Plano de Aula: Jogo da memória para Educação Infantil (BNCC)
Saiba como criar um plano de aula sobre o jogo da memória para a educação infantil e aprenda como usá-lo para ensinar conteúdos importantes!
A educação infantil é uma etapa importante e decisiva na formação de um indivíduo, pois é durante essa fase que a criança desenvolve importantes habilidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais. Por isso, é importante que os professores ofereçam atividades variadas e desafiadoras que contribuam para o desenvolvimento infantil.
O jogo da memória é uma atividade que tem grande potencial para estimular e desenvolver habilidades importantes. Por isso, a presente aula visa desenvolver um plano de aula para implementação de um jogo da memória na educação infantil.
O plano de aula será dividido em três etapas: a preparação prévia, que envolve a escolha do tema do jogo e a busca por materiais necessários; a execução propriamente dita, quando o jogo será desenvolvido; e a avaliação das crianças, para que se possa saber se as habilidades desenvolvidas foram realmente adquiridas.
A seguir, será descrito detalhadamente cada uma das etapas do plano de aula e como elas devem ser executadas de forma a maximizar a aprendizagem dos alunos.
Assim, este artigo demonstra como um jogo da memória pode ser implementado na educação infantil e como o ensino dessa atividade pode contribuir para o desenvolvimento das principais habilidades e competências das crianças.
Sumário
Duração
Esta aula terá duração de 45 minutos, com 15 minutos para apresentação do jogo, 15 minutos para desenvolvimento do jogo e 15 minutos para avaliação.
Área do conhecimento
Esta aula está relacionada à área de conhecimento da Educação Infantil.
Unidade temática
O tema desta aula será o jogo da memória, que é um jogo lúdico que desenvolve a capacidade de memorização e raciocínio dos alunos.
Objeto de conhecimento
Os conceitos e processos abordados nesta aula envolvem a memorização de imagens, a associação de conceitos, o raciocínio lógico e a capacidade de concentração.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Ao final desta aula, os alunos deverão ter desenvolvido habilidades como memorização, associação de conceitos, raciocínio lógico e concentração.
Métodos e recursos didáticos
Para desenvolver esta aula, serão utilizados recursos didáticos como cartões, imagens, tabuleiro, etc. O método de ensino será o de explicação e demonstração, seguido de atividades práticas.
Método de avaliação
A avaliação será feita através da observação dos alunos durante o desenvolvimento do jogo, avaliando se eles conseguiram assimilar os conceitos e habilidades abordadas.