Plano de Aula: Sentimentos e emoções para educação infantil (BNCC)
Aprenda a ensinar crianças sobre sentimentos e emoções com este plano de aula para educação infantil. Desenvolva habilidades emocionais fundamentais para o desenvolvimento das crianças.
A educação infantil compreende as primeiras fases do desenvolvimento do ser humano. Nestas fases, é preciso trabalhar a compreensão e a expressão de sentimentos e emoções.
O plano de aula de Sentimentos e Emoções para educação infantil é uma estratégia pedagógica que visa proporcionar às crianças um espaço para que elas possam reconhecer, identificar e expressar os seus sentimentos e emoções.
Neste plano de aula, os objetivos propostos têm por base o desenvolvimento de competências emocionais que serão avaliadas por meio de atividades lúdicas e interativas. Com isso, pretende-se estimular e desenvolver o autoconhecimento e a empatia das crianças.
Nesta abordagem, espera-se que as crianças possam desenvolver a capacidade de lidar com sentimentos e emoções de forma autônoma e segura, além de promover o desenvolvimento de habilidades sociais adequadas.
Para tanto, o plano de aula de Sentimentos e Emoções para educação infantil abordará as principais emoções e sentimentos que as crianças experimentam ao longo de suas vidas, fornecendo informações, sugestões e estratégias para lidar com eles.
Sumário
Duração
O plano de aula terá a duração de 1h30min, sendo 1h de atividade prática e 30min de avaliação. A atividade prática será desenvolvida em grupo, com o auxílio dos professores e dos materiais necessários.
Durante a prática os alunos serão motivados a compartilhar suas experiências e a participar ativamente das atividades propostas. O professor terá papel fundamental na orientação, estímulo e discussão dos conteúdos trabalhados.
No final da atividade, serão destinados 30min para a avaliação, onde os alunos deverão responder questões que abordam os conceitos trabalhados durante a aula.
Área do conhecimento
O plano de aula aborda conteúdos da área de conhecimento da Educação Infantil, mais especificamente os sentimentos e emoções. Os alunos desenvolverão habilidades para identificar sentimentos e emoções, entender sua importância e expressar suas próprias emoções.
A área de conhecimento abordada também inclui o desenvolvimento de habilidades de relacionamento, como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a colaboração. Estas habilidades serão desenvolvidas através de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas e histórias.
O plano de aula também inclui a prática da leitura e da escrita, para que os alunos possam compreender e expressar os sentimentos e emoções de maneira clara.
Unidade temática
A unidade temática do plano de aula será “Sentimentos e Emoções”. O objetivo é que os alunos compreendam os sentimentos e emoções, identifiquem as suas próprias emoções e saibam lidar com elas.
Durante a aula os alunos desenvolverão habilidades para identificar sentimentos e emoções, compreender o que significam e expressar suas próprias emoções de maneira adequada. Eles também compreenderão como os sentimentos e emoções influenciam o comportamento e a interação com os outros.
Além disso, os alunos desenvolverão habilidades de relacionamento como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a colaboração.
Objeto de conhecimento
Durante a aula, os alunos desenvolverão habilidades para identificar e expressar sentimentos e emoções, compreendendo sua importância. Eles aprenderão a diferenciar entre sentimentos e emoções, entender o que significam e quais são as consequências de expressá-las de maneira inadequada.
Os alunos também desenvolverão habilidades de relacionamento, como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a colaboração. Estas habilidades serão trabalhadas durante a aula através de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas e histórias.
Além disso, os alunos praticarão a leitura e a escrita, para que possam compreender e expressar os sentimentos e emoções de maneira clara.
Habilidades que o aluno deve desenvolver
Os alunos desenvolverão habilidades para identificar e expressar sentimentos e emoções, compreendendo sua importância. Eles aprenderão a diferenciar entre sentimentos e emoções, entender o que significam e quais são as consequências de expressá-las de maneira inadequada.
Os alunos também desenvolverão habilidades de relacionamento, como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a colaboração. Estas habilidades serão trabalhadas durante a aula através de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, músicas e histórias.
Além disso, os alunos praticarão a leitura e a escrita, para que possam compreender e expressar os sentimentos e emoções de maneira clara.
Métodos e recursos didáticos
Os recursos didáticos utilizados durante a aula serão jogos, brincadeiras, músicas, histórias, livros e materiais para a prática da leitura e da escrita. Estes materiais serão utilizados para motivar e estimular a participação dos alunos.
Os professores também terão papel fundamental na orientação, estímulo e discussão dos conteúdos trabalhados. Os professores auxiliarão os alunos na compreensão dos conceitos e nos exercícios práticos para o desenvolvimento das habilidades.
Além disso, os alunos terão acesso a materiais online, como vídeos e artigos, para que possam aprofundar seus conhecimentos.
Método de Avaliação
A avaliação será realizada no final da aula, durante 30min. Os alunos responderão questões que abordam os conceitos trabalhados durante a aula.
Esta avaliação será importante para que os professores possam verificar se os alunos conseguiram compreender os conceitos e desenvolver as habilidades necessárias. Além disso, ela servirá como referência para o desenvolvimento de novas aulas.
Os professores também poderão realizar avaliações durante a aula, para que possam acompanhar o desenvolvimento dos alunos e auxiliá-los no caso de dificuldades.