como o emprego de verbos e substantivos, as regras de concordância e os casos de concordância obrigatória e facultativa.
Serão ainda realizados exercícios e atividades de avaliação para medir o nível de compreensão do conteúdo.
Objeto de conhecimento
O objeto de conhecimento abordado nesta aula é a concordância verbal e nominal. O aluno deverá compreender os principais conceitos e processos relativos à concordância, tais como o emprego de verbos e substantivos, as regras de concordância e os casos de concordância obrigatória e facultativa.
O aluno também deverá ser capaz de aplicar corretamente as regras de concordância em diversos contextos.
Serão ainda abordados exemplos de frases com erros de concordância.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
O aluno deverá desenvolver habilidades como a compreensão dos principais conceitos e processos relativos à concordância verbal e nominal, bem como a aplicação destes conceitos e processos em diferentes contextos.
O aluno também deverá desenvolver a capacidade de identificar erros de concordância e corrigi-los.
Por fim, o aluno deverá compreender a importância da concordância para a produção de textos corretos.
Métodos e recursos didáticos
Os métodos e recursos didáticos utilizados nesta aula são: exposição oral, discussão e questionamento, além da realização de exercícios para fixação do conteúdo.
Serão ainda utilizados recursos visuais, como slides e vídeos, para auxiliar a compreensão do conteúdo.
Por fim, serão realizadas atividades de avaliação para medir o nível de compreensão do conteúdo.
Método de Avaliação
O método de avaliação utilizado nesta aula será o questionamento e a realização de exercícios.
Serão também realizadas atividades de avaliação para medir o nível de compreensão do conteúdo.
Todas as avaliações serão realizadas no final da aula, sendo que os resultados serão usados para medir o nível de aprendizagem do aluno.