Plano de Aula: Desenvolvendo a Coordenação Motora Fina e Grossa (BNCC)
Obtenha o melhor plano de aula possível para desenvolver a coordenação motora fina e grossa dos seus alunos. Aprenda os benefícios dessa habilidade e como ensiná-los de forma fácil e divertida!
O desenvolvimento adequado da coordenação motora dos alunos é fundamental para o sucesso escolar. Existem duas formas principais de coordenação motora: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa. De acordo com as habilidades desenvolvidas, os alunos podem ter dificuldades na realização de tarefas que exigem habilidades específicas de coordenação motora fina e grossa. A fim de ajudar os alunos a desenvolverem essas habilidades, é necessário desenvolver um plano de aula. Este artigo fornecerá um guia passo a passo para desenvolver um plano de aula para desenvolver a coordenação motora fina e grossa dos alunos.
A coordenação motora, de acordo com Pesce (2012), é a capacidade de executar movimentos eficazes e precisos, de acordo com os desejos do indivíduo. Ela pode ser dividida em duas categorias principais: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa. A coordenação motora fina é a habilidade de realizar movimentos precisos com a mão, como escrever ou desenhar, enquanto a coordenação motora grossa envolve o uso do corpo inteiro, como jogar uma bola ou subir em uma escada.
Embora todos os alunos desenvolvam a coordenação motora por meio do aprendizado e interação social, alguns alunos podem ter dificuldades com a coordenação motora fina e grossa. Essas dificuldades podem ser devido a um distúrbio específico, como a dislexia, ou à falta de prática. Para ajudar os alunos a desenvolver a coordenação motora fina e grossa, é necessário desenvolver um plano de aula específico.
Este artigo irá examinar como desenvolver um plano de aula para ajudar os alunos a desenvolver a coordenação motora fina e grossa. Primeiro, serão discutidos os objetivos de aprendizagem de um plano de aula de coordenação motora fina e grossa. Em seguida, serão apresentadas diversas atividades que podem ser usadas para ensinar aos alunos sobre essas habilidades. Finalmente, alguns conselhos para avaliação serão apresentados.
Sumário
Duração
Esta aula deve durar 45 minutos, tempo suficiente para abordar os conteúdos propostos.
O tempo será dividido entre momentos de exposição teórica e prática, além de momentos de descanso.
Os momentos de descanso são importantes para que os alunos possam absorver melhor os conhecimentos adquiridos durante a aula.
Área do Conhecimento
Esta aula aborda conteúdos relacionados à Educação Física.
O tema selecionado para esta aula é o desenvolvimento da Coordenação Motora Fina e Grossa.
Serão abordados conceitos básicos sobre Coordenação Motora, além de processos de desenvolvimento desta habilidade.
Unidade Temática
A unidade temática abordada nesta aula tratará sobre o desenvolvimento da Coordenação Motora Fina e Grossa.
Serão abordados conteúdos relacionados aos reflexos de movimento, à noção de esquema corporal, às habilidades de direcionar movimentos e à capacidade de se adaptar ao meio.
Também serão abordados conteúdos sobre a aquisição da noção espacial e temporal, além da aquisição de habilidades motoras mais específicas.
Objeto de Conhecimento
Os conceitos abordados na aula tratarão sobre a aquisição e desenvolvimento da Coordenação Motora Fina e Grossa.
Serão abordados reflexos de movimento, esquema corporal, direcionamento de movimentos, adaptação ao meio, noção espacial e temporal e aquisição de habilidades motoras específicas.
Estes conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades lúdicas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
Habilidades que o Aluno deve Desenvolver
Os alunos devem desenvolver habilidades relacionadas à Coordenação Motora Fina e Grossa.
Estas habilidades incluem reflexos de movimento, esquema corporal, direcionamento de movimentos, adaptação ao meio, noção espacial e temporal e aquisição de habilidades motoras específicas.
O desenvolvimento destas habilidades deve ser estimulado por meio de atividades lúdicas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
Métodos e Recursos Didáticos
Os métodos e recursos didáticos a serem utilizados nesta aula incluem atividades lúdicas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo.
Estes métodos e recursos devem ser utilizados de forma a estimular a aquisição e desenvolvimento das habilidades relacionadas à Coordenação Motora Fina e Grossa.
Os recursos didáticos utilizados devem ser apropriados à faixa etária dos alunos.
Método de Avaliação
O método de avaliação a ser utilizado nesta aula será o sistema de observação, a fim de verificar o desenvolvimento das habilidades relacionadas à Coordenação Motora Fina e Grossa.
Serão observados os reflexos de movimento, o esquema corporal, o direcionamento de movimentos, a adaptação ao meio, a noção espacial e temporal e a aquisição de habilidades motoras específicas.
Serão aplicados questionários ao final da aula para verificar o nível de compreensão dos alunos.